Bugatti, Lamborghini e Maserati apresentam superesportivos com potência eletrificada

Existem carros. E existem os carros que habitam o imaginário de quem enxerga o automóvel como muito mais do que um meio de transporte. Em meio a esse cenário de alta octanagem, três lançamentos recentes se destacam como verdadeiros carros dos sonhos, capazes de despertar a paixão de entusiastas e colecionadores em todo o mundo: Bugatti Tourbillon, Lamborghini Temerario e Maserati GT2 Stradale.
O Tourbillon inaugura uma nova era eletrificada na Bugatti com um motor V16 aliado a três propulsores elétricos e um interior que mais parece uma peça de alta relojoaria. O Temerario marca a transição da Lamborghini para os híbridos sem abrir mão do DNA provocador da marca. Já o GT2 Stradale traduz para as ruas a alma competitiva da Maserati, combinando sofisticação italiana e espírito de corrida. Com produção limitada, preços milionários e engenharia de ponta, essas novidades confirmam que, quando o assunto é exclusividade sobre quatro rodas, ainda há muito fôlego no setor automotivo.
Bugatti Tourbillon
O sucessor do lendário Chiron marca o início da nova era eletrificada para a Bugatti, reunindo o que há de mais refinado na engenharia automotiva. A grande novidade está no coração do carro: equipado com um motor V16 de 8,3 litros naturalmente aspirado, desenvolvido em parceria com a Cosworth, e três motores elétricos, o Tourbillon entrega impressionantes 1.800 cv de potência combinada. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 2 segundos, e a velocidade máxima de 445 km/h pode ser atingida em somente 25 segundos. Mas o Tourbillon vai além da performance. Um dos pontos que mais chama a atenção é a cabine, com inspiração na alta relojoaria. Em vez de inúmeras telas e mostradores digitais, o painel combina instrumentação analógica feita à mão utilizando materiais como alumínio, titânio, rubi e safira, como um relógio de alto padrão. O design exterior é uma fusão de tradição e inovação, com linhas que remetem aos clássicos da Bugatti, mas com uma linguagem estética moderna e aerodinâmica otimizada. A estrutura do carro utiliza fibra de carbono com componentes impressos em 3D, como a suspensão, elevando o nível de precisão e leveza. O Tourbillon chega ao mercado custando a partir de US$ 4 milhões (cerca de R$ 22 milhões), com apenas 250 unidades produzidas e entregues a partir de 2026.

FOTO: Divulgação Bugatti
Lamborghini Temerario
O novo superesportivo da Lamborghini honra o espírito ousado da marca com uma proposta que mistura tradição e ruptura. O modelo chega para ocupar o lugar do Huracán, mas vai além: combina a potência de um motor V8 biturbo com sistema híbrido plug-in (PHEV) e arquitetura de tração integral. São 920 cv de potência distribuídos por três motores elétricos e um V8 de 4.0 litros. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e velocidade máxima de 343 km/h, o Temerario oferece o vibrar do motor nas pontas dos dedos. O visual segue a filosofia do design funcional e agressivo da marca. Linhas esculpidas, entradas de ar proeminentes, faróis afilados e proporções angulares fazem do Temerario um carro que chama atenção mesmo parado. A aerodinâmica ativa e os elementos móveis elevam a experiência de pilotagem a outro patamar. No interior, a cabine aposta em um ambiente voltado ao motorista, com painéis digitais de alta definição, acabamentos em fibra de carbono, Alcantara e couro nobre. São detalhes que reforçam a imersão na experiência Lamborghini. Mais do que um novo modelo, o Temerario representa a transição da marca para um futuro eletrificado, sem abrir mão da emoção e da identidade visual que tornaram os superesportivos de Sant’Agata Bolognese reconhecíveis em qualquer parte do mundo. Quem deseja ter um na garagem, precisará desembolsar ao menos US$ 350 mil (cerca de R$ 2 milhões).

FOTO: Divulgação Lamborghini
Maserati GT2 Stradale
O Maserati GT2 Stradale nasce onde o asfalto encontra a adrenalina das pistas. Com base no modelo de corrida MC20 GT2, a versão Stradale adapta o desempenho extremo para as ruas, sem diluir sua essência esportiva. Sob o capô, o já consagrado motor Nettuno V6 biturbo de 3.0 litros entrega 631 cv de potência e 720 Nm de torque. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade máxima de 324 km/h, oferece desempenho impressionante. Sua aerodinâmica avançada proporciona até 500 kg de downforce a 280 km/h, garantindo estabilidade em altas velocidades. O visual não esconde sua vocação de pista: para-choques esculpidos para otimizar a aerodinâmica, asa traseira imponente e capô ventilado. A estrutura leve e rígida, feita com monocoque de fibra de carbono, permite agilidade mesmo em curvas de alta velocidade. O interior aposta na simplicidade funcional. Poucos elementos, muita fibra de carbono e comandos voltados para a performance reforçam o caráter esportivo do modelo. Mas ainda há espaço para acabamentos premium e toques de sofisticação italiana. Limitado a 914 unidades, o GT2 Stradale reafirma a ligação histórica da Maserati com o automobilismo e oferece uma interpretação fiel do que significa levar um carro de corrida para as ruas — sem abrir mão da elegância que é marca registrada da casa de Modena. O GT2 Stradale chega ao mercado custando a partir de US$ 311 mil (cerca de R$ 1,8 milhão).

FOTO: Divulgação Maserati
_________
POR Jennifer Detlinger
FOTOS: Divulgação