Ricardo Amorim dá cinco dicas que serão importantes para sua empresa no futuro
Ele é considerado o economista mais influente do Brasil de acordo com a Forbes, é o maior influenciador brasileiro no LinkedIn, ganhou o Prêmio iBest de Economia e Negócios, e recentemente virou embaixador da 2W, empresa que está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil. Ricardo Amorim é uma referência e por onde passa faz questão de falar que as práticas sustentáveis serão cada vez mais importantes para as empresas no futuro.
E sobre esse assunto, Amorim dá cinco dicas que as empresas ou os empresários precisam seguir e que são importantes para o planeta e para o seu negócio.
Diferenciar do mercado passado
Atingir consumidores que pensam no futuro do mercado. “Ao se tornar uma empresa sustentável, seu leque de opções será maior e você vai se diferenciar do mercado passado”.
Colaboradores engajados
Trazer colaboradores que estão ligados nas novas tendências e no seu posicionamento. “Se sua empresa estiver com colaboradores ligados no mundo do passado, vai ter problemas e não vai ter sustentabilidade”.
Fornecedores sustentáveis
“Você vai se manter ou vir a ser fornecedor de grandes empresas que só trabalham com parceiros sustentáveis. Se essas empresas ainda não requerem que a sua empresa tenha práticas sustentáveis, vão com certeza exigir isso no futuro”.
Exigências do Governo
Ser sustentável será uma verdade por parte de governo. “Do ponto de vista de posicionamento dos governos, mais cedo ou mais tarde eles vão precisar entrar nessa história e, se você quer ser fornecedor desse setor, ter práticas sustentáveis será uma exigência”.
Mercado exportador
Para se tornar um exportador, será necessário que a empresa tenha todos os selos e certificações sustentáveis.
Gostou das dicas?
Para finalizar, o economista comenta que as dicas são extremamente importantes por se tratar de impacto ambiental. “A energia limpa que a 2W oferece é parte importante desse processo. O que você passa a ter é um posicionamento de mercado que abre um monte de oportunidades para você. Então, é dinheiro no bolso. O que o empresário está fazendo não é apenas bacana para o planeta, ele está fazendo o que necessário para o negócio”, finaliza.
________________
FOTO DESTAQUE: Adobe Stock
FOTO/ARTE: Divulgação