Conheça a história do jornalista e neurocientista Fabiano de Abreu
A história da criação de personagens, ou personalidades, para a imprensa sugere uma facilidade que, de fato, não existe. É um trabalho árduo, pensado a cada dia, todos os dias. A demanda da imprensa é cada vez mais exigente e o público cada vez mais ávido de novidades e temas interessantes. Fabiano de Abreu e a sua empresa de assessoria MF Press Global, foram os responsáveis por mais de mil nomes projetados na imprensa, entre eles nomes como Cris Cyborg, quase todas as musas fitness, as panicats, a bandeirinha Fernanda Colombo, médicos, advogados, entre muitos outros profissionais de diferentes segmentos. A MF Press Global conta com um número grande de clientes de vários segmentos profissionais e, por essa razão, tem a capacidade de criar uma linha de assessoria que acompanha as necessidades específicas de cada cliente.
Fabiano de Abreu também ficou conhecido como o assessor que revelou mais pessoas do público LGBT+ como Thalita Zampirolli, Melissa Paixão e Marcela Porto, assim como a agência foi a que mais divulgou e apoiou pessoas negras na História do Brasil com nomes como Nayara Justino, Adi Cudz, Eric Santos, Ivi Pizzott e muitos outros nomes. A inclusão é palavra de ordem. Abreu acumula ainda funções de diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, conseguindo fazer a trajetória de um médico com uma excelência única.
Aos seus conhecimentos como jornalista e assessor, juntou a sua experiência como doutor em neurociências e psicologia. Essa panóplia de informação ajudou na movimentação, na análise de estratégias que têm como última função ajudar os seus clientes no que ele chama de “sucesso saudável, onde vincula o sucesso ao respeito e orgulho”.
“A vida pode ser simples e o caminho para o sucesso é um tanto quanto óbvio. A fama acontece mediante a competência, admiração, respeito e, claro, a quantidade de aparições. Quem não é visto não é lembrado é uma boa frase antiga. Mas tenho outras atuais como: Na era da mídia social em que, “todos são bons”, a imprensa entra como carimbo de qualidade, autoridade e confirmação.”, palavras do assessor e que regem o seu trabalho, “Há também a questão do tagueamento, hoje em dia ninguém contrata sem buscar o nome no Google e a imprensa determina o SEO muito mais que a mídia social.”
Todos os caminhos para sobressair em um mundo tão competitivo. A questão é como ser visto e não apenas ser visto. Fabiano garante que o segredo da criatividade advém da filosofia, uma das suas principais paixões. Modéstia já que é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra.
Ver a vida, as pessoas, com olhos humanos e entender as nuances de cada personalidade sem julgar, é uma condição favorável. Abreu garante que nem sempre é fácil e que, muitas vezes, os clientes podem não gostar do seu plano numa primeira análise mas logo ele entenderá e vai valorizar. Isso já aconteceu muitas vezes segundo o próprio que acrescenta que nem sempre sabemos o melhor para nós mesmos, ou não existiriam psicólogos. Também há a questão do espaço-tempo. Ninguém consegue ter sucesso sem ter alguém para gerir este sucesso já que, o profissional tem que se preocupar com a sua profissão e o assessor, com a sua imagem, com o marketing.
“Não se pode querer fazer tudo ao mesmo tempo ou não se tem tempo de fazer disso, algo financeiramente rentável.”
A empresa também lida com as questões do selo de verificação, que todos o almejam como se fosse a única solução da vida. Mas para ter o selo precisam existir estratégias e essas resultam em matérias em veículos verdadeiramente significantes. Isso fez crescer a assessoria de imprensa em valor nos últimos anos. Segundo Fabiano de Abreu, tivemos um bom momento há 10 anos atrás, com jornalistas e assessores de alto padrão. Depois tivemos a fase em que todos se diziam assessores e isso fez baixar o valor do serviço. E agora com o selo, voltou a valores em patamares de 10 anos atrás. Contudo, salienta que o trabalho árduo e direcionado é a melhor solução para quem quer divulgar a sua carreira na imprensa.