Invista em uma boa noite de sono e mantenha alguns problemas estéticos bem longe
Sono da beleza. Aposto que você já ouviu essa expressão e se perguntou se ela é realmente verdadeira. A resposta é “sim”, uma boa noite de sono consegue interferir positivamente no nosso visual, pois é durante esse período que nosso organismo se recupera do desgaste sofrido ao longo do dia, as células se renovam e os radicais livres são eliminados. Por isso que as pessoas que estão sofrendo com insônia durante a quarentena estão notando no espelho os efeitos das noites mal dormidas, como olheiras, acne, queda de cabelo e ganho de peso.
Segundo a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é comum o aparecimento de problemas de pele e até mesmo a aceleração do envelhecimento por conta de problemas como a insônia ou má qualidade do sono. “Além das características genéticas, as olheiras também podem surgir por maus hábitos, de sono principalmente. Como a queda capilar pode estar relacionada também ao estresse, e a insônia pode ser uma consequência disso, esse problema também pode acontecer. Também por causa do sono, estresse e fadiga crônica, existe o comprometimento das glândulas seborreicas, o que resulta em acne e caspa”, afirma a Dra. Claudia.
De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a restrição de sono por si só pode ser responsável por desencadear episódios de compulsão alimentar. “E em muitos casos, as pessoas compulsivas aproveitam as horas de insônia para consumir grandes quantidades de alimentos, o que agrava muito a situação”, afirma a médica.
Prepare-se para dormir bem
Alguns hábitos do dia a dia podem estar contribuindo com sua insônia, como consumir alimentos pesados à noite, que resultam em refluxo gastroesofágico, azia, dor epigástrica e desconforto abdominal, interferindo na liberação de neurotransmissores e hormônios ligados ao ritmo circadiano. “A longo prazo, se a pessoa tem o hábito frequente de fazer grandes refeições antes de deitar, as consequências são doenças como dislipidemia, obesidade e síndrome metabólica”, afirma a Dra. Marcella Garcez. Os chás calmantes, como o de camomila, podem ser uma boa alternativa para tomar antes de ir para a cama. “A camomila conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante no sistema nervoso e ajuda a dormir. E tem o flavonoide apigenina, que se liga aos receptores cerebrais, reduzindo a ansiedade. Mas o chá não é indicado para gestantes por causa da possibilidade de estimular as contrações uterinas e elevar o risco de abortamento. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar a bebida”, afirma a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.
Ficar com a televisão ligada até adormecer e ficar na internet por muito tempo à noite também pode interferir negativamente na qualidade do sono. “Esses dispositivos também emitem luz azul, e é essa luz que diz ao nosso cérebro para acordar e estar alerta pela manhã. Para dormir bem, fique longe de aparelhos como celulares, computadores e TV antes de se deitar”, diz a médica Ana Carolina Lúcio Pereira.
Apostar em um banho relaxante, seguido de um momento beauté, com direito à aplicação de hidratante corporal e facial, pode ajudar a desacelerar a mente e preparar nosso corpo para a noite.
Da Redação
Foto: Adobe Stock