Chega ao Brasil ácido hialurônico injetável enriquecido com nutrientes que hidratam a pele
Pele bonita é sinônimo de pele saudável, bem cuidada por dentro e por fora. É claro que procedimentos injetáveis, como preenchimento de ácido hialurônico e toxina botulínica são bem-vindos para o rejuvenescimento, mas o segredo para conquistar resultados satisfatórios e uma pele jovem, luminosa e viçosa está na qualidade do tecido cutâneo. Por isso, é essencial que a cútis esteja sempre bem nutrida, o que agora pode ser conquistado por meio de uma substância injetável recém-chegada ao Brasil: o NCTF® (New Cellular Treatment Factor, ou Novo Fator de Tratamento Celular, em tradução livre).
“O NCTF® é uma fórmula exclusiva e patenteada que combina ácido hialurônico não reticulado com 53 nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde da pele e do bom funcionamento de suas estruturas, incluindo 12 vitaminas, 24 aminoácidos, 6 coenzimas, 5 ácidos nucleicos e 6 minerais. Essa sinergia é capaz de proporcionar uma hidratação profunda, estimular a produção de colágeno e elastina e melhorar a textura e qualidade da pele, conferindo uma aparência mais jovem, saudável e revitalizada ao tecido cutâneo”, afirma o dermatologista Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O especialista explica que o ácido hialurônico presente na fórmula, ao contrário da substância utilizada em preenchedores, não promove a volumização, mas, sim, a revitalização e hidratação de todas as camadas da pele, além de melhorar a performance dos outros nutrientes que compõem o produto. “O ácido hialurônico ainda é capaz de contribuir com a proliferação dos fibroblastos, que são responsáveis pela formação de colágeno. Assim, estimula a produção dessas fibras que contribuem com a firmeza da pele”, destaca o médico.
As outras substâncias encontradas no NCTF®, por sua vez, possuem papéis importantes específicos nos processos bioquímicos relacionados ao tecido cutâneo. “O produto conta, por exemplo, com vitamina C, antioxidante essencial para a síntese de colágeno, vitamina A, que contribuiu com a regeneração da epiderme e regula a atividade dos melanócitos e das glândulas sebáceas, e vitamina E, que também possui alta propriedade antioxidante, além de um complexo de vitaminas B”, afirma o especialista, que ainda destaca os aminoácidos presentes na composição, como a arginina, a prolina e a leucina, necessários para a produção das proteínas que compõem a matriz extracelular dérmica, principalmente o colágeno. “Além das vitaminas, o NCTF® conta com glutationa, que figura entre os antioxidantes endógenos mais eficazes. Minerais, como cálcio e fósforo, e coenzimas completam a fórmula, que também traz cinco ácidos nucleicos, necessários na replicação do DNA para fissão de fibroblastos e geração de RNA no processo de síntese de colágeno”, afirma o Dr. Renato Soriani.
De acordo com o dermatologista, o NCTF® pode ser aplicado no rosto, incluindo na região ao redor dos olhos e da boca, no pescoço, no colo e nas mãos, criando um microambiente favorável para os fibroblastos e favorecendo a formação de novo colágeno. “O resultado é uma pele mais bonita, saudável, jovem e luminosa, com textura mais uniforme, melhor hidratação, maior firmeza e elasticidade e redução das linhas finas. Já é possível notar melhora logo após a sessão, mas o efeito é potencializado gradualmente com o tempo. E, se necessário, mais sessões podem ser realizadas”, diz o médico, que ressalta que o NCTF® também tem sido apontado por estudos como uma estratégia eficaz no tratamento de vitiligo. “Além disso, o produto pode ser aplicado no couro cabeludo para revitalizar os folículos e favorecer o crescimento dos fios.”
O Dr. Renato Soriani explica que substância é aplicada na pele por meio da técnica conhecida como mesoterapia, que consiste em microinjeções do produto em diversos pontos do local a ser tratado. “O procedimento é extremamente seguro, com estudos demonstrando sua tolerabilidade e ausência de efeitos colaterais significativos. Durante a sessão, o paciente sente apenas um leve desconforto conforme as injeções são realizadas, o que pode ser minimizado com o uso de anestésicos. As sessões são rápidas e é possível retornar às atividades rotineiras logo após o procedimento, mas o paciente pode apresentar um leve inchaço e vermelhidão na área tratada”, afirma o dermatologista, que acrescenta que o procedimento não é indicado para pessoas com lesões ativas no local tratado ou com alergia aos componentes do NCTF®.
__________
FOTO: Adobe Stock