Exposição sobre a carreira de Ney Matogrosso acontece em São Paulo

Um dos maiores intérpretes da música brasileira, Ney Matogrosso completa 50 anos de carreira em 2025 e ganha homenagem no MIS, Museu da Imagem e do Som. A exposição “Ney Matogrosso” tem início dia 21 de fevereiro. A mostra faz um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação na frente dos palcos – desde a estreia como vocalista do grupo “Secos & Molhados“, até seu mais recente álbum “Nu com minha música”, o primeiro concebido separadamente de um show.
Dividida em seis áreas, a exposição exibe centenas de elementos têxteis como figurinos e adereços de shows e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Há trechos de uma entrevista concedida por Ney Matogrosso ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, na ocasião dos 45 anos do museu. Diversas fotografias emblemáticas de todas as fases do homenageado estão na exposição também, em obras de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.

FOTO: Divulgação MIS/Thereza Eugênia
A exposição conta com elementos cenográficos desenvolvidos pela Paris Entretenimento, exclusivamente para o filme “Homem com H”. O filme, que tem previsão de lançamento para maio, tem direção de Esmir Filho e conta com o ator Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso.
O SENAC São Paulo detém toda a coleção de indumentária de Ney Matogrosso, cedida pelo próprio artista para manutenção e guarda na instituição. Ao longo dos últimos anos, tendo as peças como objeto central de estudos do departamento de Moda, o SENAC organizou pequenas exibições com itens selecionados em diversas unidades do Estado de São Paulo. Na exposição do MIS é a primeira vez onde a coleção poderá ser vista em sua integridade, com mais de duzentos itens que vão de calçados a adereços de cabeça, da década de 1970 aos anos 2000.

FOTO: Divulgação MIS/Madalena Schwarcz
Exposição “Ney Matogrosso”
A partir de 21 de fevereiro.
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingressos em Megapass
_________
POR Beatriz Freitas
FOTO DESTAQUE: Divulgação MIS/ Daryan Dornelles
FOTOS: Divulgação MIS/Thereza Eugênia e Divulgação MIS/Madalena Schwarcz