Ferrari SF90 Spider chega ao Brasil por R$ 8,4 milhões
A Via Itália, importadora oficial da Ferrari, anunciou o preço da SF90 Spider, apresentada na última quinta-feira, 10/2, em evento exclusivo para clientes, em Florianópolis (SC): R$ 8,4 milhões. A SF90 Spider não é apenas a primeira versão spider híbrida plug-in de produção da marca, mas também é um veículo que estabelece novos padrões de desempenho, inovação e emoção ao dirigir.
O motor
O sistema híbrido plug-in da SF90 Spider garante níveis de desempenho incomparáveis a qualquer outro modelo spider de produção: ao V8 turbo de 780 cv foram adicionados mais três motores elétricos acoplados um no eixo traseiro e dois no eixo dianteiro, elevando sua potência máxima para impressionantes 1.000 cv, colocando a SF90 Spider no topo do ranking em termos de potência, não só da Ferrari, mas em sua categoria. Completa o conjunto a caixa de câmbio de dupla embreagem de 8 velocidades, que já equipa a SF90 Stradale.
Com seus 780 cv, esse V8 libera 60 cv a mais do que qualquer outro V8 turbo já construído pela Ferrari. Para entregar este resultado extraordinário, os engenheiros da Ferrari redesenharam completamente os sistemas de admissão e escape. Para melhorar a dinâmica interna dos fluidos, os dutos agora estão todos alinhados horizontalmente na altura da cabeça do motor, o conjunto do turbocompressor foi abaixado e a linha de escape é mais alta. Essa racionalização também produziu um centro de gravidade mais baixo e uma redução no peso total graças ao uso de Inconel, uma liga de níquel contendo cromo e ferro, resistente à corrosão em altas temperaturas, em vez de aço para o coletor de escape.
Foi dada atenção à qualidade do som, ao redesenhar o sistema de escape, pois o som do motor é um dos fatores centrais no prazer de dirigir uma Ferrari. A introdução de um “sistema de tubo quente”, que transfere o som mais diretamente para o cockpit, produziu harmônicos mais completos e ricos em toda a faixa de frequência, melhorando a qualidade e a intensidade do som no carro à medida que as rotações aumentam em comparação com os Ferrari V8 anteriores.
Em condições normais de frenagem, a recuperação de energia usando os motores elétricos é a prioridade: o sistema de frenagem hidráulico intervém para apoiar os propulsores elétricos em todas as condições de desaceleração acentuada. Em altas velocidades e em altas rotações, a contribuição combinada dos motores elétricos em condições de alta aderência ajuda a diminuir os tempos de resposta do motor a combustão, melhorando significativamente a aceleração longitudinal e, portanto, o desempenho.
Este sistema de última geração não complica a experiência de condução de forma alguma, pois uma lógica de controle sofisticada monitora e ajusta de forma autônoma os fluxos de energia para se adequar às condições de uso. Tudo o que o motorista precisa fazer é selecionar um dos modos de condução (eDrive, Hybrid, Performance e Qualify) no novíssimo eManettino para uma experiência emocionante ao volante. Tal como a SF90 Stradale, a SF90 Spider também tem tração integral (AWD), fazendo com que as partidas do modelo a partir da inércia alcancem velocidades inigualáveis: 0 a 100 km/h em 2,5s e 0 a 200 km/h em 7,0s.
Design exterior
O ponto de partida para o design da SF90 Spider foi garantir que permanecesse o mais fiel possível ao estilo da SF90 Stradale. O trabalho meticuloso do Ferrari Styling Centre na área logo atrás dos bancos (chamada de tonneau) integrou-a perfeitamente com o resto do carro, uma conquista ainda mais surpreendente porque o V8 continua claramente visível através da tampa do compartimento do motor, mesmo com o teto rígido retrátil aberto ou fechado.
Além de ter a mesma silhueta da SF90 Stradale, a SF90 Spider tem um fascínio dinâmico único quando está na configuração conversível: a ausência do teto parece rebaixar visualmente o centro de gravidade do carro. A frente do carro é dominada por um perfil muito pronunciado que ressalta seu caráter extremamente agressivo. As três entradas de ar nesta área resfriam os motores elétricos (na frente) e o motor de combustão interna (nas laterais). A SF90 Spider também utiliza a tecnologia Matrix LED Highlight para melhorar a visibilidade em todas as condições de condução graças ao controle ativo do feixe. A traseira é dominada por tubos de escape altos, que são o resultado da otimização do layout da linha de escape. Sua aura de carro de competição foi habilmente explorada para destacar a personalidade inspirada nas pistas do SF90 Spider. Este efeito é reforçado pela área da traseora baixa. Anéis luminosos mais alongados criam uma percepção mais horizontal das lanternas traseiras, que são uma ruptura radical com a icônica forma redonda normalmente usada nas berlinettas com motor central traseiro típicas da Ferrari.
Como todos os spiders da Ferrari, a SF90 Spider ostenta uma capota rígida retrátil, que garante um isolamento acústico e proteção contra elementos externos quando acionada, não se deforma em altas velocidades e oferece espaço e conforto excepcionais aos ocupantes. O teto rígido retrátil é tão compacto, simples e leve que sua operação de abertura ou fechamento leva apenas 14s e pode ser acionado quando o carro está em movimento. A chave para o sucesso do Ferrari RHT é que ele ocupa apenas 100 l de espaço em vez dos 150-200 l exigidos por um sistema tradicional. O uso de alumínio em sua construção também significa que ele é cerca de 40 kg mais leve que uma capota rígida retrátil convencional. Um vidro traseiro elétrico ajustável garante excelente conforto dos ocupantes mesmo em altas velocidades quando o RHT é abaixado.
Design interior
A filosofia “olhos na estrada, mãos no volante” derivada das pistas, que impulsionou a ergonomia e o estilo do interior, produziu um inédito e inovador conceito de interface homem-máquina (HMI), que inclui um novo volante com touchpad que permite ao motorista controlar virtualmente todos os aspectos do carro sem mover as mãos, além de um head-up display com as principais informações sendo projetadas no vidro, em frente ao motorista.
O painel de instrumentos central agora é totalmente digital com uma tela curva HD de 16”, que pode ser configurada e acessada usando os botões no volante. No túnel central, os controles da caixa de câmbio automática agora são acionados por um recurso de estilo de grade que faz referência ao glorioso e icônico câmbio manual da Ferrari.
Assim como na SF90 Stradale, a SF90 Spider também está disponível com uma especificação dedicada para aqueles que desejam levar ao extremo sua vocação de carro de pista. O pacote Assetto Fiorano inclui uma lista de atualizações exclusivas que o diferenciam da versão padrão, incluindo amortecedores Multimatic derivados da experiência de corrida GT da Ferrari e otimizados para uso em pista. Outros incluem a adoção de materiais de alto desempenho (como fibra de carbono e titânio) que reduzem em 21 kg o peso do carro, um spoiler traseiro de fibra de carbono e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 homologados para pista e projetados para melhorar o desempenho do esportivo em pista seca, graças a um composto mais macio e menos ranhuras. Por fim, o Assetto Fiorano oferece uma pintura opcional em dois tons que ressalta ainda mais a vocação de carro de corrida.