Exposição Design na Metrópole enaltece o design autoral brasileiro
Durante o mês de outubro, 17 estúdios residentes da icônica Galeria Metrópole se uniram para a 4ª edição do Design na Metrópole, uma exposição que enaltece o design autoral brasileiro com lançamentos de produtos, que revelam sua diversidade de propostas e conceitos. Dentre os nomes estão André Carvalho, André Grippi, Pedro Luna, Studio De La Cruz, Atelier Croce, Ju Amora, Lopomo, Ato, Edel-Stein, Playground Company, Sandra Arruda Design, Studio Volanti, Estúdio Niz, Satélite, Studio Cris Azevedo, Metro Objetos e Teto Casa.
O Estúdio Niz apresenta a coleção Gráfico com a cadeira Três Pontos, com uma estrutura baseada nos três pontos de reticências, projetada para áreas externas, tem a configuração que combina duas cores, trazendo personalidade e vivacidade ao ambiente. Outro lançamento, a cadeira Compasso foi projetada inspirada na ferramenta homônima, com encosto e braços que remetem ao formato do compasso, a peça traz referências ao design gráfico e de papelaria. As novidades da linha Jazz são as mesas Sarah, agora disponíveis em vidro texturizado. Esses vidros são produzidos usando a técnica de fusing, que consiste na fusão do vidro em forno a alta temperatura. Esse processo garante ao material um aspecto rugoso e uma textura única na parte inferior, ainda pode ser fabricada em diversos tamanhos, com uma cartela de cores que varia dos tons de cinza, marrom, até verdes e amarelos.
O Estúdio Pedro Luna lança versões atualizadas da linha Enxada, incluindo cadeira e aparador, além de novos móveis da coleção, que reinterpretam objetos cotidianos, destacando seu valor estético e memórias afetivas.
Já o Studio De La Cruz apresenta a cadeira Soleta, que explora as propriedades estruturais do couro soleta, utilizando uma única superfície de couro dobrado para formar o encosto em um design único; a linha Alfaiate, que é composta por uma mesa de centro e duas mesas laterais em diferentes tamanhos; e a nova versão da cadeira Arame.
A designer e ceramista Sandra Arruda apresenta produtos de sua linha Fitas, como o Banco Setial em fibra de vidro e a Mesa Fitas em cerâmica e tampo de madeira. Com formas orgânicas e contemporâneas, seu Aparador Due é composto por duas peças em madeira Tauari que se “completam”, além da instalação Colmeia, destaque no Paris Design Week, que traz a consciência ambiental e a sustentabilidade como tema.
A artista Ju Amora lança sua coleção “Memórias”, em que resgata móveis antigos com a sua arte para retornarem ao mercado, fortalecendo a economia circular. “Toda vez que vejo um móvel antigo penso em todas as histórias que passaram por ali. As transformações das pessoas, das cidades que vão ganhando cada vez mais prédios e as casinhas que um dia estavam repletas desses móveis, vão deixando de existir”, afirma Ju.
A Playground Company, da arquiteta e designer Carol Magliari, busca equilibrar seu mix de produtos entre móveis e objetos, com os penduradores “Meia”, descomplicados e de material único, além do banco Totôco em madeira maciça Jequitibá e com detalhes em Sucupira. Já André Grippi propõe desdobramentos à linha dos bancos Bis, contemplando novos modelos e acabamentos, buscando levar para o público final, traz uma nova paleta de cores, tamanhos e assentos: “O contraponto entre reta e curva dão partido à composição do banco Bis. Uma única linha desenha o perfil do banco, delimitando a função e definindo a estética da peça, simultaneamente.” diz o designer.
O Satélite Studio da designer Naná Mendes da Rocha propõe uma interação entre o analógico e o digital com a Linha Click, composta por estudos de estampas físicas para jogos de mesa. “Propomos uma experiência lúdica, os cortes das peças são computadorizados, mas seus acabamentos são todos manuais. Assim como as estampas, cujas matrizes são cortadas no laser, mas a pintura serigráfica é feita à mão”, conta a designer.
O Atelier Croce lança a Poltrona Sem Dono – Edição Corta Vento, resultado de uma forte pesquisa em sustentabilidade e novos métodos produtivos e a Cris Azevedo apresenta a linha “Objetos de Porcelana”, com vasos de vidro e luminárias decorados com desenhos autorais, que completam mais de 300 itens comercializados no Brasil.
Já o Estúdio Ato lança os projetos “Descanso de talher Onda” e o “Porta guardanapo Folha”, enquanto a renomada Metro Objetos apresenta a linha ´Metro Objetos Em Alumínio´, mostrando o contato do produto final com sua fabricação.
Outros lançamentos são a Poltrona Costa, do Teto Casa, Biombo Pau-Brasil, do designer e arquiteto André Carvalho e mesa de cabeceira Buarque do Studio Volanti, fruto de uma pesquisa para o uso de palha trançada à mão, com um toque brasileiro; mobiliários exclusivos do Estúdio Edel-Stein, como a Poltrona C e a mesa Raio30, além de peças dos Lopomo.
_________
FOTO DESTAQUE: Divulgação Design na Metrópole/ Leo Martins
FOTOS: Divulgação Estúdio Niz/ Lucas Rosin, Divulgação Estúdio Pedro Luna/Lucas Rosin, Divulgação Estúdio De La Cruz/ Lucas Rosin, Divulgação Sandra Arruda/Leo Martins, Divulgação Ju Amora/ Dani Neves, Divulgação Playground Company/ Lucas Rosin, Divulgação Satélite Studio, Divulgação Atelier Croce, Divulgação Estúdio Ato e Divulgação Studio Volanti