Conheça os 7 hábitos que você deve incluir na rotina para manter a pele livre de manchas
Um dos problemas de pele que mais incomodam no rosto, tanto para mulheres, quanto homens e adolescentes, são as manchas, já que elas podem surgir na juventude, em decorrência da acne ou exposição solar sem proteção, e na fase adulta, quando a correria do dia a dia nem sempre é amiga da rotina de skincare, deixando a derme mais vulnerável aos fatores que podem causar manchas.
Segundo o farmacêutico Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA, uma das manchas mais comuns é o melasma, que é uma hiperpigmentação da pele resultante da exposição solar e, também, de outros fatores, como mudanças hormonais, tipo de pele, predisposição genética, quantidade de melanina, dieta e níveis de vitaminas.
“Muitas pessoas acham que, depois que as manchas surgem, não há mais volta. Mas isso não é verdade. Além de ser possível tratar o melasma com dermocosméticos, alguns hábitos bem simples também podem ser inseridos na rotina diária para manter a pele saudável e livre de manchas”, ressalta o Dr. Maurizio Pupo.
Como prevenir ainda é a melhor “arma de ataque” contra as manchas, o Dr. Maurizio Pupo lista sete hábitos que devem ser incorporados no dia a dia de quem deseja manter a pele longe das manchas. “Para incluir esses hábitos na rotina são necessários apenas alguns ajustes diários, mas que irão fazer toda a diferença na saúde da sua pele. Além disso, são hábitos que também contribuem para a saúde do corpo e da mente como um todo, ou seja, mais um motivo para ficar atento a eles”, ressalta Dr. Maurizio. Confira:
1. Aplique protetor solar todos os dias
Uma das principais etapas da rotina de skincare é o uso diário de protetores solares, pois, além de nos proteger de queimaduras e vermelhidão, também atuam na proteção contra outros malefícios que a radiação solar pode oferecer para nosso corpo, como o melasma, manchas escuras e lentigo senil, envelhecimento precoce, danos ao DNA, diminuição da imunidade cutânea, degradação do colágeno, elastina e ácido hialurônico, surgimento de rugas, linhas de expressão, flacidez e o temido câncer de pele.
2. Invista em tratamentos clareadores
Existem diversos produtos clareadores hoje no mercado de dermocosméticos, capazes de retardar a formação de melanina na pele, como os famosos antioxidantes. Um dos mais queridos entre os amantes do skincare é a vitamina C, que, além de clarear a pele, também possui ação antienvelhecimento, que garante firmeza e elasticidade da pele.
3. Tenha uma dieta rica em antioxidantes de fonte vegetal
Uma dieta rica em antioxidantes de fonte vegetal é importante para a saúde da pele e bem-estar geral. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres no corpo, prevenindo o dano celular e o envelhecimento precoce, como o surgimento de manchas escuras. Alimentos como frutas, verduras, grãos integrais e nozes são fontes abundantes de antioxidantes, além de fornecem vitaminas, minerais e fibras importantes para a pele. Adicionar mais alimentos vegetais à dieta também pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer. Para ter uma dieta equilibrada e saudável, é importante incluir uma ampla variedade de alimentos vegetais em sua dieta diária.
4. Tome cuidado com o sol mesmo na sombra
As radiações solares atingem nossa pele, mesmo sob a sombra, ultrapassando tecidos, folhagem ou outras precauções, refletindo até mesmo superfícies naturais. Ou seja, mesmo sob sombras, recebemos até 50% de toda radiação ultravioleta (UVA, UVB e UVC) emitida pela luz solar.
5. Proteja a pele mesmo em ambientes fechados
A luz azul e visível emitida por dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, pode piorar o melasma. Isso ocorre porque essas luzes podem penetrar mais profundamente na pele e estimular a produção de melanina. Para prevenir o agravamento do melasma, é recomendado o uso de protetor solar com ação anti-luz azul e visível.
6. Mantenha a pele hidratada e protegida
As peles com fototipos mais altos tendem a manchar sempre que são agredidas, feridas ou machucadas. Então, por menor que seja a irritação causada por qualquer motivo na sua pele, hidrate-a abundantemente com dermocosméticos hidratantes e a proteja intensamente contra a ação do sol, pois isso evita um tipo de mancha muito comum, conhecida como hiperpigmentação por inflamatória.
7. Tenha uma rota de fuga para momentos de estresse
O excesso de estresse pode desencadear uma série de problemas de saúde, inclusive, uma piora no quadro de melasma. Por isso, por mais corrida e estressante que seja a sua rotina, tente sempre incluir no dia alguma atividade relaxante, como ioga, meditação, ou algum hobby que te agrade, como ler, ver séries, ouvir música ou sair com amigos.
______
FOTOS: Adobe Stock