Fernando Jorge: o designer de joias brasileiro que conquistou Lady Gaga e Beyoncé
A ascensão do joalheiro Fernando Jorge ficou clara quando celebridades como Rihanna, Charlize Theron, Lady Gaga, Natalie Portman, Michelle Obama, entre outras, passaram a utilizar suas joias publicamente. O brasileiro, nascido em Campinas, está radicado em Londres, e de seu ateliê de criação saem peças valiosíssimas, que são vendidas em lojas como Bergdorf Goodman, Bon Marché, Barneys e Matches Fashion, além do showroom que mantém em São Paulo.
Fernando Jorge completou 12 anos de sua marca homônima no ano passado e, como parte desse novo ciclo, lançou peças exclusivas com ouro e diamantes de origem responsável, assim como uma nova campanha que revisita sua trajetória. Tudo isso foi representado no evento com recepção de Kika Rivetti e Fernanda Abdalla, que aconteceu no Studio Esther Giobbi, com a presença do designer.
Dono de uma estética única, suas coleções são cheias de sensualidade, energia e movimento. Com suas criações fluidas e orgânicas, o designer vem exercendo grande influência na joalheria contemporânea, e se estabeleceu mundialmente como um dos nomes mais reconhecidos da nova geração. Durante a última década, Fernando conquistou a atenção da imprensa internacional, assim como colecionadores e stylists. Suas criações já foram vestidas por Angelina Jolie, Beyoncé, Oprah e Adele, além das outras estrelas já citadas no início desta reportagem, e muitos prêmios do setor de joias. As coleções de Fernando Jorge podem ser encontradas em mais de 26 cidades do mundo. Aliás, a marca acaba de mudar seu showroom de Londres para o prestigioso bairro Mayfair, com projeto assinado pelo Studio Mellone do brasileiro radicado em Nova York, André Mellone. Em São Paulo, o showroom fica localizado no bairro dos Jardins, onde a clientela pode ser atendida com hora marcada.
Pop-up na Bergdorf Goodman
No ano passado, Fernando Jorge lançou seu pop-up na Bergdorf Goodman, mostrando o trabalho de 10 anos da evolução do design. O espaço, localizado dentro do Bergdorf’s Jewelry Salon, foi projetado em parceria com a casa de design de interiores Studio Mellone. “Esta oportunidade é muito especial para mim, pois mostra minha inspiração e evolução dentro da Bergdorf Goodman, um dos endereços mais icônicos de Nova York. Andre Mellone e eu trabalhamos com uma lente semelhante no mundo e uma visão criativa clara. Foi maravilhoso desenvolver com o Studio Mellone e trazer o meu universo para dentro do espaço”, disse Fernando Jorge. “O objetivo do design de interiores era criar um ambiente para as joias de Fernando que expressasse o DNA da marca e um cenário perfeito que celebrasse e valorizasse a exclusividade de cada peça”, disse Andre Mellone. “A inspiração foi, sem dúvida, o interesse comum pelo design modernista e de meados do século, matérias-primas e texturas, paletas neutras, natureza e nossa herança sul-americana.” “Estamos entusiasmados por ter a oportunidade de trabalhar com um dos mais conceituados designers, Fernando Jorge, no mais novo pop-up do nosso salão de joias finas. O trabalho de Fernando é moderno, sem esforço e sempre infundido com sua personalidade única”, disse Andrew Mandell, vice-presidente e DMM da Bergdorf Goodman.
Diamantes são eternos
Numa história íntima de forma, elegância e beleza natural, a alta joalheria de Fernando Jorge representa o modernismo intemporal que definiu todos os seus designs. Através de uma série de nove peças, entre brincos, colares, pulseiras e anéis, solidifica ainda mais a sua abordagem ao design de joias, centrando-se na relação entre o objeto e o corpo. “Com essas peças, sustento minha perspectiva dos diamantes como um símbolo de luz e pureza, em vez de um símbolo de status. Nossa alta joalheria é o auge, então peguei algumas de nossas silhuetas e designs exclusivos e os reinventei em sua interpretação mais pura”, enfatiza Fernando Jorge. A alta joalheria tem o artesanato no centro da sua filosofia, tal como acontece com todas as peças de Fernando Jorge. Os diamantes são cravejados em delicadas estruturas de ouro branco 18k, assumindo novas formas em cada peça. O colar ‘Radiant’ é bom exemplo. Ao longo desta série, é visível a ligação de Fernando à natureza e o respeito pela origem dos materiais com que trabalha. Garantir que os melhores fornecedores e os melhores produtores sejam usados no processo – sendo honesto com a peça e responsável para com a terra. Usa diamantes rastreáveis e ouro de origem única (SMO), uma consideração que demonstra ainda mais os esforços de Fernando Jorge na criação de peças de herança cuidadosamente produzidas e habilmente trabalhadas.
_______
POR Aroldo de Oliveira
FOTOS Divulgação