Guia prático em 5 passos para começar os cuidados antienvelhecimento
Nunca é uma boa opção comprar um produto porque achou o rótulo bonito ou porque sua amiga teve um resultado incrível. Você pode não ter um resultado efetivo para o efeito anti-idade esperado. Apesar disso, é possível fazer o básico e saber escolher alguns produtos (e substâncias contidas neles) que podem favorecer a sua pele, conferindo mais luminosidade, hidratação, firmeza e ação antioxidante. Veja abaixo as principais:
1) Comece com protetor solar, hidratante e um bom produto de limpeza:
Se você vai começar agora a sua rotina de beleza, três produtos são essenciais para manter sua pele bem cuidada: um bom sabonete de limpeza, um creme ou sérum hidratante e o filtro solar (usados nessa ordem). “Para se ter uma ideia do que é realmente primordial, devemos considerar que a nossa pele precisa diariamente de proteção, higienização e hidratação. E dentro desses três estágios, muitos benefícios podem ser conquistados para uma pele mais bonita”, destaca a Dra. Letícia Bortolini, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O protetor solar e o hidratante são os dois produtos antienvelhecimento mais eficazes que você pode comprar e usá-los diariamente pode fazer uma diferença notável. “Os séruns podem ser aplicados antes e, por terem ativos concentrados, trazem uma série de benefícios: aqui, podemos reforçar nosso sistema antioxidante com o uso tópico de Vitamina C estabilizada, Vitamina E, Hyaxel, Alistin, OTZ 10 e ácido ferúlico”, explica a Dra. Letícia. No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente e pode mesclar baixo e alto peso molecular. Fique de olho nas texturas: “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais ricos em óleo enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz a médica. Ao comprar um protetor solar, selecione aquele que ofereça amplo espectro, FPS 30 (ou superior), resistência à água e textura adequada ao seu tipo de pele: no caso das mais secas, o protetor pode ser na forma de creme e ter o benefício da hidratação; enquanto as mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free com ação de controle da oleosidade, segundo a médica. O sabonete para pele oleosa deve ser preferencialmente líquido e conter extratos controladores de oleosidade e ativos como ácido salicílico ou glicólico, já as peles mais secas devem investir em loções, sabonetes cremosos, emulsões ou os sabonetes líquidos à base de extratos calmantes e sem agentes agressores.
2)Trate a sua principal alteração de envelhecimento de pele:
Qual a sua principal preocupação? O que mais incomoda você com relação ao envelhecimento da pele? Concentrando-se em uma preocupação, como rugas ou manchas escuras, você obterá os melhores resultados. Procure um produto que atenda a sua preocupação. Há duas razões para isso: nenhum produto pode tratar todos os sinais de envelhecimento da pele; e usar mais de um produto antienvelhecimento em poucos dias ou semanas pode irritar a pele.
3)Invista em produtos adequados ao seu tipo de pele:
Compre um produto formulado para o seu tipo de pele: o protetor solar, o hidratante e outros produtos antienvelhecimento para a pele funcionarão melhor se forem formulados para o seu tipo de pele. Se sua pele tende a ser oleosa, selecione um hidratante específico para sua pele com textura em gel ou sérum; caso ela seja sensível, verifique o termo “pele sensível” no rótulo e procure ativos calmantes e não irritantes.
. “Nem todos os ácidos são iguais. Os alfa-hidroxiácidos (AHAs), por exemplo, são clareadores, reparadores e suavizantes. Os beta-hidroxiácidos (BHAs) são melhores para peles oleosas e com tendência acneica e têm propriedades antibacterianas. Também existem os menos conhecidos poli-hidroxiácidos (PHAs), com características semelhantes aos alfa-hidroxiáciados, porém como apresentam moléculas maiores trabalham apenas na camada mais superficial da pele”
4)Leia os rótulos dos produtos:
Fique de olho na função dos ingredientes ativos na fórmula do produto. Você pode prestar atenção aos elementos que são consagrados na dermatologia, como o uso dos derivados de vitamina ácida, alfa-hidroxiácidos, clareadores, dos hidratantes, do silício, do ácido hialurônico. “É importante reforçar o uso dos antioxidantes (Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e Resveratrol). Eles são verdadeiros defensores da nossa pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele e, portanto, causam rugas. Além disso, eles também aumentam a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma a médica Dra. Roberta Padovan. E tudo isso está no rótulo. Se a sua dieta é rica em açúcar, sua pele pode apresentar alterações no colágeno. “A glicação é um dos maiores vilões da nossa pele. Ela é uma alteração na nossa pele influenciada pelo excesso do açúcar. Esse processo significa o açúcar destruindo, endurecendo e mudando a estrutura do colágeno dentro da nossa pele. Essa reação pode aumentar acne, rosácea, estimular oleosidade, piorar o aparecimento de rugas, flacidez, manchas e envelhecimento, aumentar as estrias e celulites. A glicação envolve a pele do corpo todo, as alterações aparecem tanto no rosto quanto no corpo”, explica Ludmila Bonelli, cosmetóloga, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Então você deve usar um creme antiglicante. “Nos cremes, temos que procurar ativos antiglicantes que tenham uma permeação profunda na pele, atingindo o colágeno. Porque é ele, lá dentro da pele, que ‘glica’ e perde sua funcionalidade de mobilidade e sustentação. Então precisa ter um permeador no dermocosmético, que consiga chegar no colágeno e fazer essa desglicação”, explica a especialista. Mas além dos ingredientes ativos de um produto, fique de olho no que ele traz de conservante e que pode ser irritante para a sua pele. Portanto, selecione um produto que oferece todos os itens a seguir: hipoalergênico (o produto ainda pode causar uma reação alérgica, mas há menos risco); não comedogênico ou não-acnegênico (não causa acne); e sem parabenos (substâncias que causam irritação na pele).
5)Ter expectativas realistas:
Promessas exageradas, como parecer 10 anos mais jovem durante a noite ou reduzir rapidamente todos os sinais de envelhecimento, são boas demais para ser verdade. Também não vá pelo preço: nem sempre os cremes mais caros são realmente os melhores para a sua necessidade. É importante lembrar que os produtos antienvelhecimento para a pele proporcionam resultados interessantes, mas não milagrosos: você não pode obter os resultados de um facelift com uso de um creme. A sua dieta importa, seus hábitos também, mas com relação à rotina skincare, tente usar renovadores celulares e esfoliantes para potencializar a ação do creme anti-idade. O esfoliante Tribeca, da B.URB, possui sementes de apricot (damasco), que são ideais para hidratar e higienizar o tecido cutâneo; por não possuir esferas sintéticas, o produto pode ser utilizado todos os dias, diferentemente dos esfoliantes tradicionais. Em caso de rugas mais profundas, além de ativos clássicos como Hydroxyprolisilane C, Hyaxel, DensiSkin, SuperOX-C, Alistin, Ascorbosilane C e Arct-Alg, o médico poderá prescrever substâncias por via oral que ajudarão a promover mais colágeno, como é o caso do silício orgânico Exsynutriment”, finaliza Maria Eugênia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________