Mercedes-AMG CLA 45 S 4matic combina desempenho das pistas com o design dos esportivos
Depois de algum período sem testar veículos da Mercedes-Benz, a reportagem de Go Where Lifestyle, por meio da coluna de mobilidade, voltou a avaliar um automóvel da montadora alemã. O modelo estado foi o Mercedes-AMG CLA 45 S 4matic, um carro com uma pegada esportiva bem agressiva, que entrega 421 cavalos de potência, além de design, alta performance e conforto. Este esportivo chegou ao Brasil com o modelo Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e a marca passa a contar com 24 modelos esportivos, sendo o mais amplo do segmento no País.
Seja oferecendo mais design em um compacto ou mais espaço interno em um coupé, os carros são ideias para os apaixonados pela esportividade da marca que transitam entre o universo urbano no dia a dia, mas que não abrem mão de da possibilidade e de acelerar nas pistas.
FOTO: Divulgação
Design exterior: traços AMG ainda mais fortes
Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ são facilmente identificados como membros da família de esportivos da marca por onde passam. Proporcionando mais esportividade e design moderno, eles garantem ainda mais destaque nas ruas que seus antecessores. O exterior de ambos os modelos transmite os traços únicos da marca. Pela primeira vez, a família de compactos agora também apresenta a grade do radiador específica da AMG, como um símbolo claro da associação à família de alta performance. Ao mesmo tempo, o conhecido “cara de tubarão”, os faróis finos alongados com contornos profundos e o capô plano trazem a impressão de uma dianteira extremamente dinâmica. A presença imponente dos dois modelos AMG também é acentuada pelos parachoques dianteiros mais largos, com alargamento da caixa de rodas. Isso cria espaço para um eixo dianteiro mais amplo e reforça a aparência atlética.
Detalhes individuais e únicos
A dianteira dos novos esportivos carrega características únicas que garantem a exclusividade na aparência de cada modelo. O Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ apresenta um design de asa mais largo, aletas horizontais nas entradas de ar externas e sua entrada de ar inferior alongada enfatizam a impressão de largura. Já o Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ carrega uma aparência ainda mais expressiva com suas entradas de ar externas tipo jato, evidenciando sua estreita relação familiar com o Coupé de 4 portas AMG GT. O divisor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais à frente das rodas dianteiras, o que otimiza o fluxo de ar e melhora o desempenho aerodinâmico do modelo. Visto de lado, as saias laterais mais largas da AMG abaixam visualmente os dois novos esportivos compactos, de modo que parecem abraçar a estrada mais de perto. Os espelhos externos são montados na porta, reforçando a aparência dos cupês e dos esportivos Mercedes-AMG. Isso não apenas garante um aspecto mais esportivo aos modelos, mas também melhora a aerodinâmica e performance. As rodas AMG 19’’ (255/35 R19) pintadas em preto fosco com raios cruzados são forjadas, contribuindo assim para a diminuição de peso e melhorando a performance nas pistas.
Tubos de escape duplos para alta performance
A vista traseira dos novos membros da família AMG é caracterizada por dois tubos de escape duplos redondos que trazem mais esportividade e robustez aos modelos. A impressão de largura na parte traseira é enfatizada ainda mais pelos finos conjuntos de luzes traseiras de duas peças. O difusor com quatro aletas verticais, presente no Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+, contribui para um melhor desempenho aerodinâmico. No modelo Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ esse conjunto é composto por quatro aletas individuais, que auxiliam no melhor desempenho dos veículos durante o uso.
Design de motor que carrega detalhes inteligentes
O novo motor presente nos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ não só mantém a excelência da sua linha como passa a contar com vários recursos de design inteligente. Ao contrário das versões anteriores, o novo motor é girado em torno de seu eixo vertical em 180 graus. Isso significa que o turbocompressor e o coletor de escape agora estão posicionados na parte traseira do motor, quando vistos por trás. O sistema de admissão é, portanto, posicionado na frente. Essa configuração permite o design mais plano possível, movendo a posição do motor mais para baixo, melhorando a aerodinâmica da seção frontal. Além disso, o novo arranjo permite dutos de ar amplamente melhorados, com distâncias mais curtas e menos desvios, tanto no lado da entrada como do escape, melhorando a resposta ao pisar no acelerador.
AMG Performance 4MATIC + tração integral com AMG TORQUE CONTROL
A experiência de condução extremamente dinâmica em uma dimensão completamente nova é amplamente auxiliada pela tração integral totalmente variável trazida, nos novos modelos, como padrão. O segredo é o AMG TORQUE CONTROL no novo eixo traseiro: possui duas embreagens multidiscos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Desta forma, a potência de tração não só pode ser completamente distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. Isso significa que, dependendo do modo de condução e da situação, o torque de tração pode ser distribuído separadamente nas duas rodas traseiras. O resultado é uma tração sempre consistente, mesmo em condições adversas de estradas e durante manobras em curvas extremas, por exemplo, em pistas de corrida. Além disso, esta novidade permite o modo Drift, que proporciona ainda mais emoção ao dirigir, fazendo com que o motorista tenha a sensação de estar dirigindo um veículo com tração traseira. Os seis modos de condução AMG DYNAMIC SELECT “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, “Individual” e “RACE” permitem uma ampla variedade de características do veículo, de confortável a dinâmico.
Como recurso dos modos de condução AMG DYNAMIC SELECT, os novos modelos com motorização 45 estão equipados com o AMG DYNAMICS. Esse controle integrado de dinâmica de veículo estende as funções estabilizadoras do ESP® com intervenção para aumentar a agilidade no controle em todas as rodas, nas características de direção e nas funções adicionais do ESP®. Ao fazer curvas em velocidade, por exemplo, uma breve intervenção de frenagem na roda traseira interna gera um movimento de guinada definido em torno do eixo vertical para uma entrada precisa e responsiva na curva.
Interior: relação íntima entre homem e máquina
Mantendo seu com compromisso com a esportividade e com a tecnologia, encontrada no sistema de infotainment MBUX, o interior dos novos modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ apresenta alta qualidade e cria uma conexão pessoal e íntima entre homem e máquina. O condutor e o passageiro da frente ocupam posições ativas em assentos esportivos com contornos e com apoio lateral firme. O estofamento padrão, como uma combinação de ARTICO preto e microfibra DINAMICA (material usado na Fórmula 1 para aumentar a aderência), é atemporal e cria destaques típicos da AMG com costura dupla em vermelho. O esquema de cores é ecoado pelos cintos de segurança vermelhos designo e as saídas de ar cromadas com um anel vermelho.
Sistema de infotainment MBUX: com displays específicos para AMG
A combinação de design esportivo e detalhes sofisticados também é percebida no sistema de informação e entretenimento MBUX com seu inovador conceito de operação e exibição. O MBUX cria uma conexão ainda mais próxima entre o veículo, condutor e passageiros. Apresentações emocionalmente atraentes sublinham a estrutura de controle clara e apresentam gráficos 3D brilhantes de resolução máxima. Visualmente, as duas telas sob uma tampa de vidro compartilhada se misturam ao cockpit widescreen e, como elemento central, enfatizam a orientação horizontal do design de interiores. O cliente pode escolher entre os três estilos de exibição AMG “Classic”, “Sport” e “Supersport” para o painel de instrumentos. O modo “Supersport” é particularmente impressionante com um conta-giros central e redondo e informações adicionais apresentadas na forma de barras à esquerda e à direita do conta-giros: com uma perspectiva tridimensional que alcançam um fundo artificial no horizonte.
Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ podem ser encontrados em toda rede de concessionários do Brasil com preços sugeridos de R$ 574.900*, e R$ 593.900*, respectivamente.
_____________
POR Aroldo Oliveira
FOTOS: Divulgação
* Preços pesquisados em Janeiro/2023