Confira três grandes novidades elétricas sobre duas rodas
A motocicleta Ducati MotoE foi à pista pela primeira vez no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli (Itália), justamente onde o acordo com a Dorna Sports foi anunciado recentemente. O protótipo da motocicleta elétrica, com o codinome V21L, é o resultado do trabalho conjunto da equipe da Ducati Corse e dos engenheiros de P&D da Ducati, liderados por Roberto Canè, Diretor da Ducati eMobility, e foi levado para a pista por Michele Pirro, profissional piloto e piloto de testes da Ducati desde 2013, que avaliou as características técnicas e potencial da primeira moto elétrica da Ducati.
Roberto Canè, Diretor eMobility da Ducati enfatizou: “Estamos vivendo um momento extraordinário. Acho difícil acreditar que é realidade e ainda não é um sonho! A primeira Ducati elétrica na pista é excepcional não só por sua singularidade, mas também pelo tipo de empreendimento: desafiadora tanto por seus objetivos de desempenho quanto por seus prazos extremamente curtos. Precisamente por este motivo, o trabalho de toda a equipe que se dedica ao projeto tem sido incrível e o resultado retribui o esforço realizado nos últimos meses. Certamente ainda não terminamos; na verdade, sabemos que o caminho à frente ainda é muito longo, mas, entretanto, colocamos um primeiro ‘tijolo’ importante.”
“A moto já tem um bom equilíbrio. Além disso, a ligação do acelerador na primeira fase de abertura e a ergonomia são muito semelhantes às MotoGP” Michele Pirro, piloto de testes da Ducati
Michele Pirro, piloto de testes da Ducati, completou: “Testar o protótipo do MotoE no circuito foi uma grande emoção, porque marca o início de um capítulo importante na história da Ducati. A moto é leve e já tem um bom equilíbrio. Além disso, a ligação do acelerador na primeira fase de abertura e a ergonomia são muito semelhantes às MotoGP. Se não fosse pelo silêncio e pelo fato de neste teste termos decidido limitar a potência em apenas 70% do desempenho, poderia facilmente imaginar que estava andando com minha bicicleta.”
Os desafios mais importantes no desenvolvimento de uma motocicleta elétrica de corrida continuam relacionados ao tamanho, peso e autonomia das baterias. O objetivo da Ducati é fazer com que motocicletas elétricas de alto desempenho e caracterizadas por sua leveza estejam disponíveis para todos os participantes da Copa do Mundo FIM Enel MotoE. O foco do projeto é, além da melhor performance, a contenção do peso e a consistência do fornecimento de energia durante a corrida, obtidos graças à atenção no desenvolvimento de um sistema de refrigeração adequado ao objetivo.
A experiência da Ducati na Copa do Mundo FIM Enel MotoE será um suporte fundamental para P&D de produtos. O objetivo é criar, assim que a tecnologia permitir, um veículo elétrico Ducati para uso rodoviário que seja esportivo, leve, emocionante e capaz de satisfazer todos os entusiastas.
e-Bikes da Fantic
Muito além de uma aposta no mercado de bicicletas elétricas (e-bikes), o grupo 2W Motors trouxe a italiana Fantic para o país, em 2020, para apresentar um produto de padrão diferenciado e de alta performance, aliado a um estilo de vida mais saudável e sustentável. Os empresários Raul Fernandes Jr e Maurício Fernandes escolheram Luciano Lancellotti, o KDra, para embaixador da Fantic no Brasil.
KDra escolheu o modelo XF1 160 Integra para pilotar, sobretudo nas trilhas da região da Serra da Cantareira, em São Paulo, onde reside há 25 anos e também comanda a Cantareira Ride Bike School. “A Fantic é a Ferrari das e-bikes para mim. Todo o conjunto da ciclística, eficiência, a bateria potente com boa autonomia e a escolha de cada equipamento que compõe o funcionamento são fantásticos”, elogia. E sobre as mountain bikes de pedal assistido por motor elétrico ele completa com irreverência: “As maravilhosas e-MTB estão fazendo com os rolês, o mesmo que as guitarras elétricas já fizeram com a música. Elas vieram para amplificar geral.”
A linha completa da Fantic que está sendo comercializada tem os modelos Urban, Issimo Urban, E-mtb, XF1 150 Integra, XF1 160 Integra, XF1 160 Integra Carbon e XF1 180 Integra, que tem agradado os entusiastas por bikes. “A XF1 150 Trail da linha de mountain bike é a mais procurada pelo excelente custo-benefício. Entretanto, a XF1 160 a XF1 180 também têm deixado nossos clientes bem satisfeitos pela performance e custo-benefício, apesar de serem produtos com propostas e diretrizes diferentes”, explica o empresário. Em breve, estarão trazendo ao país uma nova marca de bicicletas, a KTM Bike Industries. O modelo FANTIC XF1 INTEGRA 180 RACE custa R$ 64.900.
Showroom Moema
Avenida Indianópolis 564, SP
fanticbikes.com.br
Fat Bike
A Eletricz, distribuidora brasileira especializada na mobilidade elétrica, acaba de lançar no mercado brasileiro a nova bicicleta elétrica Fat Bike Coswheel T20. O novo modelo oferece ótimo desempenho, design arrojado, velocidade máxima de até 45 km/h, autonomia de até 160 quilômetros e pesa apenas 32 kg.
Ela está sendo vendida com preços a partir de R$ 11.691,00, à vista. A nova Fat Bike Coswheel T20 oferece ao consumidor brasileiro o que existe de mais moderno e arrojado no mercado global de bikes eletrificadas. “É uma bicicleta completa, ideal para o público que busca tecnologia de última geração e deseja uma mobilidade ecologicamente correta e sem congestionamentos”, explica Márcio Canzian,
CEO da Eletricz.