Salão CasaModa movimenta o mercado nacional da moda
Se a moda brasileira é plural, diversa e muito luxuosa, não há dúvidas de que o Salão CasaModa é a prova de que uma curadoria afiada é essencial para mostrar o melhor da moda nacional. Conhecido por ser um dos principais eventos de negócios de luxo do mercado nacional, ele reúne lojistas nacionais e internacionais com marcas exclusivamente brasileiras. Há mais de 20 anos, o evento reúne um mix exclusivo de grifes de roupas e acessórios, unindo o melhor da moda dos estados brasileiros em um só lugar.
A frente das descobertas nacionais está Xavier Neto, coolhunter e especialista em moda nacional, que tem um olhar afiado para encontrar o que há de melhor na nossa moda nacional. “Eu fui buscar uma curadoria de marcas autorais e de qualidade em todos os estados do País. Peças que são bem-feitas e em construídas, a partir daí passei a dar acesso do público a essas marcas através do evento”, conta.
Conhecido no meio da moda como um caçador de talentos nacionais, Xavier foi responsável por levar ao público marcas como Raia de Goy (atualmente Paula Raia), Isabella Capeto, Neon e tantas outras. “Eu mudei minha chave quando percebi que havia muita curiosidade dos compradores internacionais sobre a nossa moda. Foi quando me perguntei por que que não poderia fazer essa curadoria das marcas brasileiras,” conta. Segundo ele, o comprador internacional de moda não tem muito conhecimento sobre nossa moda e o salão se torna o ponto de encontro entre o que desenvolvemos e o mercado internacional. “É partir deste ponto que precisei rever alguns conceitos e fui buscar entender melhor a nossa moda. Viajei para diversas partes do nosso país fazendo uma curadoria minuciosa, para ter no salão uma diversidade maior de expositores”.
O Salão CasaModa, que a princípio surgiu com a proposta de trazer apenas marcas sustentáveis, ampliou os ideais e, ao invés de segmentar, passou a trocar ideias com outras tribos e gerações, para agregar clientes e descobertas da moda Brasil. “Eu fui buscar marcas que tenham a ideia de sustentabilidade, mas sem deixar as marcas que a minha cliente quer e acabei fazendo uma intercessão entre as marcas. Cabe a mim o olhar de trazer algo que seja esteticamente bonito o suficiente para que o público queira consumir. E se pôr acaso essa marca seja sustentável e possuam um ideal, consegui passar minha proposta,” conta.
Sob o tema Tropicália, o evento deste ano reuniu cerca de 70 expositores de várias partes do país, que vão desde a moda festa, passando por grifes casuais e acessórios, atendendo de forma 360° as multimarcas do país. “A maioria do nosso público são donas de multimarcas das mais variadas cidades e estados, então elas vendem não só a roupa, mas o look completo. São elas que levam a moda para diversas partes e muitas vezes são referência de moda na cidade, por isso esse 360 ° é tão importante”, pontua Xavier, que ainda explica que mesmo com as compras on-line nos tempos de hoje, o papel das donas de loja é relevante para levar a moda nacional a todos. “Essas pessoas fazem um atendimento personalizado, são amigas das clientes, vestem a mulher do prefeito, as representantes das cidades e por aí vai, portanto quanto mais exclusiva a peça melhor para suas vendas.”
Sob o comando do grupo Alexandre Cerqueira e Duda Ferreira, o evento que aconteceu no mês de agosto, teve entre os destaques marcas como Amapô Jeans, Andressa Salomani, Viviane Furrier, M. Rodarte entre outras que levaram as apostas para a temporada 2023. Como um evento de sucesso, a Salão CasaModa, também é um ponto de encontro e para celebrar a moda nacional, nada como um bom show e neste ano a cantora Paula Lima, foi responsável pelo set list com canções que reforçam nossa brasilidade.
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POR Mariana Gallo
FOTO DESTAQUE: AdobeStock
FOTO: Divulgação/Leonardo Cordeiro