Bob Esponja, O Musical!, sucesso da Broadway, estreia em São Paulo em 27 de julho
Já anote na agenda: dia 27 de julho estreia o espetáculo Bob Esponja, O Musical!, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Sucesso na Broadway, com canções originais de nomes como David Bowie, Cindy Lauper, John Legend, Steven Tyler e Joe Perry (do Aerosmith), Panic!At the Disco, The Flaming Lips e Sara Bareilles, finalmente chegou a hora do Brasil ter um montagem própria desse musical. No palco, os famosos personagens da Nickelodeon tentarão salvar a Fenda do Biquíni da extinção.
Bob Esponja, O Musical! tem produção da Touché Entretenimento, direção de Gustavo Barchilon, direção musical de Laura Visconti e versão brasileira de Anna Toledo. “Procuramos realizar algo que a Touché sempre faz: produções próprias, seguindo o que a bíblia do musical manda, mas com uma concepção original e direção autoral”, explica Renata Borges, produtora do musical.
O elenco traz no papel título o ator Mateus Ribeiro (que interpretou o protagonista de espetáculos como ‘Peter pan, o musical’ e ‘Chaves, um tributo musical’). Ele estará acompanhado por Davi Sá (Patrick Estrela), Analu Pimenta (Sandy), Ruben Gabira (Lula Molusco), Tauã Delmiro (Plankton), Naice (Sr. Sirigueijo), entre outros atores talentosos.
Um dos desafios da montagem brasileira é não apenas dialogar com a versão original sem ser réplica, mas também respeitar as características da série animada, que tem uma legião de fãs apaixonados e exigentes. “Um dos principais desafios da minha direção é humanizar o cartoon, sem deixá-lo caricato. Não estamos fazendo um musical com espumas ou os atores vestidos dos bonecos. Estamos transformando a imagem do desenho, criando algo que seja real e emocionante, mas que o público possa se identificar com os personagens”, celebra o diretor, Gustavo Barchilon.
A versão de Anna Toledo conta com leves “transposições” para o universo brasileiro, como as expressões caipiras da personagem Sandy (uma esquila do interior do Texas), que ficaram mais próximas ao interior de São Paulo, bem como o lugar favorito do Patchy, o Pirata, que ficou sendo a 25 de março, famosa rua de compras na capital paulista. “O mais interessante para mim é que o texto usa o universo surreal da Fenda do Biquíni para espelhar crises muito familiares a nossa realidade, como o racismo, o sensacionalismo da mídia, as fake news, a crise climática. Tudo isso com humor, sem cair no didatismo. É muito inteligente”, comenta Anna.
A música será executada ao vivo, com uma orquestra composta por 10 integrantes e direção musical de Laura Visconti, que não esconde seu entusiasmo com o material. “Exatamente pelo fato de a trilha ser composta por vários grandes nomes da música pop e rock da atualidade, cada número musical se torna um grande hit pois foi ‘único’ para cada um dos compositores”. O repertório passeia por diferentes gêneros – pop, rock, country, gospel – com arranjos que respeitam as partituras originais. Laura destaca ainda a presença do coro e a formação da banda: “temos o coro em quase todos os números e alguns músicos tocam mais de um instrumento. No caso das guitarras, por exemplo, temos dois guitarristas, que tocam, além de guitarra e violão, banjo, ukulele, guitarra havaiana e bandolim”, explica.
Bob Esponja, O Musical! é apresentado pelo Ministério da Cultura e BB Seguros, com patrocínio da Eurofarma, Drogarias Pacheco, Drogarias São Paulo e apoio da Panco.
BOB ESPONJA, O MUSICAL
De 27 de julho a 17 de setembro
Quinta-feira às 20h30; sexta-feira às 15h e 20h30, sábados às 15h e 20h30 e domingos, às 16h
Local: Teatro Sérgio Cardoso | Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista
Ingressos: site Sympla.
___
FOTOS: Divulgação/Leo Aversa