Bienal do Livro de São Paulo reúne 269 expositores e lançamentos de diferentes gêneros
Entre os dias 4 e 13 de setembro, São Paulo recebe a 28ª Bienal Internacional do Livro, que ocupa o Distrito Anhembi em uma edição ampliada e com programação voltada a diferentes perfis de leitores. Considerado um dos principais encontros literários da América Latina, o evento reúne 269 expositores, espera receber cerca de 700 mil visitantes e aposta em uma experiência que vai além da compra de livros, com encontros, debates, sessões de autógrafos e atividades culturais.
Em 2026, a Bienal também cresceu fisicamente. São 86 mil metros quadrados, 28% a mais do que na edição anterior, com ampliação das áreas comercial, cultural e de alimentação. O evento chega à abertura com todos os espaços comercializados, sinalizando a força do mercado editorial e o interesse do público pelo encontro presencial com livros e autores.
A edição de 2026 reunirá alguns dos principais nomes da literatura brasileira e internacional. Entre os convidados internacionais já confirmados estão Ana Huang, Elena Armas, Alice Oseman, Jay Kristoff, Lynn Painter, Danielle L. Jensen, Leia Stone, Hannah Bonam-Young, Bal Khabra, Jennifer E. Archer, Kristy Boyce, Lee Hong, Lesley-Ann Jones e Courtney Henning Novak. A literatura brasileira também terá forte presença, com autores como Conceição Evaristo, Paula Pimenta, Raphael Montes, Itamar Vieira Jr., Carina Rissi, Ana Paula Maia, José Falero, Aline Bei, Ana Suy, Socorro Acioli, Pedro Bial, Luiza Helena Trajano, Milton Cunha, Sergio Vaz, Vitor Martins, Ray Tavares, Alê Santos, Felipe Castilho, Jana Bianchi, Giovana Madalosso, Daniel Ribeiro, Bruno Freire, Tatiane Biase, Bárbara Carine, Zoe X, Gabriel Dearo e Manu Digilio.

Raphael Montes| FOTO: Divulgação Bienal do Livro
Lançamentos
Entre as novidades que chegam à Bienal está “O velho mundo: Egito negro nas escolas”, de Bárbara Carine, primeiro livro do selo Atotô, da Editora Caxinguelê. A obra parte de uma discussão sobre a maneira como a África é apresentada nos currículos escolares e propõe uma revisão de narrativas que historicamente apagaram contribuições africanas para áreas como ciência, filosofia, medicina, arquitetura, escrita e matemática.
Na literatura de romance, “Acelerados”, de Giovanna Souza, marca a estreia da influenciadora como autora. Conhecida por reunir mais de 450 mil seguidores em torno de conteúdos sobre livros, ela leva para a ficção duas paixões: literatura e Fórmula 1. Publicado pela Universo dos Livros, o romance aposta na dinâmica enemies to lovers ao acompanhar Giuliana Ferraz, profissional de comunicação encarregada de cuidar da imagem do piloto Dominic Carvalho.
A fantasia ganha espaço com “Libélula Negra”, de Malu Costacurta, publicado pela Hoo Editora. A história combina elementos góticos, magia, mistério e romance sáfico ao acompanhar Éfie, uma mulher que administra a última floricultura de um reino e troca flores pelas histórias de seus clientes. A chegada de um homem misterioso faz com que ela precise revisitar memórias escondidas há séculos, incluindo seu passado com a enigmática trupe de artistas Libélula Negra.

FOTO: Divulgação Bienal do Livro
Para os leitores que preferem suspense, “Eu matei meu melhor amigo”, de Mark Miller, apresenta uma trama ambientada em um colégio interno, onde amizades, rivalidades e segredos culminam em um assassinato. Publicado pela Hoo Editora, o livro mantém a combinação entre mistério e representatividade LGBTQIA+ que marca a produção do autor, conhecido por títulos como Ninguém vai te ouvir gritar e Garotos mortos não contam segredos.
Já “Jorge Obaína e o tesouro de Nefertari”, de Thiago Thomé, acompanha um professor e arqueólogo brasileiro que recebe um papiro relacionado a um tesouro da rainha Nefertari e parte para uma jornada pelo Egito. A aventura incorpora referências históricas e uma discussão sobre memória, pertencimento e preservação do patrimônio cultural. No centro da narrativa está um protagonista negro, brasileiro e intelectual, combinação ainda pouco frequente nas histórias de aventura publicadas no país.
Outro lançamento que deve movimentar os fãs de fantasia é “Império da Alvorada”, de Jay Kristoff, volume que encerra a trilogia Império do Vampiro. O escritor australiano participa da Bienal em 6 de setembro, com bate-papo, sessão de autógrafos e encontro com leitores. Publicada no Brasil pela Plataforma21, a série acompanha Gabriel de León, último Santo de Prata, em sua tentativa de enfrentar o Rei Eterno e colocar fim à noite eterna que domina seu mundo.

FOTO: Divulgação Bienal do Livro
28ª Bienal Internacional do Livro
4 a 13 de setembro
Distrito Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana
Ingressos em https://feverup.com/m/660975
Mais informações em Bienal do Livro
_________
FOTOS: Divulgação

