À mesa com Luma Costa
Ela foi crescendo e se desenvolvendo ao longo dos anos – é algo meu, não foi um hábito que aprendi dentro de casa. Minha família sempre fez questão de proporcionar um ambiente unido e agregador, mas o amor por decorar veio de forma genuína e espontânea na minha vida. Acho que ele floresceu na minha vida adulta, quando tive o meu primeiro lar e tive a oportunidade de fazer as coisas do meu jeito.
Sempre teve o costume de “vestir” a mesa para as refeições? Por que resolveu investir nesse segmento?
Investir em um negócio com foco em mesa posta foi um caminho natural: consegui unir um dos meus grandes interesses com uma proposta de negócio que faria sentido. O setor de casa e decoração é um dos que mais crescem no nosso país e identifiquei lacunas importantes no mercado que precisavam ser preenchidas. Sobre vestir a mesa, é um costume que está presente na minha vida – para mim, não existe a necessidade de uma ocasião. Cuidar da minha casa e decorar uma mesa é um ato de amor e uma forma de criar memórias e conexão com minha família e aqueles que eu amo. É também sobre expressar o meu lado criativo e dar vazão ao meu senso estético de uma forma agregadora.
Como conheceu a Thais Sena, sua parceira na Casa Costa?
Tive o prazer de conhecer a Thais em outras oportunidades e já acompanhava o seu trabalho no Vamos Receber [site de decoração]. Além de admirá-la no âmbito pessoal e profissional, temos uma grande paixão que nos une. Por isso, fazia muito sentido convidá-la para assumir a posição de Diretora Criativa. Foi um match perfeito!
“(…) o amor por decorar veio de forma genuína e espontânea na minha vida. Acho que ele floresceu na minha vida adulta, quando tive o meu primeiro lar e tive a oportunidade de fazer as coisas do meu jeito”
Quem faz a curadoria dos produtos?
A curadoria de produtos é feita por mim e pela Thais e fazemos questão de estar 100% à frente desse processo. É um elemento fundamental da nossa proposta de negócio e, por isso, é tratada como prioridade. Não trabalhamos com um estilo específico, pelo contrário: queremos trazer produtos únicos e com propostas diferenciadas, sempre respeitando os nossos valores. Inclusive, parte do nosso assortment são produtos exclusivos, feitos especialmente para a Casa Costa. Queremos manter o design apurado, a qualidade e a funcionalidade nas nossas escolhas.
E você é a responsável pelo design dessas peças exclusivas?
A nossa equipe trabalha em conjunto com os fornecedores escolhidos para chegar no melhor design. Um bom exemplo são as taças que fizemos em parceria com a artista carioca Bebel Schmidt: foi um trabalho feito a quatro mãos, mas sem descaracterizar a proposta da artista. Mas, ao mesmo tempo, as peças transpiram o DNA da Casa Costa. Não faria sentido produzir uma peça exclusiva que não tivesse a nossa cara.
“Sou ambiciosa, mas não gananciosa. Também sou vaidosa, mas não egocêntrica. Vaidade e ego juntos prejudicam”
Uma coisa bem bacana na Casa Costa é que vocês abriram espaço também para os pequenos produtores brasileiros.
Temos muito orgulho de ser uma empresa brasileira e de poder dar destaque para produtos feitos aqui. Optamos por evidenciar pequenos e médios produtores do nosso país dentro da nossa curadoria – os mais impactados pelos efeitos devastadores da pandemia – e queremos funcionar como uma plataforma de vendas para aqueles que não possuem estrutura de vendas online. Mas a nossa parceria vai além da comercialização dos produtos, queremos evidenciar as histórias inspiradoras por trás desses produtores. Criamos uma seção no e-commerce chamada “Galeria dos Artistas”, que terá depoimentos que contam mais sobre a jornada e o trabalho autoral desses artesãos.
Há planos de trazer a Casa Costa para o mundo real, com uma loja física?
Acreditamos no formato e estrutura digitais e esse sempre será o nosso principal modelo de negócio, independentemente dos caminhos e oportunidades que surgirem no futuro. Provavelmente teremos um showroom, em breve, para ajudar a ilustrar o lifestyle da Casa Costa para clientes e parceiros. O approach do ominichannel é interessante e, sem dúvida, pode fazer muito sentido para uma marca dentro do setor de casa e decoração. Por enquanto, estamos focados em desenvolver o negócio no ambiente online que, aos nossos olhos, apresenta uma série de oportunidades e vantagens competitivas.
Por Cibele Carbone
Fotos Thalita Tavares