Hábitos essenciais para ter uma pele perfeita (e que vão muito além do skincare)
Pele iluminada, saudável e resplandecente. Esse é o sonho de muita gente. E isso é perfeitamente possível desde que sejam incorporados no dia a dia alguns hábitos saudáveis, além de uma rotina de skincare. Confira a seguir as dicas de experts no assunto e coloque-as em prática agora mesmo!
Dê uma turbinada na sua rotina de skincare
Se você faz o básico, limpando, hidratando e protegendo a pele, está no caminho certo. Mas você pode ir além, sofisticando o skincare ou escolhendo melhor os ingredientes. A cosmiatra especialista em dermatocosmética Ludmila Bonelli recomenda usar produtos com ativos que tenham ação mais profunda, como o ácido hialurônico de baixíssimo peso molecular. Presente no sérum hidratante Be Hialuronic, da Be Belle, as moléculas desse ativo são capazes de atravessar a pele até a derme, onde a substância é liberada de forma lenta para conferir poderosa ação rejuvenescedora. Outro ativo bastante eficiente é o resveratrol mimético,presente no Gel-Creme Complex Antissinais, um hidratante anti-idade desenvolvido pela Età Cosmetic, que conta com uma associação de ativos naturais biotecnológicos que agem sinergicamente para impedir os danos causados pelos radicais livres, aumentar a quantidade de fibras de colágeno e elastina e melhorar a densidade e integridade da pele.
Siga uma alimentação “amiga” da sua pele
Segundo a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia, um bom hábito alimentar é fundamental para manter a pele saudável e ajudar a prevenir o envelhecimento cutâneo precoce ou acelerado. “A pele precisa de um bom aporte de proteínas para manter o tônus e renovar suas estruturas. As fontes alimentares de proteínas como carnes, ovos, laticínios e leguminosas são importantes para fornecer aminoácidos necessários. Porém, a principal proteína que dá estrutura à derme é o colágeno e, muitas vezes, a alimentação não fornece quantidade suficiente dos aminoácidos para a síntese de fibras colágenas e uma suplementação pode ser indicada”, afirma a médica nutróloga. Isso também vale para o pós-procedimento. “É importante consumirmos legumes, frutas e verduras, que são as maiores fontes de vitaminas e nutrientes, além de serem alimentos altamente anti-inflamatórios e antioxidantes. A alimentação também está relacionada com a beleza da pele, das unhas, e dos cabelos, portanto a ingestão das vitaminas A, C e E são fundamentais, pois são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres e retardam o envelhecimento da pele”, completa a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.
Pratique atividade física
Durante a atividade física, conseguimos um feito e tanto: ativar a circulação sanguínea. Isso é particularmente importante porque o sangue é responsável pelo transporte de nutrientes, e isso deixa a pele mais enriquecida e oxigenada. “O sistema arterial aumenta seu fluxo, e, consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Isso se reverte deixando-a mais hidratada, corada e viçosa”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e do American College of LifeStyle Medicine. “Também temos aumento de antioxidantes endógenos, que combatem os radicais livres; isso leva ao retardamento do envelhecimento, com efeito antiaging”, afirma a expert.
Tenha uma boa noite de sono
Quando os olhos se fecham, diminuímos a produção de hormônios como o cortisol (do estresse) e relaxamos para reparar os danos sofridos ao longo do dia. “Logo, se o sono não é satisfatório, o processo de reparação não ocorre corretamente e os sinais de uma noite mal dormida começam a surgir na pele, como inchaço, vermelhidão, perda de viço e olheiras. O mais importante é procurar dormir de 7 a 8 horas por noite para que o organismo possa se regenerar corretamente”, afirma a dermatologista Paola Pomerantzeff. Para quem tem problemas para dormir, as refeições antes de ir para a cama devem ser mais leves e vale também investir no poder do chá de camomila. “A camomila possui princípios ativos como polifenóis, óleos essenciais e mucilagens, que conferem ao chá das flores propriedades cicatrizante, antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante entre outras. A planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante do sistema nervoso, ajuda a dormir e o flavonoide apigenina liga-se a receptores cerebrais, reduzindo a ansiedade. Mas o chá não é indicado para gestantes por causa da possibilidade de estimular as contrações uterinas e elevar o risco de abortamento. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes também devem evitar a bebida”, a médica nutróloga Marcella Garcez.
___________________________
FOTO: Adobe Stock