Sam’s Club promove festival freeshop com produtos importados e exclusivos

A reportagem de Go Where conversou com o CEO do Varejo Carrefour Brasil e Sam’s Club, José Rafael Vasquez, que nos recebeu para a “Noite do fondue e vinhos”, na recém-inaugurada unidade do clube de compras, no Jabaquara. A recente entrevista marcou o início do “festival freeshop”, com produtos importados e exclusivos dos Estados Unidos com preços ainda mais atraentes na marca varejista. “É um convite para quem quiser dar um pulinho ali nos Estados Unidos”, diz Vasquez. Na oportunidade, foi lançado também o novo fondue Member’s Mark, especialmente desenvolvido para atender a um antigo desejo dos associados. Segundo o CEO, desde que o Grupo Carrefour Brasil assumiu o comando do Sam’s, em 2022, houve crescimento de mais de 40% no número de sócios, que, hoje ultrapassou os 3 milhões. Atualmente, o Sam’s Club tem 51 lojas presentes em 17 estados e no Distrito Federal. No mundo, são 700. Em 2023, foram abertas oito novas lojas, sendo que, para este ano, estão previstas de 7 a 10 novas unidades.
Grupo segue investindo em mais lojas
O Sam’s Club inaugurou recentemente mais uma unidade em São Paulo, localizada no bairro do Jabaquara, Zona Sul da capital paulista. Com a chegada do clube de compras do Grupo Carrefour Brasil, os clientes de toda a região têm acesso a esse modelo exclusivo no País, que oferece produtos e serviços diferenciados, como a marca própria Member’s Mark e suas categorias de vestuário, alimentação, casa e brinquedos.
O sócio também conta com produtos importados e exclusivos de diversos países da Europa e Estados Unidos, por exemplo, embalagens econômicas que a indústria faz exclusivamente para o Sam’s Club, descontos em lojas parceiras, ofertas personalizadas e de acordo com o seu perfil de compra e o programa de cashback, no qual o sócio comprando nos primeiros dias do mês, recebe de volta um valor para utilizar em suas compras novamente no clube, que varia de R$ 50 até R$ 200.
“O Sam’s Club, desde que passou a ser administrado pelo Grupo Carrefour Brasil, vem apresentando resultados financeiros positivos nos últimos 12 meses, inclusive, alcançamos recentemente a marca de 3 milhões de sócios, o que mostra a aceitação do formato por parte dos brasileiros. Essa loja complementa o nosso ecossistema de lojas e oferece ainda mais opções diferenciadas de compras para os nossos clientes, que estão no centro das nossas decisões para tornar as lojas mais ágeis, simples e eficientes”, explica Vasquez.

José Rafael Vasquez, CEO do Varejo Carrefour Brasil e Sam’s Club | FOTO: Divulgação/RomeoCampos_AbelhaDigital.com.br
A unidade conta com 115 colaboradores, área de vendas de 3.700m², além de um sortimento de mais de 5 mil produtos. Além de uma compra vantajosa, produtos importados, diferenciados e um mix de itens variados, outra facilidade para o sócio ativo, com sua anuidade em dia, é o cartão de crédito Sam’s Club, que proporciona descontos e parcelamentos exclusivos nas unidades dos clubes e isenção na anuidade do cartão. Além disso, o sócio também pode utilizar o cartão de crédito em outros estabelecimentos comerciais.
Apenas em maio, o Sam’s Club inaugurou dois clubes, sendo o primeiro no bairro da Pampulha, em Belo Horizonte. Com a chegada ao bairro do Jabaquara, o clube de compras já conta com 24 unidades em São Paulo, enquanto ao redor do Brasil, já soma 53, distribuídas em 16 estados mais o Distrito Federal.
Clube de compras
Com 27 anos de história no Brasil, o Sam’s Club está presente em 17 estados mais o Distrito Federal. A divisão brasileira foi adquirida em 2022 pelo Grupo Carrefour Brasil, após integração com o Grupo BIG, tornando-se uma das unidades de negócios da empresa. Atualmente, são 51 lojas distribuídas pelo Brasil, sendo oito abertas apenas em 2023, e mais de 700 ao redor do mundo.
O modelo de negócio do Sam’s Club é de um clube de compras com um sistema de afiliação com pagamento de uma anuidade e se assemelha ao formato atacadista, principalmente no modelo operacional, com estoque aéreo, caixas display e porta-pallet, por exemplo. Cada loja possui, em média, de 110 a 120 funcionários e área de 5.500m² a 6.000m².
Comprovando ser um modelo de sucesso, no início de 2024, o Sam’s Club atingiu a marca de 3 milhões de sócios, um crescimento de 40% desde que o Grupo Carrefour Brasil assumiu a gestão do clube de compras em junho de 2022. O maior destaque é para a chegada de sócios, entre pessoas físicas e jurídicas, via aquisição digital, que representou um salto de 622% no mesmo intervalo. Atualmente, a marca recebe, em média, 1.500 novos sócios todos os dias.
O Sam’s Club também é uma opção para muitos varejistas e lojistas de menor porte, que compram e abastecem seus estoques de produtos importados para revenderem em seus comércios. O clube oferece mais de 5 mil SKU’s e ótimo custo-benefício em produtos importados exclusivos (encontrados somente no Sam’s Club), embalagens diferenciadas e econômicas (que a indústria produz exclusivamente para o Sam’s Club), além de itens de marca própria Member’s Mark tanto do setor alimentar quanto não alimentar. Entre os produtos mais vendidos das lojas, aproximadamente 80% são alimentares e 20% não alimentar.
A marca Sam’s Club funciona como licenciamento e o Grupo Carrefour Brasil é responsável por operar essa marca no Brasil, após a conclusão da integração do Grupo BIG. Nos Estados Unidos, o Sam’s Club pertence ao Walmart. Atualmente (dado de maio/2023) o ticket médio de compra do Sam’s é de R$ 473,50.
____________
POR Aroldo de Oliveira
Fotos: Divulgação/RomeoCampos_AbelhaDigital.com.br (José Rafael Vasquez) e Divulgação Sam’s Club (fachada da loja)