5 hábitos para evitar no dia a dia e prevenir cabelos enfraquecidos
São muitos os aspectos da nossa vida que podem afetar a aparência e a saúde dos nossos cabelos, desde a alimentação até a forma como o penteamos. Por isso, é essencial seguir alguns cuidados no dia a dia (e fugir das ciladas!) para manter os fios saudáveis e com o aspecto desejado. A dermatologista Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, listou 5 hábitos que interferem negativamente na saúde dos fios. Evite cada um deles e previna dos fios fracos e quebradiços:
Banho com água muito quente
Banhos com água muito quente são inimigos da saúde dos fios. “A água quente demais desidrata a pele e a fibra capilar, levando a cabelos secos, fragilizados e suscetíveis à queda. Isso acontece porque a alta temperatura da água remove os óleos de proteção dos fios e abre os poros do couro cabeludo, fazendo com que este produza óleo em excesso para a reposição, o que causa danos à raiz, favorece o surgimento de dermatite seborreica e leva a ainda mais queda. Opte pela água mais fria ou morna na hora do enxágue”, explica a médica.
Uso excessivo de shampoo a seco
“A invenção do shampoo a seco trouxe a possibilidade de passar dias sem lavar o cabelo, mas é um recurso que deve ser utilizado com moderação – e na menor frequência possível. Isso porque o acúmulo do produto no cabelo pode causar caspa, além de entupir os folículos pilosos – o que dificulta o crescimento dos fios. Os cabelos podem, sim, ser lavados todos os dias. O shampoo seco deve ser utilizado apenas em dias em que não foi possível realizar a lavagem completa”, diz a dermatologista Cintia Guedes.
Falta de cuidado ao secar os fios
Fios molhados ficam sensíveis à quebra, e por isso devemos ter cuidado ao escovar os cabelos ou enxugar de forma agressiva. “Ao lavar o cabelo, preocupe-se em desembaraçá-lo antes da secagem. No momento de secar com a toalha, faça movimentos suaves e, se possível, utilize uma toalha bem macia”, sugere. Além disso, tome cuidado com o uso do secador sem proteção: “As altas temperaturas dos secadores, chapinhas e dos modeladores de cachos danificam as proteínas e deixam os cabelos frágeis. Uma vez que a cutícula esteja danificada, o equilíbrio de hidratação é perdido e seu cabelo fica mais propenso à queda. Limite o uso do secador a, no máximo, duas ou três vezes por semana, e utilize a opção de ar menos quente. Além disso, não deixe de utilizar protetor térmico para criar uma barreira defensora.”
Uso constante de produtos fixadores
“Se os seus cabelos são frágeis, tenha cautela ao usar o spray fixador. Normalmente, esses produtos são ricos em álcool, o que torna o cabelo seco e quebradiço. Opte por soluções mais suaves, como os cremes, que mantêm a umidade do cabelo intacta e não criam atrito na hora da escovação.”
Seguir dietas radicais
Dietas restritivas e nutricionalmente pobre, principalmente em proteínas, fazem o organismo digerir a energia para funções essenciais de funcionamento do corpo. Por esse motivo, um dos principais sintomas físicos de uma alimentação deficitária é a queda de cabelos. “Opte por uma dieta saudável e repleta de proteína magra, como as encontradas nos peixes, frango, lentilha e feijão. Proteína é o ingrediente vital para os cabelos”, explica a Dra. Cintia Guedes.
______
FOTO: Adobe Stock