Descubra porque o salmão do Chile é tão especial e aprenda duas receitas com essa iguaria
O salmão é um dos peixes mais saudáveis que existem e pode ser consumido de diferentes maneiras – cru, defumado, marinado ou grelhado –, tamanha sua versatilidade. Não à toa, conquistou o paladar dos brasileiros e é um dos peixes mais consumidos por aqui. E, atualmente, boa parte do salmão consumido no Brasil vem do Chile, segundo maior produtor e exportador de salmão do mundo.
Características especiais
O gélido Sul do Pacífico, alimentado pelas águas puras de neves e glaciais, além de possui temperatura ideal para a criação de salmão, possui características únicas que contribuem para o enriquecimento da sua carne, realçando seu sabor e deixando-a extremamente saudável.
Além de ser rico em vitaminas D, A e do complexo B, e em minerais como selênio, zinco, fósforo, cálcio e ferro, o salmão é uma excelente fonte de ômega 3, substância que não é produzida pelo nosso organismo, mas que ajuda a reduzir o colesterol, manter a flexibilidade das artérias e veias e manter a força do músculo cardíaco. Por isso, que o consumo desse peixe é tão importante na dieta balanceada de qualquer pessoa, independentemente da sua idade.
Produção consciente
Para garantir a qualidade e as características originais do salmão, as empresas produtoras de salmão no Chile têm como principal responsabilidade a produção sustentável desse peixe, para manter o equilíbrio social e ambiental. E isso pode ser visto nas constantes melhorias nas áreas de produção, de cuidados sanitários e ambiental, assim como na exigência de certificações internacionais que asseguram a qualidade do produto.
Toda essa preocupação com a produção é para garantir que o salmão chegue até o consumidor perfeito, esteja ele fresco ou congelado. E essa qualidade pode ser averiguada no ato da compra: o salmão fresco deve ter um suave cheiro de mar, sua carne deve ser firme – sem se despedaçar! – e com aparência brilhante, suas escamas devem cair facilmente, as guelras – localizadas logo atrás da cabeça – devem ter uma cor vermelho escuro ou rosa, e os olhos devem estar brilhantes e claros.
Saúde e sabor no prato
O salmão é um dos peixes mais fáceis de se preparar, mas mesmo assim existem alguns segredinhos que devem ser seguidos para que seja possível apreciar plenamente sua textura saborosa, sua carne suculenta e seu sabor delicado e intenso. O principal deles é não cozinhar em excesso! Basta um minuto de cada lado para grelhar o filé de salmão, ou três minutos, para as postas mais espessas. E quando for assar o salmão do forno, cinco minutos são suficientes para o seu preparo.
Confira a seguir algumas receitas que valorizam ao máximo esse peixe tão especial:
Salmão com crosta de azeitona
Ingredientes
1 kg de filé de salmão chileno
Sal e pimenta
2 xícaras de farinha de rosca
1 xícara de salsinha picada
2 colheres de sopa de coentro picado
1 dente de alho moído
1 xícara de azeitonas pretas sem caroço e picadas
1/2 xícara de azeite
Sal e pimenta
Modo de preparo:
Tempere o salmão com sal e depois reserve-o na geladeira. Para a cobertura, misture as migalhas de pão, a salsinha, o coentro, as azeitonas picadas, o orégano, o dente de alho, o sal e a pimenta com o azeite, até obter uma pasta densa. Aqueça o forno a 200 ºC. Cubra o peixe com a mistura de pão e cozinhe no forno por 25 a 30 minutos até que a parte de cima fique dourada e o peixe esteja cozido. Sirva imediatamente acompanhado de batatas ou salada verde.
Salmão enrolado, no forno
Ingredientes
6 filés de salmão chileno, 180 g cada
250g de queijo mussarela ou outro
3 tomates maduros
1 linguiça tipo espanhola
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de orégano
Sal e pimenta
Suco de 1/3 de um limão
Folha de alumínio para embrulhar
Modo de preparo
Tempere os filés de salmão com suco de limão e azeite. Corte seis quadrados de papel alumino de 20 cm para embrulhar os filés. Cubra cada filé de salmão com fatias bem finas de linguiça, queijo e tomate fatiado.
Salpique com orégano e embrulhe no papel alumínio. Arrume os filés embrulhados num recipiente refratário e cozinhe no forno a 200ºC, por 20 minutos ou até o peixe ficar macio. Sirva quente acompanhado de salada.
Salmón de Chile