Estilistas nacionais ganham espaço no exterior com talento e muita brasilidade
Eles brilham no mercado da moda nacional com suas grifes cheias de originalidade. Mas tanto talento merece ser exportado e conquistar o mundo. E é isso que esses estilistas estão fazendo: levando a moda brasileira para os quatro cantos do mundo.
Lenny Niemeyer: moda funcional
Com uma previsão de crescimento de 10% em2024, só no mercado internacional, a estilista Lenny Niemeyer é uma das grandes precursoras do beachwear nacional para exportação. Ao todo são 20 anos da marca entre os continentes europeu e americano, com um posicionamento em que leva em conta uma logística de importação e uma moda atemporal e funcional, para todos os corpos e mulheres. “Nosso DNA e cultura de praia são muito próprios, até mesmo pelo litoral vasto e verão o ano todo, o que cria interesse do público internacional pelas peças”, reforça. Mesmo tendo coleções únicas, ela revela que se adaptar a cada mercado é essencial para manter a relevância da etiqueta. O sucesso construído ao longo dos anos é constantemente visto em celebridades como Naomi Campbell, Lady Gaga, J.Lo e Kate Moss. A marca pode ser encontrada em pontos importantes como Neiman Marcus, El Corte Inglés e na Saks 5th Avenue.
Patricia Bonaldi: bordados sofisticados
Quando mencionamos estilistas brasileiros no exterior, o nome de Patricia Bonaldi encabeça a lista entre as referências de sucesso. Ela tem duas lojas fixas nos Estados Unidos e uma lista de celebridades que usam suas peças, como Beyoncé, Camila Cabello, Jennifer Lopez e Alicia Keys. Patrícia conta que o sucesso de sua etiqueta no exterior vem da base sólida que criou no Brasil, para depois poder alçar voos fora. Reconhecida pelos seus bordados sofisticados, todos feitos pelas suas fiéis bordadeiras, ela reconhece o poder e admiração que o “Made in Brasil” desperta no consumidor internacional, que busca experiências autênticas por meio da etiqueta. “O ‘Made in Brasil’ não é apenas uma indicação de origem dos produtos, mas também carrega todo o valor e potencial da marca Brasil”, resume.
Farm por Katia Barros: identidade bem definida
Colorida, alegre, positiva e brasileira, a Farm, da estilista Katia Barros, sabe usar e abusar da inspiração Brasil para conquistar o consumidor internacional. Suas estampas coloridas e descoladas, muito conhecidas por aqui, chegaram ao mercado internacional há quatro anos com a primeira pop-up no bairro do SoHo, em Nova York. “Essa loja nasceu de um sonho antigo, mas também de forma muito despretensiosa, e acabou se tornando a embaixada do nosso borogodó no mundo”, conta Katia Barros. A moda alegre, descolada e viva, saltou aos olhos americanos, e stylists passaram a frequentar as araras da loja. Como consequência, a marca passou a ser vista em celebridades como Alicia Keys, Justin Bieber, Lupita Nyong’o, Heidi Klum, Sarah Jessica Parker, Taylor Swift, Anne Hathaway, Natalie Portman, Rupi Kaur e outras.
Vitor Zerbinato: peças coloridas
Conhecido por fazer uma alta costura refinada, ao melhor estilo red carpet, Vitor Zerbinato focou no exterior em 2016, auxiliado por uma assessoria de Los Angeles, passando a vestir celebridades internacionais para premiações como Oscar e Globo de Ouro, dentre elas Sharon Stone, Sofia Vergara, Eva Longarina, Angela Black e Patricia Clark. Com cerca de 40% das suas vendas voltadas para o mercado internacional, Vitor tem em Paris, berço da alta costura, seu maior ponto de venda na Europa. “Este ano conseguimos fazer o primeiro desfile da marca aqui, durante a semana de moda, isso foi um desafio, mas um passo importante”, conta. Estando no polo central da moda no mundo, ele também tem clientes em mercados importantes como o árabe, formando assim uma rede que engloba outros continentes. “Hoje tenho 15 clientes no exterior. Em setembro, chego a Nova York em uma feira para abrir frentes também nos EUA”, revela Vitor.
Martha Medeiros: do sertão a Hollywood
Fundadora de uma marca de luxo 100% brasileira, a estilista Martha Medeiros é um ícone da indústria da moda, exemplo de empreendedorismo e impulsionadora do mercado brasileiro de renda artesanal. Na biografia Do Sertão a Hollywood, a jornalista e escritora Eliane Trindade revela os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou Martha e transformou a vida de rendeiras nordestinas. A obra narra a trajetória da empresária alagoana que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofía Vergara, uma das prefaciadoras. Antes de ingressar no mundo da moda, Martha Medeiros vendeu artesanato, foi bancária e sacoleira. Dona de um espírito empreendedor, decidiu empoderar mulheres e levar a arte brasileira para fora do país. Enquanto planeja os próximos passos, continua fazendo história com o mais refinado artesanato nacional, feito por artesãs detentoras de um precioso conhecimento ancestral chamado por ela de o verdadeiro luxo do Brasil.
Patricia Vieira: feito à mão
Com mais de 25 anos de história no mercado internacional, a estilista Patricia Vieira é reconhecida pelo trabalho com couro. “Entendi que temos o que elas amam, o feito à mão, a mão de obra. A moda nacional é muito boa, somos olhados o tempo todo. Eles valorizam o cuidado da alta costura”, resume Patricia Vieira. Todo esse cuidado do “Feito à mão no Brasil” faz Patricia investir em sua equipe, para que o cliente tenha o melhor produto e experiência Brasil, resultado que é visto em celebridades como Lady Gaga e a atriz Liz Hurley, uma das primeiras a vestir a marca nos red carpets por aí. “Vejo o cliente nacional e o internacional com a mesma exigência, procuro sempre ter um olhar impecável na qualidade, a minha cliente de fora dá muito valor ao feito à mão, ela valoriza o cuidado da alta costura”, finaliza.
Empress por Catherine Maaskant: alegria brasileira
A falta da “Bossa” na moda praia internacional foi a inspiração para Catherine Maaskant, da Empress, se lançar no mercado de beachwear na Europa. Filha de pai holandês e mãe brasileira, a estilista buscou nas raízes da mãe inspiração para criar coleções quem fazem sucesso aqui e lá fora, como as cores, formas e, claro, a alegria com que vivemos o verão. “Quando penso no Brasil e nas pessoas, penso em alegria. Mais do que já vi em qualquer outra cultura e acho que a moda brasileira transmite isso”, resume Catherine Maaskant. Tal conhecimento profundo de nossa cultura faz dela uma das novas expoentes de sucesso lá fora, com vendas em lojas como El Corte Inglês, Nikki Beach, Brazilian Bikini Shop e Fashion Worx. O sucesso da marca pode ser visto em celebridades nacionais como Ana Hickmann, Luciana Gimenez, Mariana Rios, Maria Braz, Monique Alfradique, e ninguém menos que Shakira.
Sinesia Karol: valorizando as curvas femininas
Com lojas nos pontos turísticos mais importantes do mundo como Grécia, Capri, Trancoso, Angra dos Reis e St. Barth, Sinesia Karol é uma das grifes de beachwear mais conhecidas no mercado internacional. Brasileira que vive nos Estados Unidos desde sua juventude, ela traduz suas referências brasileiras e raízes tropicais em peças, estampas e shapes que atendem ao mercado nacional e ao internacional. “Busco levar para o mercado internacional shapes que mixam os estilos brasileiro e europeu, valorizando assim as curvas femininas de forma sexy, sem perder a sofisticação”, revela Sinesia Karol. A marca homônima da estilista nasceu em Nova York em 2010, com a coleção Orquídeas, inspirada nas raízes brasileiras de sua criadora e na grande variedade da flor em território nacional. “Pensamos em cada detalhe da peça, e como ela irá vestir de forma elegante cada uma das minhas clientes.”
__________
POR Mariana Gallo
FOTO DESTAQUE: Divulgação Lenny/Marcel Blanco
FOTOS: Divulgação (Lenny Niemeyer, Patricia Bonaldi, Patricia Vieira e Sinesia Karol), Acervo Pessoal (Catherine Maaskant), Divulgação Farm/Larissa Kreilli (Katia Barros), Divulgação Vitor Zerbinato/Felipe Censi, Divulgação Martha Medeiros/Bruno Poletti