A chef Cristina Haaland ensina 4 receitas fáceis (e deliciosas) para o fim de semana
Apaixonada por gastronomia, a chef Cristina Haaland, decidiu se aprofundar nesse universo quando foi morar em Paris, acompanhando seu marido a trabalho. A ideia era conhecer os pratos da cozinha francesa e incrementar suas receitas do dia a dia. Foi na famosa Escola Le Cordon Bleu que aprendeu as grandes técnicas culinárias e se apaixonou ainda mais pela arte de cozinhar.
Assim que voltou ao Brasil, ela ingressou na Faculdade de Gastronomia Anhembi Morumbi, onde se formou em 2004. Inicialmente, trabalhou no Restaurante Supra de Mauro Maia, onde pode vivenciar a rotina de uma cozinha profissional e teve a oportunidade de aprimorar seu talento nato. Depois, investiu em um buffet próprio, mas percebeu que as pessoas eram ávidas por conhecer suas receitas e passou a dar aulas. Atualmente, ela compartilha sua experiências no seu canal no YouTube e Instagram, e rapidamente cativou o público, graças ao seu jeito único de ensinar receitas deliciosas, de fácil preparo e com um toque de elegância.
“Especialmente na pandemia a procura e interesse por receitas multiplicou, tanto por donas de casa como também por cozinheiros profissionais. Entendi verdadeiramente a importância de compartilhar esse conhecimento com as pessoas. É uma forma de inspirá-las a valorizar a boa alimentação e curtir os encantos da cozinha, seja fazendo uma simples entrada ou um prato mais sofisticado. Cozinhar é um ato de amor”, diz a chef Cristina Haaland.
Abaixo, ela ensina três receitas para quem deseja começar a se aventurar na cozinha e que são bem fáceis de serem reproduzidas em casa:
Rosas de Abobrinha com Salmão
Ingredientes para 16 rosas tamanho médio:
1 pacote massa folhada laminada Arosa
2 mini abobrinhas
120 g salmão defumado congelado
80 g cream cheese
Modo de preparo: Pré-aquecer o forno a 160 graus. Passar as abobrinhas no mandolin bem finas. Reservar. Deixar descongelar o salmão e cortar em tiras de 1 cm largura. Reservar. Abrir a massa folhada na bancada enquanto ainda está terminando de descongelar (senão fica muito mole para trabalhar). Passar o rolo delicadamente e abrir um pouco mais a massa para ficar mais fina. Cortar tiras de 6 cm largura e dividi-las ao meio. Passar cream cheese na metade de cima de cada pedaço de massa. Por cima do cream cheese intercalar as fatias de abobrinha. Por cima da abobrinha colocar uma fatia de salmão. Enrolar as rosas e colocar em uma forma para muffins (ou forma para empadas, ou outra que você tiver). Levar ao freezer por 15 minutos (você pode deixar congelada e fazer o dia que quiser). Assar em forno pré aquecido a 160 graus por 30 minutos ou até a massa estar dourada. Não pode ser forno muito alto senão a abobrinha queima antes de a massa assar. Tirar e servir.
Rosbife com molho de vinho e champignons
Ingredientes para 8 pessoas:
1 rosbife de 800 g
300 g champignon de Paris, cada um cortado em 4 partes
500 ml vinho tinto Cabernet Sauvignon
500 ml vinho branco Sauvignon Blanc
700 ml água
2 talos salsão picados
1 cenoura picada
3 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
1 folha louro
3 ramos de tomilho fresco (molho) + 6 ramos debulhado p finalizar
1 ramo de alecrim
sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de extrato de tomate
2 colheres de sopa do tempero do Chef (demi glace ou roti de carne)
Modo de preparo: a carne deve estar na redinha ou ser amarrada com barbante para manter o formato de rosbife. Secar bem a carne com papel xuga. Fritá-la em uma panela bem quente com azeite por 5 minutos mexendo sempre para dourar por igual. Colocar sal e pimenta do reino. Retirar a carne da panela, adicionar mais azeite e fritar os legumes cebola, alho, salsão, cenoura por 3 minutos. Adicionar os dois tipos de vinho, voltar a carne para a panela e cobrir com a água. Adicionar o açúcar mascavo, extrato de tomate e as ervas. Quando alcançar fervura, deixar a carne no molho fervente por 12 minutos (se a carne não estiver totalmente coberta pelo molho, ir girando ela para cozinhar por igual) e retirar a carne da panela. Abaixar o fogo e deixar o molho 40 minutos fervendo em fogo baixo. Depois desse tempo, coar e voltar para a panela. Adicionar 2 colheres de sopa de tempero do Chef e mexer para dissolver. Reservar. Colocar azeite em uma frigideira bem quente e fritar sem parar de mexer os cogumelos de pouco em pouco até ficarem todos dourados. Reservar. Aquecer o molho, engrossar com uma colher de chá de maisena dissolvida no vinho branco. Se necessário coar de novo. Checar o sal e pimenta do reino. Retirar a redinha ou o barbante da carne, fatiar, colocar todas fatias no prato de servir, cobrir com o molho, colocar os champignons ao lado da carne e salpicar de tomilho fresco.
Risoto de Tomates com Burrata
Ingredientes para 3 pessoas:
200 g (1 xícara) arroz arbóreo
1 lata tomate pelado
3 colheres sopa azeite
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho amassados
Raspas de 1/2 limão-siciliano
100 ml vinho tinto
1/3 xícara queijo parmesão ralado fino
Folhas de manjericão
1 colher sopa manteiga
1 burrata de búfala
Sal, pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto
Modo de preparo: colocar em uma panela o tomate pelado e uma e meia lata de água (mesma lata de tomates). Amassar os tomates com uma colher ou amassador de batatas. Temperar com 1 colher chá de sal e pimenta do reino a gosto. Assim que ferver abaixar o fogo e começar o risoto. Colocar o azeite na panela do risoto e fritar a cebola e o alho. Adicionar o arroz e mexer bem para misturar c a cebola e alho. Adicionar o vinho tinto e mexer. Assim que o vinho secar totalmente virar todo o caldo de tomates na panela e mexer. Abaixar o fogo para médio e ir mexendo por 14 minutos. Neste momento adicionar o queijo parmesão, as raspas de limão, a pitada de pimenta calabresa e ajustar o sal. Assim que der 18 min adicionar a manteiga e as folhas de manjericão. Mexer. Deve ficar pronto entre 19 e 20 min. Colocar o risoto no prato, 1/4 da burrata em cima do risoto. Regar com um fio de azeite e em cima da burrata flor de sal e pimenta do reino. Decorar com manjericão e servir. Pode adicionar ao risoto camarões grelhados, linguiça calabresa fritinha, ou iscas de frango ou filé grelhados. Pode ser feito com arroz normal também.
Couscous Marroquino ao Curry com Ratatouille
Ingredientes para forma de 23 cm de diâmetro, com fundo removível
Para o Couscous:
500 g couscous marroquino
500 ml água
50 g manteiga
2 colheres de sopa de curry indiano
sal a gosto
Para o Ratatouille:
2 berinjelas
2 abobrinhas grandes
4 tomates maduros
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite de oliva
1 colher de sopa de orégano
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo do couscous: colocar a água para ferver e assim que ferver colocar a manteiga, as 2 colheres de sopa de curry e o sal. Assim que dissolver, colocar o couscous, mexer para incorporar o caldo nos grãos, desligar o fogo e tampar a panela. Não abrir mais a tampa e preparar o ratatouille.
Modo de preparo do ratatouille: cortar as berinjelas em cubos pequenos usando somente a parte da casca. Assim que acabar de cortar em cubos, colocar 2 colheres de sopa de sal e deixar suando enquanto corta os outros legumes. Cortar as abobrinhas em cubos pequenos, da mesma maneira que a berinjela, usando somente a parte da casca. Reservar. Cortar os pimentões e os tomates (sem sementes) em cubos pequenos também. Reservar. Lavar os cubos de berinjela em água corrente e escorrer. Reservar. Colocar azeite em uma frigideira grande. Assim que esquentar, colocar a cebola picada. Quando a cebola estiver transparente, adicionar o alho e mexer. Em seguida adicionar os pimentões e,mexendo sempre, adicionar as berinjelas. Dois minutos depois adicionar as abobrinhas e assim que elas começarem a murchar, adicionar os tomates, sal, pimenta do reino e orégano. Desligar o fogo em seguida.
Montagem: com o uso de um garfo soltar os grãos do couscous e colocá-los no fundo da forma com fundo removível. Apertar o couscous no fundo com uma colher para compactar bem. Colocar por cima do couscous o ratatouille e também compactar. Desinformar e servir em seguida.
___________________________________________
FOTOS: Divulgação/Helena de Oliveira (receitas),
Divulgação/Camila Sanchez (chef) e Adobe Stock (destaque)