A grife carioca FARM inaugura sua primeira pop-up store na Europa
A grife carioca FARM dá mais um importante passo na sua trajetória internacional, que começou com sua chegada aos Estados Unidos em 2019. Agora, a marca está expandindo sua operação para a Europa com um e-commerce focado nesse mercado, com centro de distribuição na Holanda, e com uma pop-up store na loja de departamentos francesa Le Bon Marché, em Paris.
Com investimento de € 500 mil, a loja de 260 m2 será o cenário para o lançamento das coleções de verão e alto verão da marca e traz o conceito de uma galeria de arte inspirada na riqueza da biodiversidade da Amazônia, projeto feito em colaboração do time criativo da marca com o arquiteto Marcelo Rosenbaum, que também está assinando a curadoria dos artistas.
“Eu e meu time temos muito orgulho de levar nosso estilo autoral, genuíno, que reflete a cultura de um Brasil autêntico, alegre e vibrante para o mercado internacional. Ver a aceitação que a marca está tendo em um mercado tão competitivo e maduro como o americano nos motivou a dar mais um passo na internacionalização da marca, agora com foco na Europa. Vamos levar nosso borogodó e estampar o guarda-roupa das europeias com nossas criações!”, diz Katia Barros, fundadora e diretora criativa da marca.
A loja foi dividida como uma rosa dos ventos, com quatro espaços distintos, cada um trazendo um conceito e curadoria de produto. No seu interior, araras suspensas feitas artesanalmente pelo povo indígena Kayapó, da região da Amazônia e uma instalação com 400 folhas suspensas no teto, feitas pelo coletivo de artistas da LabUni Preta, confeccionadas em PET, também fazem parte da ambientação do espaço. No centro da galeria, um barco em madeira esculpida pela comunidade da Terra Preta (AM) onde os clientes serão convidados a participar dos eventos, workshops e outras ativações da programação da marca. Em uma poderosa conexão com a terra, os quatro provadores foram projetados como um casulo gigante usando a técnica do macramê, um trabalho manual, como um crochê, desenvolvido a partir de mais de 500 quilos de algodão crochetados, projeto liderado pelo designer brasileiro Gustavo Silvestre junto com o Projeto Ponto Firme, uma iniciativa que utiliza a moda como ferramenta para a transformação social de detentos e ex-detentos da penitenciária Desembargador Adriano Marrey, na grande São Paulo.
O plano de expansão inclui abertura de 35 a 55 lojas nos Estados Unidos e Europa nos próximos anos, com a entrada de novas categorias de produtos. A marca aterriza ainda no primeiro semestre de 2022 em grandes lojas de departamento europeias, como a Liberty (Londres) e KaDeWe (Berlim), e tem plano de inaugurar a primeira flagship na Europa, em Paris e outra em Londres, até início de 2023. A meta é faturar R$ 3 bilhões nos EUA e na Europa até 2026.
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FOTOS: Divulgação