Aston Martin DBX707: novo SUV de luxo surpreende com seu excelente desempenho
O novo Aston Martin DBX707 é um SUV que está dando o que falar, já que combina desempenho, dinâmica suprema, estilo e luxo absoluto. O DBX707 foi concebido para surpreender mesmo, com sua potência e ritmo incomparáveis, combinados com precisão excepcional, comportamento dinâmico e engajamento genuínos para uma experiência de direção viciante e impressionante. “Desde sua primeira introdução, o DBX representou os valores dinâmicos e de design da Aston Martin de uma maneira que comprova que nem todos os SUVs precisam estar em conformidade com os mesmos compromissos. Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as áreas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniência. O carro mais rápido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo. Ele impulsiona a Aston Martin ao auge do desempenho de SUV”, diz Tobias Moers, CEO da Aston Martin.
A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor V8 biturbo de 4 litros do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 agora possui turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque. Outra novidade no SUV de alto desempenho da Aston Martin é uma transmissão automática de 9 velocidades com “embreagem úmida”. Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, esta transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cv e do torque de 900 Nm (aumentos de 157 cv e 200 Nm em relação o DBX).
A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. A mais evidente é que as mudanças de marcha são muito mais rápidas em comparação com a transmissão com conversor de torque. A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. A capacidade de aceleração também foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos.
Integrando o conjunto de aprimoramentos de desempenho do DBX707 está a instalação de freios de cerâmica de carbono (CCB, Carbon Ceramic Brakes), que possuem pinças de 6 pistões e resultam em uma redução de 40,5 kg no peso não suspenso. As revisões no dimensionamento hidráulico do sistema de frenagem e no ajuste do booster melhoram a sensação do pedal e a resposta de frenagem para maior precisão e confiança do motorista. O resfriamento aprimorado dos freios foi obtido pela obtenção de ar tanto da entrada de esfriamento principal quanto do piso, com pastilhas de freio de alto desempenho que proporcionam excelente consistência de atrito em uma ampla faixa de temperatura. As rodas e pneus são de 22 polegadas como equipamento de série (opções de design Sport e Ribbon), o que também traz benefícios dinâmicos, com o pneu de maior diâmetro oferecendo melhores resposta de direção, controle primário e tempos de volta em circuitos fechados.
O DBX707 também apresenta uma nova versão do diferencial traseiro de deslizamento limitado eletrônico (e-diff). Reforçado para lidar com os 900 Nm de torque, ele apresenta uma relação de transmissão final mais curta de 3,27 em comparação com os 3,07 do DBX V8. Isso ajuda a capacidade de aceleração do DBX707 nas marchas mais baixas e melhora as respostas, mantendo a eficiência e o refinamento de cruzeiro oferecidos pela transmissão de 9 velocidades.
A chave para a dirigibilidade excepcional do DBX707 é seu sistema de suspensão a ar. Mantendo a arquitetura básica e as câmaras de ar de volume triplo do DBX V8 (já considerado o SUV de melhor dirigibilidade do mercado), o DBX707 apresenta uma regulagem de chassi dedicada e otimizada para suas demandas e objetivos.
A respeito da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para aprimorar a sensação ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.
Combinado com um gerenciamento mais rígido de heave (movimento vertical sobre solavancos e cristas ou em compressões), pitch (quando o carro mergulha em frenagem ou levanta a frente em aceleração) e rolagem da carroceria, o DBX707 oferece ao motorista uma capacidade mais fácil de ajustar o comportamento do carro com o acionamento natural do pedal ou das intervenções no volante. Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema eARC (Electronic Active RollControl), com parâmetros revisados que aumentam a sensação de agilidade e melhoram o equilíbrio dinâmico do carro.
Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, também foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de condução dinâmica. O “Race Start” está disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado. A lógica ativa revisada na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a linha de transmissão e o sistema ESP, para uma experiência de direção mais natural, semelhante à de um carro esportivo.
No espírito de colocar o motorista no controle, o DBX707 apresenta um console inferior revisado contendo novos interruptores de seleção de modo de direção. Agora, em vez de ter que entrar em um submenu dentro do sistema de infoentretenimento, o motorista tem controle imediato, e na ponta dos dedos, dos principais modos dinâmicos e configurações. Estes incluem botões dedicados para o modo de suspensão, ESP, modo de seleção manual de marchas (que agora mantém o manual como um carro esportivo, em vez de voltar ao automático) e interruptor de escapamento ativo, que abre as válvulas do novo sistema de escapamento esportivo com tubo de escape quádruplo sem a necessidade de estar no modo de condução Sport.
O novo tratamento frontal faz com que o DBX receba uma grade frontal maior, um novo design de DRL (faróis de rodagem diurna, na sigla em inglês), novas entradas de ar e dutos de resfriamento de freio, além de um novo perfil de divisor frontal. A grade cromada acetinada (ampliada para aumentar significativamente o fluxo de ar de refrigeração para o V8 de alto desempenho e para a nova transmissão de 9 velocidades) possui palhetas duplas, com as seis barras horizontais agora divididas para criar mais interesse visual e tornar esta versão topo de linha imediatamente identificável.
Os contornos das janelas em cromado acetinado escuro e as novas lâminas do capô com persianas combinam perfeitamente com a grade frontal e o divisor em preto brilhante, continuando ao longo dos flancos com as soleiras laterais em preto brilhante, que agora apresentam um perfil mais profundo e esculpido. O DBX707 também dá as boas-vindas à adição de portas de fechamento suave, aprimorando ainda mais as credenciais de luxo do SUV.
O tratamento traseiro é igualmente dramático. Aprimorando tanto a forma estética quanto a função aerodinâmica, um novo spoiler foi adicionado à asa do teto para reduzir o efeito de levantamento e aumentar a estabilidade em alta velocidade, com um difusor traseiro duplo significativamente ampliado subindo para atender ao novo sistema de escape quádruplo de grande diâmetro. Com acabamento em preto acetinado para complementar o tratamento em preto brilhante do difusor, o novo escapamento foi ajustado para oferecer uma assinatura sonora única. Completando a extremidade traseira, um novo para-choque traseiro com aberturas de painel integradas acentuam o aspecto musculoso do DBX707.
O tema desportivo continua no interior com os bancos Sport de série (os bancos Comfort estão disponíveis como opção gratuita). Todas as opções de bancos vêm com ajuste elétrico de 16 posições e aquecimento na frente e atrás como equipamento de série. Existem três opções de ambientes internos: a de série, Accelerate, que apresenta uma mistura de couro e Alcantara; e as opcionais Inspire Comfort e Inspire Sport, que apresentam couro Semi-Aniline completo com emblemas Aston Martin bordados nos apoios de cabeça, faixa contrastante no centro do assento e padrão de perfuração no encosto e na almofada da base.
Como no exterior, o interior do DBX707 apresenta um acabamento cromado escuro para o painel como padrão. Cromo brilhante e a fibra de carbono podem ser especificados como opção. O folheado Piano Black é padrão com acabamentos de folheado de fibra de carbono ou metal bronze disponíveis como opção.
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FOTOS: Divulgação