Carol Celico celebra o sucesso da grife Niini e da Fundação Amor Horizontal
São quase 1,2 milhão de seguidores acompanhando as dicas e o dia a dia da empresária e influenciadora digital Carol Celico, 37 anos, em seu perfil no Instagram (@cacelico), sua principal rede social. Por lá, ela fala sobre moda, família e empreendedorismo. Sempre de maneira leve, chic e sem ostentação. Nascida em São Paulo, no dia 26 de julho, Carol (cujo nome é Caroline, com E) ingressou no mundo digital há cerca de 15 anos, no Twitter (atual X). “Não sei dizer a data ao certo, mas me lembro que tudo começou ainda em 2007 ou 2008, quando meu perfil no Twitter começou a ganhar um alcance enorme. Na época, mesmo sem o termo ‘influenciador digital’ existir, muitas pessoas me pediam por dicas e conselhos. Usei aquela plataforma como ferramenta para alcançar esse público”, relembra Carol. Aos poucos, seu perfil foi se tornando mais conhecido na rede. “Meu trabalho e alcance foi aumentando com o passar dos anos. Lembro que, no início, meu perfil no Twitter era muito ativo e bastante engajado, ainda mais pensando na época, quando as redes sociais não eram tão populares quanto hoje.” Com a visibilidade, ela fez o mesmo caminho que muitos influenciadores e abriu um perfil no Instagram, em 2011. “Fico honrada em ter pessoas ali que me acompanham e têm carinho por mim há tantos anos!”
Holofotes
Mas não é de hoje que Carol está no foco na mídia. Filha de Rosangela Lyra, que trabalhou por 28 anos como presidente da Christian Dior, na adolescência ela acompanhava a mãe em suas viagens a trabalho, o que a aproximou bastante do mundo da moda. Depois, aos 18 anos, se casou com o jogador de futebol Kaká, com quem ficou durante 9 anos e teve dois filhos: Luca e Isabella, de 16 e 13 anos, respectivamente. Durante esse relacionamento, ela morou na Europa, onde aproveitou para cursar Fashion Business no Instituto Marangoni, em Milão, e Gastronomia no Le Cordon Bleu, em Madrid.
Trabalho social
Após a separação, Carol voltou a morar no Brasil com seus filhos. Nesta mesma época, ela criou a Fundação Amor Horizontal, em 2014, que apoia a infância e incentiva a cultura de doação. “Sou presidente e voluntária da Fundação e, nesses anos todos, já ajudamos mais de 335 mil crianças pelo país. Atualmente, estamos atuando com 60 mil crianças simultaneamente, que integram 149 ONGs parceiras distribuídas em todos os estados. Depois de anos de um trabalho atencioso, estamos ressignificando e reciclando a missão e valores para criar processos de impacto mais eficazes. Os próximos anos da Fundação Amor Horizontal vão ser ainda mais incríveis e vão seguir com nosso objetivo de expandir a cultura da doação e o suporte para quem mais precisa, nossas crianças”, explica Carol.
Empreendedorismo
A paixão de Carol pela moda ultrapassou as redes sociais e se transformou em negócio! Em 2021, ela fundou a grife Niini – batizada com o apelido de infância da influenciadora. Com a proposta de levar ao público roupas modernas e elegantes, ao mesmo tempo, a label nasceu como e-commerce, mas com o sucesso abriu suas portas no mundo real, com lojas nos shoppings Iguatemi e JK Iguatemi. Carol revela que sempre teve vontade de entrar para o mercado da moda, mas com algo inovador. Como consumidora e mãe, sentia que existia um gap no Brasil de marcas com identidade jovial, com opções exclusivas, confeccionadas com tecidos de alta qualidade, acabamentos impecáveis e tamanhos menores que o padrão – a grade de numeração começa no 32, praticamente inexistente no Brasil. Outro diferencial é a gama de itens genderless, feitos tanto para homens como para mulheres. A equipe de criação é liderada pela diretora de estilo Beatriz Parente, mas Carol participa ativamente da marca, que ficou famosa por oferecer desde a alfaiataria básica e chic até peças para a balada e casuais para o dia a dia. “Defino tudo com o estilo, é a parte mais gostosa do processo de desenvolvimento de produto e também o início da mágica – e muito trabalho – de tudo que vem depois. Estou presente em todas as etapas, então tudo tem um pouquinho de mim, e tenho a sorte de ter construído uma equipe maravilhosa e de confiança que compartilha comigo os valores e pilares da Niini.”
Vida em equilíbrio
Casada com Eduardo Scarpa, com quem teve seu filho caçula, Rafael, de apenas sete meses, Carol precisa administrar bem a agenda para conseguir cuidar da família, das mídias digitais, da Niini e da Fundação Amor Horizontal – com dedicação total. Como consegue? Ela tem a resposta na ponta da língua: “dividindo o tempo, e separando as prioridades para executar uma coisa de cada vez, com muito amor! Sou apaixonada por todos os ‘pratinhos’ que preciso segurar, muito por todos me completarem tanto como profissional, quanto como pessoa”, finaliza.
5 dicas by Carol Celico
“Minhas maiores dicas de moda e beleza acompanham o bem-estar pessoal, que acaba sendo o motor para nos sentirmos mais seguras e fortes.”
- Beber muita água
- Não dormir de maquiagem
- Hidratar bem a pele, não só do rosto, mas do corpo todo
- Tirar um tempo para si
- Nunca esquecer de agradecer
_________
POR Cibele Carbone
FOTO DESTAQUE: Divulgação Niini
FOTOS: Divulgação/Henrique Falci