Dicas para começar a seguir agora e prevenir o afinamento e a queda dos fios
Ao pentear o cabelo, você nota aquela porção de fios na escova. Depois de lavar, eles se acumulam sobre o ralo. Quando se olha no espelho, não encontra mais aquela cabeleira volumosa que costumava ter. Isso sem falar que os fios estão cada vez mais fininhos… Esses são alguns sinais de que você pode estar sofrendo de queda capilar. “Nas mulheres, logo no início da calvície, a primeira impressão é que o cabelo perdeu o peso, o volume, já não cresce mais, até que progressivamente a rarefação chega ao ponto de expor ou esboçar o esbranquiçado do couro cabeludo”, explica a dermatologista Lilian Brasileiro. Mas a boa notícia é que existem algumas medidas que você pode seguir para prevenir o afinamento e queda dos fios. Confira:
Tenha um sono de qualidade
“Durma cedo, de preferência antes das 22h30. Essa medida é importante para que seus ciclos de sono profundo sejam suficientes para que todo seu organismo tenha tempo de realizar seus processos regenerativos, incluindo o folículo capilar”, diz a Dra. Lilian Brasileiro.
Alimente bem seu cabelo
O termo Hair Food, ou seja, “comida para cabelo”, é muito usado pela indústria de nutracêuticos, prometendo dar qualidade e nutrição aos fios. “A grande verdade, é que nada substitui uma dieta equilibrada, rica em vitaminas e minerais essenciais para a saúde do cabelo, como vitamina A, vitamina D, vitamina E, ferro e zinco. Alimentos como frutas, vegetais, peixes, nozes e sementes são benéficos para o cabelo. Somente depois de otimizar a alimentação faz sentido uso suplementos”, completa a médica.
Evite prender o cabelo
Penteados que puxam demais o cabelo, como rabos de cavalo, tranças e coques, promovem uma tração excessiva e constante dos fios, fazendo com que os folículos se cicatrizem permanentemente, o que impedirá o nascimento de novos fios.
Higienize direito fios e couro cabeludo
Manter o couro cabeludo limpo e saudável é fundamental, segundo a médica, para evitar o acúmulo de sujeira, fungos e oleosidade. “A frequência das lavagens é ditada pela oleosidade que o couro cabeludo produz, se, para manter o couro cabeludo limpo for necessário lavá-los todos os dias, que assim seja. Apenas evite aplicar o shampoo diariamente no comprimento e capriche na hidratação”, explica.
Fuja do estresse
Já é comprovado cientificamente que a elevação do cortisol que ocorre durante o estresse, consome uma proteína que ancora o folículo capilar dentro da sua cavidade, além de alterar as fases do ciclo capilar, antecipando a fase de queda. “Pratique técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios físicos regulares, meditação, ioga ou outras atividades relaxantes”, comenta.
Apague o cigarro
O tabagismo reduz a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que o oxigênio e os nutrientes da alimentação não sejam ofertados para os folículos. “Sem contar a microinflamação crônica que promove oxidação da produção de melanina nos fios, aumentando a quantidade de cabelos brancos”, explica a médica.
Cuida da saúde
“Cuide das infecções de repetição como: candidíase, herpes, sinusites, infecção urinárias. Seu organismo é sábio, ele rouba toda nutrição dos folículos, enquanto ele está ocupado em combater sua infecção”, diz a médica.
________
FOTO: Adobe Stock