Gabriela Duarte faz espetáculo solo inspirado em clássico da literatura feminista

A atriz Gabriela Duarte assume um novo desafio no teatro com o espetáculo O papel de parede amarelo e EU, seu primeiro solo, sob a direção de Alessandra Maestrini e Denise Stoklos. O espetáculo ficará em cartaz até 1 de junho no Teatro Estúdio, nos Campos Elíseos.
A montagem é inspirada no livro O Papel de Parede Amarelo. Publicado em 1892, o conto de Charlotte Perkins Gilman (1860-1935) é considerado um marco da literatura feminista por abordar temas como o controle sobre o corpo feminino e saúde mental, que permanecem atuais.

Gabriela Duarte e diretoras do espetáculo FOTO: Divulgação/ Priscila Prade
A narrativa retrata a história de uma mulher confinada em um quarto pelo marido, que desenvolve uma obsessão pelo papel de parede. No entanto, a peça vai além do conto de Gilman e traz o posicionamento da própria Gabriela como mulher.
O espetáculo é um manifesto, dizem Alessandra e Denise, e vai além do aprisionamento da personagem. “Todos sonhamos com o desligamento das questões opressivas que o texto traz de formas metafóricas, mas que nós conhecemos em diferentes níveis na sociedade atual. É um espetáculo muito contemporâneo”, explicam.
A parceria Maestrini e Stoklos traz ao público, além do mergulho nas diversas camadas do texto e da performance, um novo conceito estético, que brota do limiar entre a instalação, a performance, a dança e o teatro.

FOTO: Divulgação/ Priscila Prade
De 28 de março a 1º de junho
Teatro Estúdio
Rua Conselheiro Nébias, 891 – Campos Elíseos
Sextas, às 21h, Sábados, às 20h e domingos, às 18h.
Ingressos em https://bileto.sympla.com.br/event/103211
_________
FOTOS: Divulgação/ Priscila Prade