Dicas para escolher o protetor solar perfeito para o seu tipo de pele
A conscientização sobre a importância do uso do filtro solar todos os dias (e não apenas nos dias de sol!) está cada vez maior. E maior também está a oferta desse tipo de produto nas prateleiras das farmácias e perfumarias, o que acaba gerando uma dúvida, em boa parte das pessoas, na hora de escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele.
“Estudos mostram que o uso diário de um fotoprotetor pode reduzir o risco de câncer de pele, incluindo melanoma, o câncer de pele mais grave; sinais de envelhecimento prematuro da pele, como manchas senis, rugas e pele com textura mais dura e espessa; queimadura de sol e melasma, que são aquelas manchas escuras na pele”, explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Na hora de comprar seu protetor, é essencial ficar de olho em pontos como o FPS, resistência à água, filtro UVA e UVB, textura e, claro, as necessidades específicas do seu tipo de pele. Para esclarecer cada um desses pontos, consultamos a Dra. Paola Pomerantzeff, e montamos um guia rápido para saber como escolher o melhor produto de fotoproteção:
Verifique os fatores de proteção
De acordo com a Dra. Paola Pomerantzeff, para proteger a pele dos raios nocivos do sol, o protetor solar deve oferecer, no mínimo, FPS 30, proteção de amplo espectro (UVA/UVB/Infrared) e resistência à água. Mas mesmo que um fotoprotetor seja resistente à água e ao suor, o ideal é repassá-lo a cada duas horas em fotoexposição direta e a cada quatro horas em ambientes fechados. “O UVA é o principal responsável pelo envelhecimento precoce (manchas e rugas), sendo um tipo de radiação que atravessa nuvens, vidro e epiderme e penetra na pele em grande profundidade, até as células da derme – sendo o principal produtor de radicais livres. Entre os prejuízos estão desde lesões mais simples até, em casos mais graves, câncer de pele. Já o UVB deixa a pele vermelha e queimada, danifica a epiderme e é mais abundante entre as 10 da manhã e as 4 da tarde. Essa radiação pode furar o bloqueio dos filtros químicos e aumentar o risco de cancerização”, diz a médica.
Considere seu tipo de pele
Para afunilar ainda mais a sua busca pelo protetor solar ideal, verifique se ele é indicado para o seu tipo de pele. “É interessante verificar o tipo de pele, as necessidades e as condições do tecido cutâneo do paciente”, diz a Dra. Paola Pomerantzeff. No geral, os produtos em gel e sérum são indicados para peles oleosas, enquanto as versões em loção e creme são indicadas para uma pele mais seca. Se sua pele é propensa à acne, deve optar por um protetor não-comedogênico ou antioleosidade.
Cheque a fórmula
Sim, esse passo é extremamente importante para evitar possíveis reações negativas aos ativos presentes na fórmula. Quem tem a pele sensível e propensa à alergia, é melhor evitar o protetor solar que contenha fragrância, PABA, parabenos ou oxibenzona (benzofenona-2, benzofenona-3, diosbenzona, mexenona, sulisobenzona ou sulisobenzona sódica). “Na verdade, essas substâncias devem ser evitadas por todos”, pontua a Dra. Paola Pomerantzeff. Quando o paciente tem rosácea, é indicado usar um protetor solar que contenha apenas óxido de zinco e dióxido de titânio.
1. Episol Sec OC FPS 99, Mantecorp: indicado para peles oleosas, esse protetor reduz os poros e controla a oleosidade por 12h. Tem alta proteção contra os raios UVA, UVB e Infravermelho A, além de uma textura gel-creme que é absorvida rapidamente pela pele sem deixar resíduos. É muito resistente à água.
2. Sun Oil Control Tinted FPS 70, Eucerin: com textura ultraleve, não oleosa e de secagem rápida, ele não contém perfumes e parabenos. A tecnologia de Oil Control com L-Carnitina e ativos matificantes dão à pele um toque final seco de imediato e efeito anti-brilho de longa duração por até 12 horas. Combina filtros UVA e UVB fotoestáveis para muito alta proteção UV com Licochalcona A para neutralizar os radicais livres causados pela luz UV e visível e Ácido Glicirretínico, que ajuda na renovação dos mecanismos de defesa naturais do DNA celular.
3. Capital Soleil UV-Glow FPS 60, Vichy: protetor solar antioxidante iluminador 3 em 1, que além de proteger contra a radiação solar, tem um efeito iluminador imediato e ajuda a recuperar a luminosidade natural da pele após o uso contínuo de 28 dias. Com toque seco, protege contra radiação UVA/UVB, infravermelho A e luz visível. Contém ativos dermatológicos, como antioxidantes, polifenóis naturais, vitamina E e cafeína (ajuda a inibir o aspecto de cansaço da pele e recuperar a luminosidade durante o dia).
4. Aqua Fluid FPS 50, Adcos: com textura aquosa ultrafluida, de rápida absorção e toque seco, ajuda a reduzir poros e controlar a oleosidade por 12 horas sem ressecar a pele. Com FPS 50, oferece alta proteção UVB, fator de proteção UVA 18 e proteção contra os raios infravermelhos.
5. Bioré UV Aqua Rich Watery Essence FPS 50, da Bioré: fórmula com tecnologia UV Micro Defense, que utiliza filtros UV microencapsulados para criar uma camada ainda mais fina e uniforme na pele, cobrindo toda a sua superfície, inclusive áreas irregulares e invisíveis (como poros e marcas de expressão). Também possui ácido hialurônico e extrato de Geleia Real, que atuam como agentes hidratantes.
6. Sun Fresh Derm Care FPS 70, Neutrogena: desenvolvido com exclusiva tecnologia Helioplex®, esse protetor solar promove alta proteção contra raios UVA/UVB e luz visível. Possui poderosos ativos dermocosméticos compostos por Niacinamida, Feverfew e Vitamina C, que melhoram a textura da derme, previne contra danos causados pelo sol e mantém a pele hidratada por 12h. Oferece absorção instantânea, toque suave e textura ultraleve.
7. Renew Solar Advance Matte com Ácido Hialurônico FPS 50, Avon: oferece proteção contra raios solares UVA/UVB, além de tratar a pele, deixando-a mais hidratada e suavizando linhas e rugas de expressão. Contém niacinamida e ácido hialurônico. Sua fórmula ajuda a corrigir danos que podem ser causados pela luz azul, que pode causar degradação do colágeno das células da pele com o tempo. Oferece acabamento matte e sem brilho
8. Photoplus FPS 50 Bege Claro, Dermatus: protetor solar mineral indicado para pele muito sensível à queimadura solar. Oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB e possui filtros físicos micronizados que fornecem proteção de amplo espectro. Contém esferas absorvedores de oleosidade que confere efeito mate e controle de brilho. Apresenta tonalidade neutra que se adapta a diferentes tons de pele e aumenta a sua luminosidade natural.
9. Minesol Oil Control FPS 70, Neostrata: com eficácia avançada antioleosidade e anti-idade, Minesol® Oil Control é o protetor solar do futuro, pois reduz em até -86% a produção de oleosidade da pele em 28 dias com uso contínuo e é o único protetor do mercado que contém Neoglucosamina para uma pele mais lisa e uniforme. Dermatologica e oftalmologicamente testado, tem sensorial ultraleve que não derrete e nem pesa na pele. Disponível em quatro tonalidades (pele clara, pele morena, pele morena mais, pele negra), tem controle ativo do brilho por 12 horas e conta com a exclusiva tecnologia 3D-EXTENDED DEFENSE™, que protege a pele das radiações UVA, UVA longo, UVB, luz visível, poluição e radicais livres.
10. Biosole FPS 90, Ada Tina: com toque seco, não oleoso, anti-luz azul e textura leve e invisível, esse protetor solar conta com dupla ação antioxidante e vitamina E, além de garantir 12 horas de proteção solar contra as radiações UVA e UVB. Ajuda a prevenir e tratar as manchas da pele, inclusive o tipo mais grave de melasma, o grau 3. Não possui ativos que são comprovadamente prejudiciais à saúde, como a Avobenzona, Octocrileno, Benzofenona-3 e 3,4-Metilbenzilideno Cânfora, que são instáveis, ou seja, não conseguem prolongar a ação do protetor.
___________________________
FOTOS: Adobe Stock (destaque) e
Divulgação (produtos)