Ana Paula Padrão e as Mulheres Pós Pandemia
Quem acompanha as disputas acirradas do Masterchef, nem imagina que na mente inquieta de sua apresentadora, Ana Paula Padrão, novos futuros se desenham – pelo menos para as mulheres. Há duas décadas pesquisando o comportamento feminino, a jornalista, empresária e líder do grupo de executivas Tempo de Mulher lançará sua nova empreitada, ao lado de Lia Rizzo, jornalista e pesquisadora de economia de gênero, e do publicitário Cristiano Diniz. Mulheres Pós 2020 terá como ponto de partida um grandioso evento online e gratuito, nos dias 27, 28 e 29 de abril.
Direto de um estúdio na Barra Funda, São Paulo, Ana Paula mediará conversas com 25 líderes femininas executivas e de outras esferas sobre temas urgentes como justiça racial, inovação, sustentabilidade, educação e longevidade. “A pandemia me pegou em um momento especialmente introspectivo, o que foi ótimo! Comecei 2021 com pressa de me dedicar às coisas e pessoas de que gosto de verdade”, comenta.
Lidar com o home office, cuidar dos filhos, conviver 24 horas por dia com o cotidiano doméstico e familiar, e ainda manter a saúde física e mental em equilíbrio. Essa realidade que ainda é vivida por muitas mulheres também as fez enxergar as imensas injustiças em nossa sociedade. Até o terceiro trimestre de 2020, 8,5 milhões de mulheres já tinham deixado a força de trabalho –conforme o dado mais recente divulgado pela Pnad Contínua. Quais os futuros possíveis para essas mulheres? “O Mulheres Pós 2020 nasceu com a proposta de olhar para os pilares mais urgentes e pensar e estimular soluções”, explica Lia Rizzo, responsável pela curadoria.
“A pandemia me pegou em um momento especialmente introspectivo, o que foi ótimo! Comecei 2021 com pressa de me dedicar às coisas e pessoas de que gosto de verdade”
Pilares Mulheres Pós 2020
A programação foi idealizada em três blocos temáticos: O primeiro dia abordará a justiça racial – “é a questão mais urgente de todas; as mulheres negras são as que mais morreram por COVID, as que mais perderam o emprego, as que já estavam ficando para trás antes da pandemia, mesmo com os esforços crescentes em promover diversidade”, comenta Lia.
O segundo dia olhará para aquelas que se sentem invisibilizadas pela faixa econômica ou etária. “As mulheres da minha faixa de idade foram levadas a acreditar, na juventude, que poderiam ter tudo o que quisessem: faculdade, mestrado e doutorado; chegar ao topo das corporações com um belíssimo salário, além de ter filhos doces, um casamento feliz, uma pele linda e cabelos de propaganda de shampoo. Tudo ao mesmo tempo. Quando, na meia idade, percebemos que essa vida não existe, primeiro nos sentimos fracassadas. Só depois compreendemos que nos ‘venderam’ um pacote impossível. Precisamos falar sobre isso e precisamos cuidar da nossa saúde mental”, completa Ana Paula Padrão, 55.
Por fim, o terceiro dia discutirá educação, inovação e sustentabilidade, já que não é possível saber quanto tempo durará a pandemia, o que tornam necessárias ações imediatas e sustentáveis de iniciativas privadas e estatais.
Marcas patrocinadoras
Nessa empreitada, o Mulheres Pós 2020 tem como patrocinadoras empresas com princípios éticos e que apostam no protagonismo feminino. O Grupo Hinode é uma delas, que terá a presidente de seu Comitê Líderes, Crisciane Rodrigues, em um dos painéis do evento falando sobre o apoio às mulheres na pandemia. “Sou filha de uma mulher forte, que sempre lutou e liderou uma família. Sei que sou privilegiada, porque tive oportunidade, mas sou inconformada e não vivo numa zona de conforto. De tudo que aprendi, busco incentivar e apoiar as milhares de mulheres que lutam para ter independência emocional e financeira. Já avançamos muito no que diz respeito aos direitos e liberdade de escolha, mas há um longo caminho pela frente”, afirma a executiva e youtuber.
“Estamos todas olhando para os lados e realmente enxergando as imensas injustiças em nossa sociedade. Estamos vendo que somos todas diferentes, com necessidades distintas e que precisamos muito umas das outras. Estamos mudando e desejamos essa mudança. Quero muito proporcionar espaços para conversar sobre isso”
O evento, que também conta com o patrocínio da BRF, e apoio de marcas como Danone, Vinho Periquita, Azul e Riachuelo, terá a apresentação de uma pesquisa exclusiva realizada pelo Instituto Locomotiva, mostrando quais os principais efeitos da pandemia no dia a dia da mulher no mundo corporativo, e que impactos essa emergência mundial provocou no humor, na expectativa de futuro e no cotidiano da mulher que trabalha.
“Estamos todas olhando para os lados e realmente enxergando as imensas injustiças em nossa sociedade. Estamos vendo que somos todas diferentes, com necessidades distintas e que precisamos muito umas das outras. Estamos mudando e desejamos essa mudança. Quero muito proporcionar espaços para conversar sobre isso”, ratifica Ana Paula Padrão.
Segurança e protocolos
A segurança diante da COVID-19 foi a primeira pauta discutida entre os idealizadores do evento, que optaram por um evento sem plateia, apenas com a presença dos profissionais envolvidos para a transmissão gratuita pela internet. “O desafio de fazer um evento impecável e que surpreenda a todos é ainda maior neste momento de pandemia. Para garantir que todos os protocolos de segurança sejam cumpridos, optamos por um local com uma estrutura pronta: acesso restrito e sinalizado do estacionamento ao local de gravação, cabine de higienização, aferimento de temperatura, além da entrega de um kit de prevenção completo para a equipe”, comenta Cristiano Diniz.
Único homem na linha de frente de Mulheres Pós 2020, Cristiano se mostra bastante animado: “Apesar dos temas focados nas mulheres, é um evento para todos; é importantíssimo que os homens também adquiriram mais conhecimento e tenho a certeza de que levaremos muita informação importante para as pessoas, abrindo a mente, proporcionando novas ideias e a vontade de fazer a diferença”, completa.
Serviço:
Mulheres Pós 2020 – Evento online e gratuito
Datas: 27, 28 e 29 de abril de 2021
Informações: mulherespos2020.com.br e @mulherespos2020