Marcelo Medici comemora 35 anos de carreira com o espetáculo Dona Lola

Marcelo Médici está de volta aos palcos paulistanos com Dona Lola, seu novo espetáculo solo que ficará em cartaz até 26 de julho no Teatro Sabesp Frei Caneca. A peça, escrita e protagonizada pelo ator, é uma comédia que mergulha nas relações de amizade, nas memórias afetivas e no poder do humor para atravessar o tempo.
Apesar de marcar seus 35 anos de carreira, Médici afirma que a estreia não surgiu como uma celebração dessa trajetória. “Não pensei na comemoração dos 35 anos de carreira, mas no final do ano passado decidi que gostaria de fazer um novo solo, com essa personagem específica, e começou a gincana de ensaiar, criar e produzir”, conta ele, que encara o desafio sem patrocínio.
Na trama, Dona Lola é uma senhora que viraliza nas redes sociais graças a vídeos postados pela neta. Animada com o sucesso repentino e incentivada pelas amigas, ela decide se apresentar no teatro – mesmo sem ser atriz, sem espetáculo pronto e sem saber exatamente o que vai dizer. O que era para ser uma noite de consagração acaba se tornando um desabafo hilário quando as amigas não aparecem na plateia, e Lola decide escancarar as histórias (e segredos!) de cada uma delas.

FOTO: Divulgação/Jairo Goldflus
O texto, embora fictício, é permeado por lembranças reais. O nome da personagem é uma homenagem à avó do ator, sugestão do diretor e coautor Ricardo Rathsam.
“A partir disso, ficou meio impossível não lembrar de algumas passagens reais de muitas mulheres incríveis que conheci, incluindo minha avó, claro”, revela Médici. Inclusive, os nomes das amigas de Dona Lola foram inspirados nas irmãs da avó, figuras muito presentes na sua infância.
O mote principal da peça é a amizade — com tudo que ela carrega: gratidão, expectativa, fidelidade, frustração e perdão. “Será que quando amadurecemos ficamos mais capazes de perdoar um amigo que nos decepciona?”, provoca o ator. Com seu estilo já conhecido de humor inteligente e afiado, ele costura temas como etarismo, redes sociais e relações familiares com leveza e crítica bem dosadas.

FOTO: Divulgação/Jairo Goldflus
A direção é assinada por Ricardo Rathsam, com quem Médici mantém uma parceria de mais de duas décadas. “O olhar do Ricardo foi fundamental. Tivemos muitas risadas e algumas tretas – teatro é sempre sanguíneo – mas as risadas sempre vencem”, diz. Além da colaboração com Rathsam, o espetáculo conta com a direção de arte de Mira Haar e produção de Thati Manzan. Para Médici, a missão principal é contar uma boa história. “Mesmo que a intenção seja criar uma comédia, o mais importante é contar aquela história. Rir ou se emocionar é com o público. Teatro é misterioso, e é esse imenso risco que nos move.”
Dona Lola
Até 26 de julho
Sábados às 20h
Teatro Sabesp Frei Caneca
Shopping Frei Caneca- R. Frei Caneca, 569 – Consolação
Ingressos em https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/marcelo-medici-em-dona-lola-14718
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Divulgação/Jairo Goldflus