Marcelo Felmanas fala como é trabalhar com arte e decoração no Brasil
Marcelo Felmanas, sócio-fundador da 6F Decorações, é expert em aguçar os sentidos do bom gosto por meio da arte e do design.
A arte está em seu DNA. Como foi conviver desde a infância com esse universo?
Eu cresci envolto na atmosfera única da arte, imerso no universo vibrante e cultural que os meus pais cultivaram através da galeria ProArte. Desde cedo, aprendi a valorizar o poder da expressão artística e a observar as sutilezas que compõem uma obra, desenvolvendo um olhar apurado que moldou a minha trajetória na curadoria de objetos para o design de interiores. Com a herança sensível e criteriosa dos meus pais, eu procuro trazer peças que vão além da estética – minha visão é influenciada por um compromisso de ajudar os arquitetos e designers a criarem ambientes que dialoguem com a alma de quem os habita. A influência da arte na minha vida tornou-se o pilar que sustenta essa curadoria refinada, onde cada peça/coleção é pensada para despertar sensações e provocar uma experiência visual e emocional autêntica.
Você é formado em administração de empresas, mas se engajou no universo dos negócios de arte e design focados no luxo. O que esse business trouxe para você ao longo da vida?
Ao longo dos anos, estar envolvido com o universo dos negócios de arte e design de luxo se mostrou uma jornada de imenso aprendizado e satisfação para mim. A princípio, minha formação em administração de empresas me deu uma base sólida para entender a complexidade e a dinâmica de mercado, mas foi o contato com a arte e o design que trouxe a verdadeira profundidade à minha trajetória. Esse mercado exige um olhar apurado para além dos números – é preciso sensibilidade para compreender o que é relevante, o que emociona, o que inspira.
O que aprendeu nesse tempo todo de mais importante?
Hoje, eu me sinto realizado com o meu trabalho. Com todas as vivências e experiências dos últimos 30 anos, me considero um ótimo vendedor do mercado de luxo. Aprendi que o verdadeiro luxo está na qualidade das relações, no respeito à criação e na busca constante pela inovação sem perder o compromisso com o que é essencial. Em resumo, esse business não só aprimorou minhas habilidades profissionais, mas também moldou meu olhar sobre o mundo.
Você tem história com a marca Fabergé, famosa pelos ovos valiosos criados por Peter Carl Fabergé para o czar russo Alexandre III, no final do século 19. Queremos detalhes…
A Fabergé é uma joalheria francesa que se consagrou na Rússia, no final do século XIX e início do século XX, nascida da criatividade do joalheiro russo Peter Carl Fabergé e da demanda por presentes excepcionais na corte russa. Tudo começou em 1885, quando o czar Alexandre III encomendou a criação de um ovo de Páscoa como um presente especial para sua esposa, a czarina Maria Feodorovna. O primeiro, chamado “Ovo da Galinha”, parecia um ovo esmaltado simples, mas, ao ser aberto, revelava uma gema dourada, que, por sua vez, abria-se para mostrar uma galinha de ouro, e, dentro dela, ainda mais surpresas. Esse ovo encantou tanto a czarina que Alexandre III decidiu torná-lo uma tradição anual, dando a Fabergé carta branca para criar essas peças de arte. Anualmente, eles produziam um Ovo de Ouro e pedras preciosas para o Czar da Rússia presentear a sua esposa. Com a morte do Czar, seu filho passou a encomendar duas peças. Uma para presentear a mãe e outro para dar à sua esposa. Essa tradição se manteve até a Revolução Soviética. No total, foram feitos 44 Ovos. Sete deles estão desaparecidos até hoje e outros 37 foram adquiridos por colecionadores privados e estão espalhados por museus da Europa e EUA, sendo que a maior coleção de Ovos pertence à Família Real Inglesa.
E você teve acesso a esta coleção?
Décadas depois, a neta de Carl Fabergé resgatou a tradição familiar ao lançar uma coleção de ovos de porcelana e cristal. Essa série especial, inspirada nos Ovos Imperiais, foi destinada a colecionadores de luxo e produzida em edição limitada. A 6F Decorações tornou-se, em 1996, distribuidora exclusiva da Fabergé.
Quanto custa hoje um ovo Fabergé, você tem alguns na sua coleção?
Os Ovos Imperiais são raríssimos e avaliados em vários milhões de dólares. Os Ovos Fabergé que a 6F vendia já se esgotaram, mas, ocasionalmente, podem ser encontrados em algum Leilão ou antiquário. Eu ainda tenho alguns Ovos que, para minha alegria, guardei como lembrança. Eles são lindos e me acompanham pelas casas que já morei.
Como são suas viagens ao redor do mundo para garimpar mobiliário, objetos e outros itens para seu acervo?
Viajo dez vezes ao ano em busca de novos produtos para a 6F ou em busca de ideias e referências para desenvolvermos novas coleções. Cada destino é uma oportunidade para explorar mercados e feiras internacionais, além de antiquários e oficinas artesanais, onde descubro itens que carregam histórias e estilos variados. Hoje, nossos principais fornecedores estão na Itália, França e Alemanha, mas também temos negócios com os mercados asiáticos. Essas viagens não são apenas para aquisição, mas também uma forma de cultivar conexões e criar um acervo que traduz a essência do luxo e da autenticidade. Assim, cada objeto que trago tem um propósito dentro da minha curadoria: valorizar o que é único e atemporal, enriquecendo projetos com elementos de diferentes culturas e épocas.
O que de mais inusitado e caro você trouxe em uma dessas viagens?
Eu tenho o costume de comprar um presente para a minha casa em todas minhas viagens. Pode ser uma toalha de mesa, uma garrafa antiga que achei em uma feirinha, um tapete que vi sendo produzido e tantas outras peças que hoje estão espalhadas pela minha casa. Mas na maior parte das viagens, estou buscando produtos para o acervo da 6F. Uma vez, trouxe como bagagem de mão uma poltrona em um tecido feito à mão na Índia que não passava pela porta do avião de tão grande. Mas deu tudo certo.
Nos fale sobre uma experiência de viagem que foi um marco zero para você nessas rotas que costuma fazer?
Não dá para esquecer a primeira vez que fui para a China e a primeira vez que fui à Índia. Foram experiências únicas que me deram certeza sobre o que eu gostaria de fazer e trabalhar. Já faz 25 anos desde a primeira vez que estive na China e, a cada ano, encontro ela diferente, com novos produtos. Um lugar apaixonante.
Trabalhar com arte e decoração no Brasil é lucrativo? Quanto a 6F fatura por ano?
Temos crescido em torno de 20% ao ano e a nossa expectativa é chegar aos próximos dois anos, ou seja, até final de 2026, com um faturamento de R$50 milhões. Mais do que aumentarmos o faturamento, queremos consolidar o propósito da nossa empresa, que é ser referência no setor de decoração de luxo.
Quais as empresas que você representa com exclusividade no Brasil e qual a que tem mais procura?
A 6F representa, com exclusividade no mercado brasileiro, três das marcas mais tradicionais de porcelana do mundo: a alemã Rosenthal, a Raynaud de Limoges, uma das mais prestigiadas marcas de mesa posta francesa, e a italiana Ginori 1735, com licença para importar os itens das marcas e fornecer para as principais lojas de decoração do País. Recentemente, também passamos a representar a italiana Bitossi Home, além da Aquazzura Home, braço de decoração de uma das mais inovadoras grifes de sapatos de luxo do mercado mundial. Uma das marcas que posso destacar é a Rosenthal, que traz a qualidade da porcelana alemã, aliada à tradição secular e seus designers. Além das suas peças, eles chamam atenção por produzir coleções de porcelana para a Swarovski e para a Versace, que fazem muito sucesso por aqui.
Você é colecionador de algum item?
Você é colecionador de algum item? Acho que posso dizer sim, que sou um colecionador. Eu tenho diversos produtos diferentes e gosto muito de arte contemporânea, mas também amo as obras dos artistas modernistas.
Qual é o objeto ou obra de arte que ainda não conseguiu encontrar ou comprar?
Minha próxima aquisição será uma “Fachada” do Alfredo Volpi. Amo!
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POR: Aroldo de Oliveira
FOTOS: Divulgação e Divulgação 6F/ Douglas Daniel