Citroën Basalt é o SUV Turbo e automático mais acessível do Brasil

Nesta avaliação para a Coluna Mobilidade, notamos que o principal diferencial do Citroën Basalt é a combinação de um design SUV cupê moderno com um preço acessível. O modelo oferece uma estética esportiva e elegante, típica de SUVs cupês, sem comprometer a acessibilidade financeira. O modelo SHINE TURBO AT (testado pela reportagem), com motor turbo T200, com 130cv, rodas diamantadas de 16” e ar-condicionado digital tem preço de R$ 118.200. Porém, o modelo Feel MT tem preço a partir de R$ 100.490. Além disso, o Basalt destaca-se pelo espaço interno generoso e um porta-malas de 490 litros, proporcionando conforto e praticidade para os ocupantes e suas bagagens.
“Este posicionamento extremamente competitivo mostra a importância que a Citroën dá à acessibilidade de seus produtos, democratizando uma mobilidade com estilo e conforto que até então só estava disponível em modelos superiores. Com o Basalt concluímos com chave de ouro o projeto C-Cubed, uma iniciativa inovadora que permitiu aos nossos clientes ter ao seu alcance veículos que se sobressaem em diversos aspectos, com a força do desenvolvimento e expertise da Stellantis na região”, afirma Felipe Daemon, Vice-Presidente da Citroën para a América do Sul.

FOTO: Divulgação/Pedro Bicudo
O Citroën Basalt reúne praticamente todos os elementos que foram antecipados pelo conceito Vision, incluindo um design único, proporções elegantes e muita robustez transmitidas por linhas fortes espalhadas por toda a carroceria. Esse conjunto produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ) com 80% de integração local embala uma estrutura moderna, preparada para oferecer o que há de melhor em seu segmento.
A gama é composta por três versões: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, que são complementadas pela exclusiva série especial de lançamento First Edition. Em todas elas o Basalt tem de série um pacote competitivo de equipamentos, além de atributos diferenciados em seu segmento. Começando, claro, por um atributo único: seu design.
Seu entre-eixos de 2,64 m permitiu a criação de um estilo proporcional, que une com perfeição a dianteira e traseira de balanços curtos — conceito que dá leveza ao desenho ao mesmo tempo em que favorece os amplos ângulos de entrada e saída. No Basalt, nenhuma curva ou linha tem somente uma função. Vincos nos para-choques, laterais e teto transmitem solidez ao mesmo tempo em que conferem ainda mais resistência às peças, enquanto elegantes elevações na parte posterior do teto otimizam a aerodinâmica e favorecem o posicionamento das articulações do porta-malas. O resultado é uma grande abertura da tampa sem perda de espaço para a cabeça de quem está no banco traseiro.
A escolha de cores especiais se faz presente nas opções disponíveis, começando pelo Cosmo Blue. Esse tom de azul faz sua estreia na gama Citroën no Brasil e é exclusivo do Basalt. Ele complementa um catálogo que inclui o vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise — com a especial adição do tom perolizado Branco Nacré, exclusivo do Basalt First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
Todo esse cuidado com o visual se mantém no interior, projetado para receber até cinco adultos com o máximo de conforto. O painel adota uma ampla faixa bicolor no tom Solar Bronze, integrando visualmente o painel digital colorido de 7” com a já consolidada e reconhecida central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Carplay e seis alto-falantes. Logo abaixo dele, a oferta do ar-condicionado digital automático permite a escolha da temperatura que melhor agrade aos ocupantes ao toque de um botão.

FOTO: Divulgação/Pedro Bicudo
A suspensão do Basalt foi projetada para que fosse entregue o máximo de conforto sem qualquer tipo de concessão. Com isso, ele pode rodar nas mais diferentes ruas e estradas sem perda de robustez e eficiência. Pneus de medida 205/65 oferecem sempre o máximo de aderência, enquanto rodas de liga-leve de 16 polegadas em todas as versões agregam ainda mais design ao conjunto.
O conforto também está em ter uma longa lista de equipamentos de série em todas as versões, e que inclui itens como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento inteligente da pressão dos pneus, painel digital colorido, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, faróis com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa (inclusive para manobras de ré).
A cabine desenvolvida com foco total na comodidade para os ocupantes entrega um amplo espaço interno para cabeças, pernas e ombros de todos, inclusive os passageiros que viajarem no banco traseiro (que também terão a facilidade de duas entradas USB dedicadas posicionadas entre os bancos frontais).
Sob o capô, duas opções de propulsão projetadas para o melhor uso de cada cliente. O motor 1.0 Firefly é conhecido por toda a região graças à sua eficiência e robustez comprovados por milhões de quilômetros rodados a bordo de diferentes produtos da Stellantis. No Basalt, ele é associado a um câmbio manual de cinco marchas e possibilita um ótimo consumo de combustível de até 14,6 km/l com gasolina na estrada (ciclo Inmetro/PBEV), possibilitando uma autonomia superior a 680 km com um só tanque.
O igualmente reconhecido motor Turbo 200 também dispensa apresentações. O conjunto de até 130 cv é o mais potente do segmento e, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução, dá ainda mais dinamismo ao Basalt. O propulsor Turbo 200 é o único da categoria com o exclusivo sistema Multiair III, que possibilita o ajuste constante do tempo e amplitude de abertura das válvulas de admissão de forma automática. Para o motorista isso resulta em ainda mais performance com muita eficiência.
__________
FOTOS: Divulgação/Pedro Bicudo