Farol Santander recebe exposição sobre o rádio no Brasil e suas grandes cantoras
No dia 24 de março, irá estrear uma exposição inédita no Farol Santander São Paulo: As Cantoras e a História do Rádio no Brasil. Com curadoria de Helena Severo, Cláudio Kahns e Rodrigo Faour, a mostra – que acontece em um dos principais pontos da capital paulista – apresenta a trajetória pelo país do rádio e celebra as grandes vozes femininas que trilharam suas carreiras musicais no rádio.
“No mês em que se comemora o Dia da Mulher, é com orgulho e alegria que inauguramos a exposição As cantoras e a História do Rádio no Brasil. De importância sem precedentes, o incremento do rádio foi fundamental para a disseminação do conhecimento até os locais mais remotos do país”, comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva institucional do Santander Brasil.
A exposição, que fica em cartaz até o dia 25 de junho, traz itens raríssimos, como áudios originais – incluindo o do primeiro programa veiculado por A Voz do Brasil, em 1935, e de Cásper Líbero sobre a inauguração da Rádio Gazeta, em 1943 –, além de fotos e vídeos inéditos, materiais exclusivos de imprensa, discos e suas capas, além de canções famosas da Era do Rádio.
Ao todo, a mostra As Cantoras e a História do Rádio no Brasil reúne 250 fotos e 114 objetos. Entre eles, o público poderá conferir faixas de Rainha do Rádio de Dircinha Batista, de 1948, faixa de Rainha das Rainhas de Linda Batista, que foi Rainha do Rádio por 12 anos, faixa Favorita de São Paulo, de Emilinha Borba, dois programas do Cassino da Urca em que Linda Batista era estrela, de 1941 e 1942, medalha Pedro Ernesto para Marlene, traje original de Marlene do Show Carnavalia de 1968, 10 exemplares de rádios raríssimos, dos anos 20 e 30, 20 capas de discos originais dos anos 50 de diversos expoentes do rádio e capa original da revista do rádio de 1951, estampando Dalva de Oliveira, Rainha do Rádio daquele ano.
“A exposição que ora apresentamos é organizada seguindo um esquema de dois grandes módulos: no primeiro, enfocamos a história do rádio, sua trajetória, seus grandes momentos e as personagens que ajudaram a construir e consolidar este revolucionário meio de comunicação. O segundo módulo será dedicado às ‘cantoras do rádio’. Apresentaremos 24 estrelas que construíram suas carreiras em diversas emissoras do país, notadamente nas décadas de 1930, 40 e 50”; afirma Helena Severo, curadora da exposição.
O Farol Santander São Paulo distribuiu a exposição em dois andares e há, ainda, um Karaokê no Hall do edifício, onde os visitantes podem, por ordem de chegada, cantar sucessos conectados às Rainhas do Rádio. São quinze faixas disponíveis, como Saudosa Maloca e Ronda, em uma cabine com um pequeno palco e dois microfones antigos.
As Cantoras e a História do Rádio No Brasil
De 24/03/2023 a 25/06/2023
Farol Santander São Paulo
Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
www.farolsantander.com.br
Tel.: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 9h às 20h
Ingressos: R$ 35,00 (R$ 17,50, meia-entrada)
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp
Classificação: livre
______
FOTOS: Divulgação/João Pavesi