3 tratamentos estéticos que estimulam a produção de colágeno
Um dos segredos para manter a pele com o aspecto jovial por mais tempo é garantir a produção de colágeno no nosso organismo, substância responsável pelo tônus do tecido epitelial. Mas como a produção natural de colágeno tende a diminuir com o passar dos anos, é preciso dar um estímulo com a ajuda de tratamentos estéticos. Confira abaixo quais são as novidades da Medicina Estética que ajudam a estimular de produção de colágeno e, consequentemente, a manter a aparência da pele jovem por mais tempo:
Atria
Novo queridinho entre os dermatologistas, o ultrassom ultrafocado Atria gera pontos de coagulação nos tecidos para rejuvenescer e estimular colágeno. A novidade tem um novo formato de entrega, com a coagulação radial intermitente, possibilitando tratamentos mais rápidos de rejuvenescimento facial (rugas, flacidez e até poros), com a máxima eficiência ao promover efeito térmico e muito menos dor. “Nesse tipo de coagulação, a energia do ultrassom é entregue de forma pulsada e não contínua, dessa forma os níveis de dor despencam”, afirma o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com a melhora da performance, o Atria faz tratamentos faciais mais rápidos, de forma que alguns podem ser feitos em 5 minutos e aqueles feitos em áreas maiores podem ter duração de 20 a 30 minutos. O procedimento age em profundidades diferentes, inclusive no músculo, e traz duas ponteiras: uma em scanner e outra em caneta ultrassônica. “A vantagem de associar a caneta é que os estímulos são diferentes. Enquanto que no scanner temos um ponto de coagulação esférico e localizado, com alta temperatura, a caneta gera um efeito térmico em forma de elipse, difuso e com temperatura menor. As coagulações geradas são responsáveis por produzir o chamado skin tightening, quando a pele contrai, ideal para os tratamentos de flacidez de pele”, afirma o dermatologista.
Eletroderme IPCA
A novidade do microagulhamento robótico Eletroderme é a configuração IPCA (Indução Percutânea de Colágeno Autólogo). “Essa é uma técnica de microagulhamento extremamente famosa e popular entre os dermatologistas. Antes, utilizava-se o roller e, agora, um dos recursos do Eletroderme, que é um equipamento de radiofrequência microagulhada, é fazer tratamentos desse modo IPCA de forma menos dolorida, mais rápida e mais segura. As microagulhas ultrapassam as primeiras camadas da pele e, dessa forma, estimulam a remodelação do colágeno no local tratado. O tratamento é indicado para rugas finas”, conta o dermatologista Dr. Abdo.
Laser e ultrassom para região dos olhos
O rejuvenescimento da região dos olhos, região da face em que se observa envelhecimento precocemente, é um dos destaques para manter a aparência jovem, segundo a médica Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. “Realizamos laser de Erbium-yag, que estimula colágeno na camada mais superficial da pele e ultrassom microfocado, que promove sustentação muscular e ligamentar através de estímulo de colágeno e fibrina para manutenção do olhar mais aberto. O Fotona na região dos olhos varia de acordo com grau do envelhecimento. A manutenção é feita uma vez ao ano, e o tratamento da flacidez é individualizado quanto ao número de sessões. Já o ultrassom microfocado se realiza uma vez ao ano”, explica a Dra. Cláudia.
_____________
FOTOS: Adobe Stock