Nossa Galeria Brasileira, localizada no Vicolo Nostro, celebra um ano de sucesso

Uma belíssima mistura do Brasil com a Itália. Eleito o melhor restaurante italiano pelo prêmio Os Melhores da Gastronomia de São Paulo, o restaurante Vicolo Nostro também se tornou um destino para os apreciadores da arte brasileira. Há um ano, a casa inaugurou a Nossa Galeria Brasileira, um espaço permanente de exposição e venda de obras de artistas com curadoria de Silvana Borella Piran, fundadora do restaurante.
A galeria tomou forma por meio do interesse pessoal de Silvana pela arte popular. Colecionadora há mais de 40 anos, ela já percorreu diversas regiões do Brasil para selecionar peças únicas, muitas delas de mestres da arte popular ou de seus herdeiros, que mantêm vivas tradições locais. Silvana possui um olhar atento, afetuoso e quase clínico para garimpar e apostar em artistas antes mesmo de serem premiados. Um exemplo da ótima percepção de Silvana é Aline Angeli, jornalista alagoana que se tornou designer após conhecer as obras de João Carlos Artífice, idealizador da Casa Artífice e filho do grande mestre João das Alagoas. Entre as obras expostas na Galeria Brasileira está a Árvore dos Sonhos, feita em cerâmica, que foi criada em homenagem ao coletivo Nordestesse e representa a fertilidade de ideias reunidas na região. Aline, que hoje atua em Maceió (AL), ganhou recentemente o Prêmio Mitsubishi Motors de Design MADE, na categoria Objetos e Complementos.

FOTO: Daniel Cancini
Um Brasil em cada obra
O acervo da galeria foi construído através das viagens de Silvana em busca de peças autênticas. Entre suas obras preferidas está a Rainha Sertaneja, da artista Zezinha, uma das mais celebradas ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG) e do Brasil. Do sertão paraibano chegam as peças de resistência e poesia da associação quilombola Os Rufinos, de Pombal. Entre elas, destaca-se a Quartinha com bico, criada em colaboração com o designer Rodrigo Lyra, demonstrando como a tradição pode se reinventar sem perder sua essência. “Esse primeiro ano foi apenas a semente. A galeria ainda tem muito a crescer, quero trabalhar com peças que tenham grande significado para mim, mesmo que não sejam as mais vendáveis. O mais importante é que eu goste de tudo o que está aqui dentro”, diz Silvana. O acervo inclui ainda obras de grandes mestres da arte popular brasileira, como as esculturas de madeira de Nino, artesão nascido em Juazeiro do Norte, no Ceará, além das esculturas em cerâmica de Tiago Amorim, que se desenvolveu como artesão em Olinda antes de conquistar o Brasil — e o mundo. De Tracunhaém (PE) chegam as obras da família do Mestre Nuca, mantendo viva uma tradição que passa de geração em geração.

FOTO: Daniel Cancini
Mais do que um espaço expositivo, a Nossa Galeria Brasileira materializa o contato com a arte de maneira sensível e integrada ao estilo do Vicolo. Aberta ao público, independentemente de ser cliente do restaurante, ela funciona como ponto de encontro entre diferentes expressões culturais e tem como proposta democratizar o acesso à arte brasileira. “Mesmo que eu veja que o mercado está indo para algum rumo, eu quero continuar apoiando a arte popular brasileira independente, além de investir em obras que tenham um bom potencial e valor agregado”, ressalta Silvana. Vida longa à boa gastronomia e à arte brasileira.

FOTO: Daniel Cancini
Nossa Galeria Brasileira
Rua das Margaridas, 240, Brooklin – São Paulo
Vicolo Nostro
Rua Jataituba, 29, Brooklin – São Paulo
_________
POR Jennifer Detlinger
FOTOS: Daniel Cancini