Descubra até que ponto os cosméticos conseguem realizar tudo o que prometem
A oferta de cosméticos disponíveis no mercado é incrivelmente variada, com produtos para as mais diversas finalidades, do combate a celulite ao tratamento de rugas e flacidez. E, com o avanço das tecnologias e estudos científicos, os produtos de beleza agregam cada vez mais benefícios e prometem resultados mais eficazes. Mas será que é possível conquistar todos os resultados prometidos nos rótulos? Para ter essa resposta, reunimos um time de especialistas para apontar quais promessas dos cosméticos realmente funcionam. Confira:
Creme para tratar varizes
Os cremes para varizes podem ter diversas funções, como hidratação ou cicatrização, mas tratamento das varizes não é uma delas. “Todos os cremes para varizes refrescam a perna, proporcionando sensação de alívio e descanso. Ou seja, esses produtos são ótimos para promover a melhora dos sintomas das varizes, mas sem tratá-las definitivamente”, afirma a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Para realmente tratar o problema, o ideal é que sejam realizados procedimentos indicados pelo médico especializado. “Cada caso requer um tipo de tratamento, que pode ser por meio da escleroterapia (injeções de glicose na veia), espuma densa, uso de lasers ou procedimentos que combinem as técnicas, como o ClaCs, técnica idealizada pelo Professor Doutor Kasuo Miyake que combina o laser transdérmico com escleroterapia para tratar veias menos calibrosas e superficiais na pele”, destaca a médica.
Pasta para clarear os dentes
O clareamento dental com cremes dentais é possível graças a ingredientes como o carvão ativado, que tem se tornado muito popular na formulação desse tipo de produto justamente por sua ação branqueadora. “Isso porque o carvão ativado é capaz de adsorver as partículas pigmentantes presentes nos dentes, ou seja, as porosidades do carvão ativado retêm as partículas que mancham os dentes”, explica o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy, doutor pela USP. “Vale frisar, no entanto, que o uso de cremes dentais com carvão ativado tem como função principal auxiliar a manutenção do clareamento profissional realizado pelos cirurgiões-dentistas”, diz o especialista.
Creme para combater a celulite
Os cosméticos para celulite apresentam uma performance limitada. “Temos que ter em mente que a celulite é uma alteração predominantemente localizada na região subcutânea (gordura) e não existem cremes com eficácia comprovada que agem no tecido gorduroso”, diz o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tratamento realmente eficaz é resultado da associação de múltiplas abordagens e sua eficácia vai depender do grau da celulite de cada pessoa. “Quadros mais acentuados de celulite, com nódulos e retrações significativas, realmente não desaparecem por completo. Já quadros mais brandos, com menos ‘furinhos’, podem apresentar uma melhora significativa com mudanças de hábitos de vida associadas à tratamentos estéticos”, diz a dermatologista Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Atualmente, existe uma diversidade de tecnologias que podem auxiliar no tratamento da celulite, incluindo radiofrequência, corrente eletromagnética e ultrassom microfocado. Os procedimentos não invasivos também são uma opção, como a subcisão, que é o descolamento da fibrose abaixo da pele associado ao preenchimento dos ‘furinhos’ com ácido hialurônico ou bioestimuladores injetáveis do colágeno. Esses tratamentos podem ser feitos isolada ou simultaneamente de acordo com cada caso”, completa a médica. No entanto, o que alguns produtos que contêm bases termogênicas (que geram calor) podem fazer é melhorar momentaneamente o aspecto da pele. “Para potencializar os resultados das sessões dos procedimentos, podemos associá-los, por exemplo, ao uso de um cosmético manipulado com Cafeisilane C, ativo à base de cafeína que ajudará na quebra da gordura e também auxiliará na reestruturação do tecido conjuntivo”, diz o Dr. Abdo Salomão.
Loção para crescimento capilar
As loções para crescimento capilar são muito populares entre os que sofrem com queda dos cabelos, mas sua eficácia vai depender dos ingredientes ativos utilizados em sua formulação. Uma dos ativos mais populares e eficazes é o famoso Minoxidil. “O Minoxidil possui uma ação vasodilatadora que promove o crescimento capilar através do aumento da fase anágena (crescimento) dos fios, além de ter o potencial de reverter a miniaturização dos cabelos”, explica o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Creme para amenizar estrias
A eficácia de cosméticos no tratamento das estrias depende do estado dessas alterações. Estrias mais recentes, que ainda apresentam uma coloração avermelhada, por exemplo, podem ser combatidas com cremes à base de ácido retinóico e ácido glicólico e laser. Já para tratar as estrias mais antigas e esbranquiçadas é interessante apostar em tratamentos como a radiofrequência microagulhada Eletroderme. “As agulhas do equipamento ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, assim preservando a superfície. Isso faz com que a temperatura da derme chegue até 70 ºC, estimulando a produção de colágeno e refazendo as fibras rompidas que formam as estrias”, afirma o Dr. Abdo Salomão.
Creme para preencher rugas
Os cosméticos preenchedores são opções para amenizar rugas, pois agem na redução da aparência da idade estrutural da pele, estimulando a manutenção dos compartimentos de gordura, responsáveis pela sustentação da pele da face, e promovendo efeito tensor e lifting imediato para tratamento das rugas dinâmicas e estáticas. Entre os ativos com ação preenchedora mais conhecidos encontrados em cosméticos estão o Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular e a Vitamina C. Porém, com o avanço das tecnologias, ingredientes ainda mais eficazes nesse sentido estão surgindo, como é o caso do SWT7. “O SWT 7 é um ativo muito utilizado para produtos de cicatrização e preenchimento, pois atua nas células-tronco do tecido adiposo e estimula a produção de fatores de crescimento do queratinócito, melhorando a renovação de peles maduras e com rugas, diminuindo o afinamento da pele e atuando diretamente nas rugas verticais”, explica a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
Creme para clarear manchas
O uso dos cosméticos clareadores é uma boa estratégia para combater as manchas. “É possível, sim, obter um resultado bem satisfatório no tratamento e controle das manchas apenas com o uso de dermocosméticos e mudanças no estilo de vida. E mesmo quando associamos procedimentos estéticos, como aparelhos de lasers ou peelings, uma boa rotina de cuidado com a pele é fundamental para garantir o sucesso do tratamento”, explica a Dra. Patrícia Mafra. O uso dos dermocosméticos clareadores é especialmente importante para pacientes com melasma, já que se trata de uma doença crônica, isto é, sem cura definitiva, necessitando, assim, de cuidados constantes em casa através do uso de cosméticos clareadores associado a aplicação diária de fotoprotetor para manter as manchas características da condição sobre controle. “Podemos dizer que o uso de dermocosméticos clareadores em casa é o pilar do tratamento das manchas. Microagulhamento, peeling ou laser entram como complementações”, destaca a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos. Mas é claro que para atingir esse resultado, é necessário investir em cremes e loções que tenham ação efetiva contra as manchas.
________________
FOTO: Adobe Stock