5 marcas que desfilaram na SPFW e valem entrar no seu radar fashion

Dezessete estilistas passaram pelas passarelas do JK Iguatemi e de lugares icônicos de São Paulo durante a edição 59 da São Paulo Fashion Week. E, apesar de curta, ela foi grandiosa, inovadora e autêntica. Diante de tanta coisa bacana, selecionamos novas marcas que se apresentaram na SPFW e valem a pena entrar no seu radar fashion.
Normando
De origem amazônica, a Normando, do estilista Marco Normando e do artista visual e publicitário Emídio Contente, fez seu primeiro desfile na edição passada e de cara conquistou a moda nacional. Sob o tema “Chove nos Campos de Cachoeira”, do romancista amazonense Dalcídio Jurandir, de 1920 e publicada em 1941, a marca levou para a passarela looks inspirados na obra e na Amazônia, e com tecidos e elementos feitos em comunidades da região, como o látex amazônico, que deu forma e cor aos vestidos desfilados. Ao todo foram 30 looks, em sua maioria feitos com uma alfaiataria refinada, mas carregada de sobreposições e elementos leves e pesados, criando peças poderosas, pensadas para ser uma peça adequada às nossas temperaturas. Reconhecidos por sua pesquisa de moodboard minucioso, a marca traduz seus temas de forma chic e elegante, suas peças não são características, mas trazem DNA brasileiro tanto nas cores quanto nas estampas.

FOTOS: Divulgação Normando/Zé Takahashi/@agfotosite e Divulgação Normando/Marcelo Soubhia/@agfotosite
MNMAL
O básico que não é básico, a MNMAL, do estilista Flavio Gamaum, estreou nesta edição da SPFW com peças que visam dar versatilidade e novas possibilidades ao armário. Queridinha dos fashionistas, a marca foi lançada em 2022, em Maringá (PR), e chegou em São Paulo há um ano. Neste temporada, a Mnmal levou para a passarela uma coleção que flerta com o melhor da alfaiataria em tecidos como jeans e malharia. Na paleta de cores, creme, bege, preto, azul, roxo e cinza, passearam entre as peças que vão do urbano ao esportivo.

FOTO: Divulgação Mnmal/Zé Takahashi/@agfotosite
Dendezeiro
Do luxo à alta energia, a Dendezeiro desfilou em potência máxima nesta temporada, com uma moda forte e sofisticada. Mirando pela segunda vez no Norte Brasileiro, sob o tema “Brasiliano 2: A puxada do Norte” , a marca usou e abusou dos tecidos e elementos nacionais, como látex amazônico, palha e couro. Os tons terrosos, peças de modelagem baggy e referências à pesca e à fauna regional, foram elementos fortes na passarela. Dirigida por Hisan Silva e Pedro Batalha, a marca a gênero surgiu há cinco anos com o foco nos elementos nacionais e de contar a história da moda nordestina e seus representantes através da roupa.

FOTOS: Divulgação Dendezeiro/Marcelo Soubhia/@agfotosite e Divulgação Dendezeiro/Zé Takahashi/@agfotosite
Leandro Castro
Estreante nas passarelas da SPFW, o estilista Leandro Castro apresentou a coleção “Linha”, inspirada no texto “Ponto e Linha sobre Plano”, de Wassily Kandinsky. O desfile explorou o conceito de linhas, como conexões, caminhos e formas de expressão. A marca, que é conhecida pelo uso de resíduos têxteis em sua produção e por desenvolver técnicas artesanais com resíduos diversos, como feltro técnico, denim, linho, viscose, seda e algodão, tricoline, sarja, tecidos planos e outros, foi aplaudida pela sua alfaiataria desconstruída, combinação de técnicas e, claro, e inovação. O estilista paulistano, que trabalha com a ressignificação experimental das técnicas do universo da camisaria e da alfaiataria, possui um ateliê exclusivo, onde suas roupas são feitas em tiragens únicas e sob medida, uma forma de controlar a qualidade de suas peças e também diminuir o impacto ambiental.

FOTOS: Divulgação Leandro Castro/Zé Takahashi/@agfotosite e Divulgação Normando/Leandro Castro/@agfotosite
PIET
Sob o comando do estilista Pedro Andrade, a Piet desfilou no Estádio do Pacaembu looks inspirados no futebol brasileiro, cheio de referências ao clássicos nacionais e ao streetstyle das torcidas, como peças oversized com outras mais justas, tricôs que lembram meiões, bombers feitas de tecido telado e camisas inspiradas em uniformes de base. Com mais de uma década de história, a marca esteve em 2018 na SPFW, mas depois se afastou das passarelas para focar na internacionalização da marca e seu crescimento no mercado nacional.

FOTOS: Divulgação Piet/Marcelo Soubhia/@agfotosite
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POR Mariana Gallo
FOTO DESTAQUE: Divulgação Normando/Marcelo Soubhia/@agfotosite
FOTOS: Divulgação/Zé Takahashi/@agfotosite e Divulgação Marcelo Soubhia/@agfotosite