João Lucas encara o desafio de interpretar Percy Jackson em espetáculo musical
Interpretar um personagem que já existe no imaginário de milhões de pessoas é, por si só, um desafio. Quando esse personagem é Percy Jackson, conhecido pelos livros de Rick Riordan, pelos filmes e pela série da Disney+, a responsabilidade é ainda maior. É justamente nesse universo que o ator e cantor João Lucas mergulha para protagonizar Percy Jackson – O Ladrão de Raios: O Musical, que chega aos palcos do Teatro Liberdade, em São Paulo, no dia 10 de outubro.
A montagem marca a primeira produção autorizada do musical na América Latina e adapta para o teatro a história do primeiro livro da saga. No espetáculo, Percy é um adolescente que descobre ser filho de Poseidon e se vê envolvido em uma missão que pode impedir uma guerra entre os deuses do Olimpo. Entre mitologia grega, aventura, humor e música, a jornada também passa por questões bastante humanas, como pertencimento, amizade e descoberta da própria identidade.
Para João Lucas, que sempre teve curiosidade pelo teatro musical, a oportunidade representa a possibilidade de reunir diferentes áreas de sua formação em um mesmo trabalho. “No musical, você não consegue separar totalmente o ator do cantor e do intérprete. Tudo precisa estar conectado”.

FOTO: Divulgação/ Marcos Mesquita
A preparação para assumir o protagonista começou ainda no processo de seleção. Conhecedor do tamanho da franquia e de sua comunidade de fãs, João conta que as audições foram intensas e exigiram atenção a diferentes habilidades. Em vez de pensar apenas na dimensão da oportunidade, ele preferiu se concentrar nas cenas e na maneira como poderia interpretar o personagem. Mas o desafio continuou durante os ensaios. “No musical, você está cantando, atuando, se movimentando e contando uma história ao mesmo tempo”, afirma. Para ele, encontrar o equilíbrio entre essas linguagens é essencial para que a música não se torne apenas uma apresentação à parte, mas faça parte da própria narrativa.
Um novo Percy
João também precisou encontrar seu próprio caminho para interpretar um personagem que já ganhou diferentes versões. Ele assistiu aos filmes e à série, além de conhecer outras interpretações de Percy, mas optou por não reproduzir nenhum desses trabalhos.
“Cada adaptação tem uma linguagem própria. O musical também tem a sua identidade, principalmente porque existe uma trilha muito forte e uma dinâmica de palco específica”.
O ponto de partida foi o próprio texto do musical, acompanhado das músicas e do trabalho desenvolvido com a equipe. A intenção era preservar características essenciais do personagem sem transformar a atuação em uma cópia das versões anteriores. Entre as características que João fez questão de manter está o humor, marca registrada de Percy nos livros.

FOTO: Divulgação/ Marcos Mesquita
O ator também se identifica com a trajetória do personagem, especialmente com a sensação de entrar em um universo desconhecido e precisar descobrir suas forças, fragilidades e o lugar que ocupa, tudo ao mesmo tempo. “Eu também já precisei entrar em situações desconhecidas, assumir responsabilidades e descobrir coisas sobre mim enquanto fazia”. Essa identificação ajuda a explicar a maneira como o ator enxerga o protagonista. Se tivesse que defini-lo em três palavras, escolheria “curioso, leal e corajoso”, características que aparecem justamente ao longo da jornada de Percy.
Uma aventura em tamanho de superprodução
No palco, a história ganha uma dimensão diferente daquela encontrada nas páginas dos livros. A produção brasileira reúne 18 atores como Fernando Caruso e Caio Paduan , 60 figurinos e 15 perucas, além de mais de três toneladas de cenário. A montagem também aposta em recursos técnicos para transportar o público para o universo mitológico da história. Entre eles estão um centauro animatrônico criado e operado ao vivo, efeitos de ilusionismo desenvolvidos especialmente para o espetáculo e um sistema de projeção com 60 mil lumens de potência visual.
A dimensão da produção acompanha a trajetória internacional do musical. Percy Jackson – O Ladrão de Raios estreou nos Estados Unidos em 2014, em uma produção off-Broadway, antes de ganhar uma montagem na Broadway em 2017. A produção foi indicada ao Drama Desk Award e, em 2024, chegou ao West End, em Londres. Atualmente, o espetáculo segue em turnê internacional.
No Brasil, a expectativa também é grande. A franquia ganhou novos públicos com a série do Disney+, enquanto o país se consolidou como uma das maiores bases de fãs de Percy Jackson no mundo. Para João, entretanto, o espetáculo não foi pensado apenas para quem já conhece a saga. “A história funciona por si só e o musical apresenta esse universo de uma maneira muito acessível”, afirma.

FOTO: Divulgação/ Marcos Mesquita
Amizade no centro da história
Além da jornada individual de Percy, a relação com Annabeth Chase e Grover Underwood ocupa um papel central na montagem. Interpretados por Marianna Alexandre e Thales Cesar, respectivamente, os dois acompanham o protagonista em sua missão e ajudam a construir o lado mais afetivo da aventura. Para João, a amizade entre os três é fundamental para que o público embarque na história. “Percy, Annabeth e Grover são praticamente o coração dessa história. A amizade deles precisa parecer verdadeira para que o público embarque na aventura.”
O ator também destaca o caráter coletivo do trabalho. No palco, a aventura pode parecer centrada no protagonista, mas a construção do espetáculo envolve elenco, direção, coreografia, música, cenografia e toda a equipe técnica. Nos ensaios, a própria quantidade de elementos que precisam estar sincronizados já rende situações curiosas. “Você está concentrado em uma cena, tentando lembrar uma música, uma marcação, uma coreografia e ainda precisa pensar no personagem”.

FOTO: Divulgação/ Marcos Mesquita
É essa combinação de elementos que João espera que o público perceba quando as cortinas se abrirem. Para os fãs, a promessa é reconhecer personagens e situações familiares, mas também descobrir uma nova maneira de experimentar a história.
“Quero que eles reconheçam o Percy que conhecem, mas também se surpreendam com a maneira como essa história funciona no palco. E, principalmente, que saiam do teatro sentindo que fizeram parte daquela aventura.”
Percy Jackson – O Ladrão de Raios: O Musical fica em cartaz até 15 de novembro, no Teatro Liberdade. Além de João Lucas, o elenco conta com Marianna Alexandre como Annabeth Chase, Thales Cesar com Grover, Fernando Caruso como Sr. D, Caio Paduan como Poseidon, Nicole Luz como Clarisse La Rue, Rodrigo Filgueiras como Luke Castellan e Analu Pimenta como Sally Jackson.

FOTO: Divulgação/ Marcos Mesquita
Percy Jackson – O Ladrão de Raios: O Musical
Até 15 de novembro
Teatro Liberdade
Rua São Joaquim n.º129 – Liberdade
Quinta e Sexta às 20h, Sábado às 16h e 20h30, Domingo às 15h e 19h30
Ingressos em https://bileto.sympla.com.br/event/114114/d/353729
_________
POR Beatriz Freitas
FOTOS: Divulgação/ Marcos Mesquita

