Conheça as montadoras chinesas de automóveis premium presentes no Brasil
O mercado de carros híbridos e elétricos está evoluindo muito rapidamente. Desde que Go Where Business iniciou a série de matérias, no ano passado, com propulsores 100% movidos a baterias, a autonomia dos automóveis aumentou, as tecnologias avançaram e, agora, são cada vez mais comuns nas ruas. Dentro desse conceito, há duas montadoras chinesas no Brasil que estão realizando operações bastante produtivas, oferecendo muita qualidade e carros arrojados em todos os sentidos, da tecnologia ao conforto, sem esquecer-se dos preços atrativos e design bem cuidado. Uma delas é a GWM, que iniciou a comercialização de seus carros no Brasil de uma forma inovadora. Com um depósito de R$ 9 mil é possível reservar o modelo Haval H6, estando em qualquer parte do país, por meio da plataforma de e-commerce Mercado Livre. A GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação por aqui. Em 2024, a montadora irá inaugurar a sua fábrica em Iracemápolis (SP), com capacidade de produção instalada de 100 mil veículos por ano. Nos próximos três anos, a empresa pretende lançar 10 novos carros no mercado brasileiro, uma média de dois a cada seis meses, já a partir do segundo semestre de 2023.
Atualmente, a GWM está presente no mercado brasileiro com os SUVs híbridos Haval H6 em três versões e cinco configurações: Haval H6 Premium HEV sem teto solar (R$ 214.000), Haval H6 Premium HEV com teto solar (R$ 224.000), Haval H6 Premium PHEV AWD sem teto solar (R$ 269.000), Haval H6 Premium PHEV AWD com teto solar (R$ 279.00) e Haval H6 GT PHEV AWD (R$ 315.000, sempre com teto solar). Todos são ano/modelo 2023/2024. “São produtos com muita tecnologia. O que se traduz em veículos conectados, mais seguros e com alta qualidade. A preocupação da GWM com o cliente também reflete no oferecimento de produtos que atendam plenamente os mercados onde atua”, informa Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil. “O nosso início está superando as expectativas. O GWM Haval H6 se tornou o híbrido mais vendido do Brasil pelo segundo mês consecutivo (dados de maio e junho de 2023). Esses resultados que estamos colhendo agora são fruto do planejamento e dedicação na preparação dos veículos e no nosso sistema de vendas inovador. Acreditamos que esses resultados continuarão nos próximos meses, considerando que ainda temos novidades para surpreender ainda mais os nossos consumidores e o mercado brasileiro.”
Apesar de o Haval H6 PHEV ser um híbrido plug-in, ele é o único que combina desempenho de um modelo esportivo, graças a seus 393 cavalos, com a real experiência de dirigir um carro elétrico, pois é o híbrido com a maior autonomia elétrica do Brasil, que é de até 170 km, enquanto a média do mercado é entre 30 km e 50 km. Além disso, ele não tem diferenças no nível de acabamento ou de equipamentos: todos eles têm o mesmo pacote de tecnologia, conectividade e segurança. As versões se diferenciam apenas pela motorização e pelo visual. O grande diferencial do sistema da GWM é que o cliente de qualquer município do Brasil receberá atendimento personalizado e poderá comprar um veículo da marca mesmo que não exista uma concessionária na sua região.
Isso só é possível graças ao inédito sistema GWM Delivery, que cobre 100% do território brasileiro, pois faz a entrega grátis do carro na casa do cliente ou em qualquer endereço das 5.570 cidades do Brasil que o comprador indicar. A meta da GWM é expandir sua rede autorizada ao longo do ano e inaugurar, até o fim do ano, um total de 52 concessionárias. Outro destaque é o carregador de parede WEG, chamado Wallbox, que a GWM vende em suas concessionárias com garantia exclusiva de três anos. Esse equipamento permite a recarga da bateria de 34 kWh do Haval H6 plug-in (Premium PHEV ou GT PHEV) de 0 a 100% em cerca de 5 horas. Com todos estes diferenciais, a empresa já vem obtendo ótimos resultados: no primeiro mês de operação no Brasil, o Haval H6 é o híbrido mais vendido no País. Foram 960 carros emplacados e entregues aos clientes em maio deste ano, antes mesmo do lançamento da campanha publicitária e da inauguração de sua rede de concessionárias.
BYD: atuação ampla no País
A relação Brasil e BYD teve início em 2015, com a inauguração da primeira fábrica de chassi de ônibus elétricos, em Campinas (SP). Hoje, a empresa é responsável pela montagem de ônibus padron (13m) de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), fretamento (D9F) e articulados (22m) piso alto e piso baixo (D11A e D11B), que ganham carrocerias feitas por parceiros locais. Os ônibus elétricos BYD possuem de 250 a 300 quilômetros de autonomia, o que permite que eles rodem o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total (0% a 100%) se dá num período de três a quatro horas. Em 2021, a BYD emplacou 593.745 carros elétricos somente na China, o que representou crescimento de 231,6% em comparação ao ano anterior. Globalmente, a empresa atingiu a expressiva marca de 730.093 unidades comercializadas. Isso significou aumento de 75,4% em relação a 2020. Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no País, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil. “Chegamos com a missão de mostrar que a BYD tem estratégia e capacidade para trazer ao Brasil a melhor tecnologia aliada à alta performance. Nosso plano de expansão para 2023 é chegar a 100 concessionárias”, enfatiza Henrique Antunes, Diretor de Vendas da BYD no Brasil em entrevista exclusiva à Go Where Business. O modelo top de linha da empresa hoje no Brasil é o Tan EV, 100% elétrico, com valor de R$ 529.890. Equipado com uma bateria de 86,4 kWh, o BYD TAN pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. Essa bateria permite autonomia para percorrer distâncias de 437 km, segundo dados PBEV (INMETRO).
A BYD, assim como a GWM, tem ambição de investir e crescer no Brasil. “Com a expansão da rede de concessionárias, estamos gerando mais de 600 empregos diretos e 1000 indiretos. Além disso, vamos investir cerca de 10 bilhões no país nos próximos cinco anos com a produção de automóveis por aqui”, revela Henrique. O executivo ainda nos conta que este ano a marca lança mais dois produtos que entram no portfólio de vendas do mercado brasileiro e em 2024 o planejamento é ter mais quatro carros novos no Brasil. “Vamos ter o maior line-up de veículos elétricos distintos e inovadores no Brasil. E, em primeira mão, em 2025 teremos uma picape elétrica BYD aqui no mercado brasileiro”, conta Henrique.
Os outros carros da BYD já comercializados no Brasil são o SUV médio Yuan Plus, inclusive já avaliado pela reportagem de Go Where, que custa R$ 269.990. O BYD Han EV sedã é o segundo veículo de passeio vendido no Brasil. Este sedã premium está disponível em versão única, com um valor de R$ 539.990. Já o BYD Song Plus tem preço muito atrativo também. Este utilitário médio tem preço de R$ 269.990 – pouco mais em conta que os rivais diretos Jeep Compass 4xe e o nacional Caoa Chery Tiggo 8 Pro. Agora, a BYD acaba de lançar o Dolphin, hatch com tamanho maior do que compactos elétricos como Kwid E-Tech e o içar, por exemplo, que custam cerca de R$ 150 mil. Além da vantagem do espaço interno, se destaca pelo preço competitivo de R$ 149.800. Com isso, acaba de se tornar o mais barato do Brasil.
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Por Aroldo de Oliveira
FOTO DESTAQUE: HAN EV 2022, da Byd /Divulgação
FOTO: Divulgação GWM/Marcos Camargo (Haval H6 GT) e Divulgação Byd (Tan)