As novas designers de joias que estão se destacando nesse universo luxuoso
Elas são sofisticas, descoladas e entendem tudo das gemas. Conheça quem são as novas designers que estão se destacando no universo das joalherias.
Beatriz Brennheisen
As peças são orgânicas e bem autorais, inspiradas em suas experiências com a vida marinha. Beatriz Brennheisen se dedica a criar peças exclusivas que são feitas de acordo com o desenho da pedra. “As observações da natureza, em geral, e a magia dos cristais como entes de cura, são a base das minhas peças”, conta. Há dez anos no mercado de joias, ela cria suas joias sem seguir as tendências ou as apostas de mercado, mas sempre com foco na mulher. “Eu crio de forma bastante diversa e não fico só em um tipo de joia, acho bacana experimentar e explorar os estilos.” Para o verão brasileiro, a joalheira aposta em joias leves e ovais. Entre as novidades, ela destaca as tornozeleiras, mas de um jeito moderno que encaixa no pé como um bracelete, perfeitas para usar com sandálias e até descalça na praia.
Stephannie Perla
A frente da 189 Joalheria, Stephannie Perla tem a arquitetura como sua referência na hora de construir suas peças. “Viajo o mundo em busca de inspiração, que vai desde a arquitetura dos lugares a sua cultura e as suas paisagens”, conta. Para ela, o mercado brasileiro vem se abrindo para as novas joalheiras e, por essa renovação, as peças estão mais diversas. “O brasileiro é muito acostumado com pedras, quanto mais melhor, mas acho que ultimamente o design está sendo mais procurado, mesmo sendo com uma quantidade menor de pedras”, pontua.
Valentina Clermman
Valentina Clermman é filha e o braço direito da joalheira Maria Clermman. Suas joias têm uma pegada mais fresh e jovem, e agradam em cheio as noivas. “Eu me voltei para o mercado de noivas quando me casei e vivi intensamente esse momento, o que gerou muitas inspirações nas minhas peças, desde aneis para pedido do casamento até brincos para o grande dia.” Para ela o mercado nacional de joias vem crescendo entre os jovens que buscam peças especiais e exclusivas, que falam mais sobre a sua personalidade e identidade. “Esse novo consumidor se empenha cada vez mais em se informar sobre as peças e entender o que está adquirindo. Essa conexão com o conhecimento e a autenticidade certamente impulsionará o setor”, resume. Pautada pela sustentabilidade, ela destaca a busca por joias vintage com toques bem coloridos, como uma forma de consumo mais consciente na joalheria, que segundo é uma forma de valorizar a história de cada peça e cuidar do meio ambiente. “Nós oferecemos reformas e upgrades para joias adquiridas conosco, promovendo um consumo consciente”, finaliza.
Amanda Tartik
A joia é uma arte para esta artesã, que tem apenas sete anos de mercado. Amanda Tartik é conhecida por fazer peças sob medida e exclusivas para suas clientes. Neta de poloneses, ela se inspira na história de sua família, principalmente de sua avó, e na brasilidade de nossa cultura para criar suas peças. “Quando penso em uma peça, procuro sempre olhar para as formas e cores que a natureza me proporciona misturado com a beleza das linhas arquitetônicas de diferentes épocas e transformam-se em peças que traduzem todo esse meu universo dentro da joalheria.” A mistura do clássico com o moderno está em suas peças, mostrando uma forma de referenciar tanto sua história como a sua juventude e delicadeza. Para ela, a mulher que quer se diferenciar e se destacar da multidão é a que procura por joias hoje. “Quando estamos com um anel muito poderoso, um colar que se destaque ou um brinco que todos estão olhando, a mulher adquire uma autoconfiança surpreendente”, conclui.
____________
POR Mariana Gallo
FOTOS: Divulgação Beatriz Brennheisen, Divulgação Valentina Clermman, Divulgação Amanda Tartik e Divulgação Stephannie Perla/ ©2021 Samuel Chaves/S4 Photopress