Claudio Souza Pinto encanta ao criar “O Teatro da Vida” em suas obras
“Todos nós temos diferentes máscaras de comportamento, que surgem de acordo com a ocasião…”. Essa frase emblemática é do artista plástico Claudio Souza Pinto, que explora seu talento de maneira criativa e moderna, em obras que chamam a atenção pela expressividade e positividade, representadas por pinturas, que são imagens vivas as quais ele caracteriza como “O Teatro da Vida.”
Nascido em 1954, em São Paulo, Claudio Souza Pinto iniciou sua vida de artista muito cedo. Aos quatro anos de idade, já começava a modelar pequenos animais de argila com imensa facilidade. Foi quando seu tio Bernardo Cid, principal inspiração artística, notou um dom diferenciado na família. Também artista, Bernardo passou a incentivar Claudio a se descobrir dentro da arte e acabou sendo um dos principais motivadores de seu talento. Autodidata, aos 11 anos, Claudio já vendia suas próprias telas. E, desde então seguiu pintando, fazendo ilustração, sempre na área da arte. Mais tarde viria a se formar em desenho industrial pela Mackenzie em São Paulo, aperfeiçoando ainda mais seu talento. Tamanho potencial fez o artista rumar para Paris, onde encontraria sua linguagem artística. Já tendo o talento reconhecido pelo salão de outono de Paris, um dos mais importantes e renomados da Europa, começou a fazer diversas mostras e dar os seus primeiros passos na carreira artística.
A linguagem da arte de Claudio Souza Pinto, que conhecemos hoje, surgiu em 1997 quando em Paris, em uma de suas exposições, teve a oportunidade de entrar em um camarim de atores do Opera Garnier – e ficou fascinado pelo cenário. Com as imagens na cabeça e milhares de desenhos surgindo ao mesmo tempo, Claudio deu vida ao que chama de “O Teatro da Vida”: Uma serie de personagens que representam os sentimentos cotidianos, mas que não passam apenas de vestes e uma máscara. “A linguagem é uma representação social de todas sensações possíveis que uma pessoa pode colecionar durante sua vida, sejam elas tristes ou alegres”, explica o artista. Com uma brincadeira bem humorada de cores e personagens marcantes, seus quadros provocam sentimentos diferentes em cada pessoa que os admira. “Assim, revitalizam memórias, trazem alegria e criam um ambiente único”, enfatiza Claudio.
O artista, com o passar dos anos atualizou ainda mais seu trabalho. “Apliquei uma mudança de aprimoramento da técnica, com mais uso de sombra, para deixar a pintura mais rica em detalhes”, explica.
A arte de Claudio Souza Pinto não para. “Temos convite para expor uma galeria em Dubai, no inicio de 2025, e também em Seul, Coréia do Sul, no segundo semestre do ano que vem”, reitera Claudio.
O acervo das obras do artista está à disposição do público para venda. São pinturas originais em óleo sobre linho, e as novas encomendas podem ser feitas diretamente com a equipe dele. “As pinturas por encomenda são da seguinte forma: faço um desenho em preto e branco, no tema e tamanho desejado para aprovação”, explica. “Meu Ateliê fica na cidade de Itatiba, SP, onde trabalho. A principal característica da minha arte, penso que está na autenticidade da minha linguagem, ela é original, totalmente minha criação. A linguagem da minha arte é baseada no sentimento, da minha vivência e história, o sucesso é consequência do trabalho. A inspiração vem do meu coração, da minha vida, do meu cotidiano”, conclui Claudio Souza Pinto.
www.claudiosouzapinto.com.br
Tel.: (11) 98339-3689
E-mail: contato@claudiosouzapinto.com.br
https://www.instagram.com/arteclaudiosouzapinto/
_________
FOTOS: Divulgação