Como escolher o hidratante corporal ideal para proteger sua pele do ressecamento

Com a queda das temperaturas, é comum que a pele fique mais ressecada, áspera e, em alguns casos, apresente descamação. “Durante o inverno, a pele sofre com o ressecamento causado pelo ar mais seco e pelos banhos quentes. Por isso, é essencial apostar em hidratantes com ativos que atuem em diferentes frentes: reposição de água, retenção de umidade e reparo da barreira cutânea. Para isso, os hidratantes combinam substâncias como umectantes (que atraem água para a camada mais externa da pele), emolientes (que preenchem os espaços entre as células com lipídios) e oclusivos (que impedem a perda de água)”, explica a dermatologista Cindy Matsumoto.
O primeiro passo para escolher o hidratante ideal é conferir o rótulo e verificar os princípios ativos presentes na fórmula. Entre os mais eficazes estão:
-
Ureia (até 10%) – melhora a absorção de água, promove renovação celular e fortalece a barreira cutânea;
-
Glicerina – atrai e retém água na pele, além de contribuir para sua reparação;
-
Ácido hialurônico – ajuda a manter a estrutura do estrato córneo e otimiza a barreira contra a perda de água;
-
Ceramidas – restauram os lipídios intercelulares em proporção fisiológica.
Depois, escolha a textura que mais se adapta ao seu tipo de pele e às suas preferências. O hidratante em creme combina água e óleo de forma equilibrada, sendo ideais para peles normais a secas. Ele é mais denso do que a loção corporal, que, por sua vez, é mais leve e fácil de espalhar.
“O óleo corporal funciona como um reforço, pois ajuda a reter a umidade — especialmente quando aplicado sobre a pele úmida —, mas não substitui o hidratante”, alerta a dermatologista. Já o gel-creme é mais indicado para peles oleosas ou com tendência à acne, especialmente em áreas como as costas.
O momento da aplicação também faz diferença no resultado: o ideal é usar o hidratante logo após o banho, com a pele ainda levemente úmida. “Nessa fase, a pele está mais receptiva aos ativos hidratantes. Além disso, o produto ajuda a ‘selar’ a umidade, prolongando os efeitos da hidratação”, ensina a especialista.

FOTOS: Divulgação
Agora que você já sabe como escolher e aplicar corretamente o hidratante corporal, confira algumas sugestões de produtos que ajudam a manter a pele longe do ressecamento:
1. Gliventi Hydra Intense, da Ada Tina. Loção corporal com tripla ação hidratante que fortalece a barreira cutânea, combate o ressecamento e deixa a pele mais macia, nutrida e protegida.
2. Essencial Soft Milk, da Nivea. Com ácido hialurônico e manteiga de karité, hidrata profundamente e proporciona um toque macio e sedoso, sem deixar a pele oleosa.
3. Ureadin Cream 10, da ISDIN. Hidratante intensivo com ureia, pantenol, vitamina E e glicerina. Combate o ressecamento de peles secas e sensíveis com hidratação profunda e duradoura.
4. Loção Hidratante Pele Seca a Extra Seca, da CeraVe. Indicada para peles ressecadas, ajuda a restaurar a barreira natural da pele, retendo a umidade por até 24 horas.
5. Lipikar, da La Roche-Posay. Loção de rápida absorção que acalma a pele, recupera os danos e reforça a resistência cutânea.
_______
POR Cibele Carbone
Fotos: Adobe Stock (modelo) e Divulgação (produtos).