Livro traz a história do empresário que transformou a Tramontina em potência mundial
Um homem corajoso, inovador e apaixonado por futebol. Este é Clovis Tramontina, que comandou por 30 anos uma das marcas mais tradicionais do Brasil: a Tramontina. E a trajetória de vida do executivo é contada no livro Clovis Tramontina – Paixão, força e coragem, que acaba de ser lançado pela Editora AGE. Esse livro apresenta a visão de Clovis Tramontina para além do mundo dos negócios e relata que a aptidão de Clovis para ideias criativas começou ainda na infância.
Desde muito cedo, Clovis Tramontina frequentou os corredores da companhia fundada pelo avô, Valentin, há 110 anos, na cidade de Carlos Barbosa, interior do Rio Grande do Sul. Com apenas oito anos, ele criou o time de futsal Real, que depois se tornou a premiada ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal).
Em 1980, aos 25 anos, levou seu talento para os negócios à Tramontina. Trabalhou com vendas por mais de uma década e, aos 36, foi promovido a presidente da empresa. Na época, a marca, que era conhecida apenas no Rio Grande do Sul, tinha grande número de concorrentes.
Clovis Tramontina, com uma capacidade criativa ímpar, fez do marketing o maior aliado para expandir os negócios. Com forte investimento em propagandas na grande mídia, a Tramontina se tornou conhecida e admirada por milhões de brasileiros. Tornar a empresa da família uma das favoritas no país foi apenas um dos grandes desafios da vida do gaúcho.
Anos mais tarde, em 1986, recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla, uma doença degenerativa. Os sintomas, como a perda parcial da visão e a limitação da mobilidade, o motivaram ainda mais a expandir a multinacional. Hoje, a Tramontina é uma potência mundial presente em 120 países.
Com endossos de Luciano Huck, Luiza Helena Trajano, José Galló, Décio Lima e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, a obra retrata a visão de mundo de um homem apaixonado pela vida, que nunca se deixou abalar pelas dificuldades.
__________________
Fotos: Divulgação