BMW apresenta série limitada do conversível Z4 Final Edition
A BMW apresentou a Z4 Final Edition, série especial que marca o ápice — e possivelmente o encerramento — da trajetória do roadster dentro da marca. O modelo, produzido por tempo limitado, reúne elementos exclusivos de design e acabamento, mirando especialmente entusiastas e colecionadores.
O principal destaque estético da Z4 Final Edition é a pintura Frozen Matt Black, oferecida exclusivamente nessa versão. O acabamento fosco destaca as linhas do conversível e vem acompanhado do pacote M High-gloss Shadowline, presente em todas as unidades especiais.

FOTO: Divulgação/BMW
A edição também inclui freios M Sport pintados em vermelho brilhante, reforçando o visual esportivo. Embora a Frozen Matt Black seja o carro-chefe da linha, outras cores tradicionais do Z4 continuam disponíveis sem custo adicional.
Por dentro, a Final Edition traz diferenciais visuais para reforçar seu caráter de série limitada. Os bancos M Sport, revestidos em couro Vernasca e Alcantara, recebem costuras vermelhas contrastantes, que também aparecem no painel, no console e nos painéis de porta.
O volante M em Alcantara segue a mesma proposta, com costuras vermelhas exclusivas. Soleiras com inscrição especial da edição completam o pacote de personalização.

FOTO: Divulgação/BMW
Lançado em 2002, o BMW Z4 sucedeu o Z3 e manteve viva a tradição da marca na produção de esportivos conversíveis de dois lugares — uma linhagem que inclui modelos históricos como os BMW 328 Roadster, 507 e Z8.
A primeira geração (E85), fabricada em Spartanburg (EUA), ficou marcada pelo design de capô longo e traseira curta, pela posição de dirigir próxima ao eixo traseiro e pela rigidez estrutural considerada referência no segmento. O destaque da linha era o Z4 M Roadster, com motor seis-cilindros de 340 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos.
A segunda geração (E89), revelada em 2008, introduziu o teto rígido retrátil de série, capaz de abrir ou fechar em 20 segundos. O modelo também passou a adotar o sistema BMW iDrive e oferecia mais espaço interno.
Já a atual geração, lançada em 2018 em Pebble Beach, voltou à fórmula clássica dos roadsters com capota de tecido elétrica, cabine voltada ao motorista e pacote moderno de tecnologias de assistência e conectividade. O destaque mecânico segue sendo o motor seis-cilindros de 3.0 litros com tecnologia M TwinPower Turbo, presente no Z4 M40i — e disponível desde 2024 também com opção de câmbio manual na versão Pure Impulse Edition.

FOTO: Divulgação/BMW
___________
FOTOS: Divulgação/BMW

