Mercedes-Benz EQS SUV redefine o luxo no segmento de utilitários esportivos
A experiência de direção em carros 100% elétricos é sempre surpreendente a cada veículo avaliado pela reportagem da GoWhere. Aqui, na coluna Mobilidade, já experimentamos alguns utilitários elétricos, porém, a sensação que o Mercedes-Benz EQS+ 450 oferece vai além. O cockpit oferece o conforto de uma cabine de um jato executivo, com tecnologia, requinte, luzes direcionais especiais e muita excelência. O modelo 100% elétrico traduz o luxo fora de estrada da marca e conta com características de condução superiores e tecnologias inovadoras, em um interior totalmente versátil, onde até sete passageiros desfrutam do conforto da condução elétrica e do luxo em todos os sentidos.
O EQS 450+ SUV, versão escolhida para o mercado brasileiro, compartilha sua longa distância entre eixos (3.210 milímetros) com o EQS Sedan – lançado no Brasil em julho de 2022. O novo SUV elétrico é mais alto em mais de 20 cm em relação ao sedan. As dimensões internas se beneficiam dessas generosas medidas de SUV e das vantagens do design específico adaptado à plataforma elétrica. A segunda fileira de bancos possui ajustes eletricamente. Até quatro bolsas de golfe cabem no porta-malas. Uma terceira fileira de bancos com dois assentos individuais adicionais fazem parte do equipamento de série do modelo.
O EQS SUV possui um trem de força elétrico (eATS) no eixo traseiro – utiliza um motor síncrono de excitação permanente (PSM). Entre as vantagens desse sistema podemos destacar a alta densidade de potência, alta eficiência e alta constância de potência. O EQS 450+ SUV é equipado com uma bateria de 108,4 KW de capacidade, o que gera uma autonomia de até 411 km (INMETRO) com uma única carga – podendo ser recarregado em estações de até 11 KW (CA) ou 200 KW (CC).
Com o EQS SUV, a Mercedes-Benz deu um grande passo em direção à mobilidade totalmente elétrica, se aproximando da realização do Ambition 2039. O modelo é produzido de maneira neutra em termos de CO2 e oferece soluções reais para mobilidade totalmente elétrica, conservação inteligente de recursos durante a produção e uma economia circular responsável.
O modelo possui também o sistema DYNAMIC SELECT com os modos de condução ECO, CONFORT, SPORT e INDIVIDUAL. Além disso, o eixo traseiro direcional, com um ângulo de até 10 graus, proporciona muita manobrabilidade na cidade e agilidade em terrenos acidentados.
Assim como todos os demais automóveis da Mercedes-Benz, o EQS SUV possui uma cabine de passageiros rígida, zonas de deformação especiais e sistemas de retenção sofisticados. O EQS SUV é capaz de detectar se os assentos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro na parte de trás não estiver usando o cinto de segurança, o condutor recebe um aviso específico no quadro de instrumentos. Outra novidade na Mercedes-Benz é o que se chama de lembrete de presença do ocupante na parte traseira.
O grande destaque do interior é o MBUX Hyperscreen. Essa tela grande e curva abrange quase de uma coluna A à outra. As três telas OLED (condutor e passageiro de 12,3’ e central de 17,7’) se fundem visualmente. O display para o passageiro da frente proporciona a eles sua própria área de exibição e controle. O passageiro da frente também pode assistir a conteúdo dinâmico enquanto o veículo está em movimento. Isso porque a Mercedes-Benz utiliza a lógica de bloqueio inteligente baseada em câmera: se a câmera detectar que o condutor está olhando para o display do passageiro, o sistema automaticamente diminui o brilho desse conteúdo.
O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio no EQS SUV a um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.
A produção do novo automóvel é feita na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA).
Preço público sugerido de R$ 998.900,00*
_________
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação/©Mercedes-Benz AG
*Preço pesquisado em Novembro/2024