Helena Lunardelli conquista seus quase 700 mil seguidores com estilo e charme
Há 16 anos, Helena Lunardelli divide seu dia a dia com sua sofisticada audiência, que procura nela inspirações de beleza, moda e lifestyle. Curiosa por natureza, compartilha as descobertas que faz de maneira descontraída e refinada. No Instagram, ela aborda temas como moda, beleza e comportamento e conta com quase 700 mil seguidores bem engajados, que acompanham seu dia a dia e comprovam a credibilidade que ela tem.
Helena Lunardelli foi uma das primeiras a se aventurar no universo das redes sociais no País, e se mantém há 16 anos neste pelotão de elite, entre as influenciadoras consideradas mais engajadas no nicho luxo e lifestyle. Depois de se graduar em arquitetura e artes, a paulistana trabalhou no setor de criação de uma agência de conteúdo. Para Helena, muito além de mostrar as novidades, ou contar sobre um produto novo que usou, os conteúdos que compartilha revelam sua vida, seu dia a dia, suas escolhas e descobertas. “As pessoas se identificam, são momentos da nossa vida que elas vão acompanhando”, revela. Hoje, casada com Eduardo Azevedo, ela se divide entre a casa, os cuidados com a filha Alice, os “doguinhos” (que, aliás, foram o hit do ensaio fotográfico exclusivo, na casa dela, realizado pela GoWhere)e a rotina de trabalho como influenciadora e embaixadora de marcas importantes, além das muitas viagens que realiza para as semanas de moda internacionais, eventos e coberturas exclusivas que faz para seu perfil. No leve bate-papo com a reportagem, ela fala de forma muito elegante de temas que fazem parte da sua vida.
“Para eu fechar com uma marca tem que ter muito a ver com o meu estilo de vida, porque é isso que funciona pra mim, pra marca e pra audiência”
Natural e orgânico
O trabalho começou de maneira superorgânica, sem querer mesmo. Tinha pouca gente fazendo. Comecei como uma brincadeira, justamente por gostar muito do mundo da beleza – mais do que de moda naquele momento –, bem-estar, wellness e por sempre pesquisar sobre isso. Uma amiga fez um blog e me chamou pra escrever, achei divertido, para as amigas lerem, sabe? E aí as amigas começaram a ler, as amigas das amigas, as amigas das amigas das amigas das amigas (risos). Quando a gente viu estava com um blog que, na época, era um dos mais famosos. Depois de seis meses, conquistamos o primeiro anunciante. Hoje é uma profissão que mudou muito. A gente não fazia campanha como hoje e o influenciador agora transita por muitos papéis – e que bom que a mudança foi para melhor.
“A gente está caminhando junto com a moda internacional, porém com esse perfume do Brasil, com essa bossa que só a gente tem”
Virada de chave
As realizações acontecem quando damos retorno para os clientes e para a audiência. Por exemplo, acho que a minha primeira capa de revista foi uma conquista, ou um contrato que fiz com a Omega, uma marca importante, que me marcou porque foi bem na época das Olimpíadas no Brasil, e a Omega estava muito forte trabalhando aquele momento com o público brasileiro. É uma marca querida para mim desde aquela época e me proporcionou coisas incríveis, viagens maravilhosas, encontros com pessoas formidáveis.
Audiência madura
Comecei bem novinha, acho que com 22 anos. É legal ver também o público amadurecendo junto comigo, pessoas que me seguem nesses 16 anos…Quando fiquei grávida, quando tive filho, me separei, aí casei de novo, aí monta casa, e tal, agora com filha adolescente… e o público acompanhando tudo. É legal ter essa audiência que me acompanha e que vai evoluindo junto comigo.
Filtro na vida real
Para eu fechar com uma marca tem que ter muito a ver com o meu estilo de vida, porque é isso que funciona pra mim, pra marca e pra audiência. Se fugir muito do que combina comigo não funciona, acaba não dando o retorno pra marca e sendo uma situação que vai contra até meus princípios.
Traveling lifestyle
Eu reduzi as viagens de trabalho, principalmente depois que eu casei, e agora faço mais viagens para as semanas de moda, normalmente duas a três por ano. Minhas viagens de lazer acabam sendo de trabalho também, porque todos os meus parceiros anuais eu uso no meu dia a dia, e acabo levando pra essas viagens pra inserir eles num contexto diferente. Nessas ocasiões descobrimos coisas novas e o meu trabalho depende muito dessa informação que chega, da novidade, então é filtrar tudo que eu vejo, e passar pra audiência.
Beleza Pura
No mercado de beleza, antes, falava-se que só os produtos internacionais que eram bons. E isso é totalmente uma inverdade hoje em dia. Mudou bastante mesmo. Tanto em matéria-prima, tecnologia, pesquisa, quanto de tendência mesmo. A gente está alinhado com o que está sendo feito lá fora, só que de uma maneira única, muito bacana. Que bom.
Moda brasileira
A moda brasileira vem ganhando cada vez mais espaço. Espaço geral, para os consumidores, e internacionalmente. Acho que a gente tem cada vez mais uso dos materiais de uma forma excelente, de uma forma incrível. Mesmo o conceito de moda, eu acho que vem mudando. A gente está caminhando junto com a moda internacional, porém com esse perfume do Brasil, com essa bossa que só a gente tem. E trazendo as matérias-primas que o Brasil tem. A matéria-prima brasileira é incrível e ia tudo para fora. Era tudo muito exportado e que bom que as marcas brasileiras estão revertendo isso e estão com mais qualidade, com mais informação.
Healthy Lifestyle
Treino desde sempre, também regulo bem a alimentação, mas não sou musa fitness, não sou neurótica com isso. Gosto de comer de tudo, mas presto atenção. É uma rotina de mãe, né, dona de casa, mas que também trabalha. Tenho uma filha e três enteados, eles moram comigo. Aí mesclo com os momentos de glamour, que são as atrações da semana de moda, de shooting com toda a minha rotina.
Meus restaurantes preferidos
Aqui em São Paulo eu tenho um problema gravíssimo, que eu sempre vou nos mesmos restaurantes. Eu sou fiel ao Kosushi, que eu amo né, como restaurante japonês. Gero, que a gente também vai muito, e Parigi.
Destinos pelo mundo
Maldivas, pra mim, é o top one. Foi um lugar que me impressionou muito pela beleza natural. Eu gosto de natureza, de mar, de praia, não tem igual Maldivas. E também é um lugar que é relacionado com momentos muito felizes, porque foi destino da minha lua de mel. E Paris, que é a cidade mais linda do mundo. Paris é uma cidade que respira moda, fora que é lindo, a comida é maravilhosa. É um polo, realmente, de moda e de tendências. No Brasil, eu quero muito ir pra Lençóis Maranhenses, que eu não conheço, tô louca pra ir. Eu amei o Pantanal, pra mim foi uma viagem também espetacular, que eu fiz com as crianças e foi muito, muito legal. E também, de novo, esse contato com a natureza é uma coisa que me apaixona, que gosto muito.
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POR Aroldo de Oliveira
FOTOS: Daniel Cancini