O que fazer para otimizar a rotina em home-office?
O surto do novo coronavírus tem feito muitas empresas permitirem o trabalho em home-office. Como forma de reduzir a circulação de pessoas e, assim, diminuir os riscos de contrair e atuar como vetor do vírus, o próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu permitir o trabalho remoto desde o início de março, quando a epidemia começou a se intensificar no Brasil.
Apesar de ser uma medida muito positiva, é fato que o home-office reserva uma série de segredos para dar certo, confira algumas delas:
Hora de trabalhar e descansar
O ambiente não é o mesmo, mas a rotina deve ser o mais próxima possível do usual. Um dos primeiros passos é tentar girar a chave e entender que o horário de trabalho começou. Isso inclui também familiares e até o pet, que podem demandar algum tipo de atenção. Deu o horário, é mão na massa! E lembre-se: isso vale também para a hora de parar. Estar em casa não é desculpa para estender o expediente. Foque na produtividade, não nas horas extra.
Ambiente perfeito
Outro ponto importante é tentar configurar um ambiente que lembre o do dia a dia. Pode ser tentador, mas trabalhar deitado na cama ou no sofá não é o mais adequado. Busque um cômodo que permita relaxar, mas que ainda te mantenha focado – e não se esforçando para não cair no sono.
Movimente-se!
A rotina de trabalho não é só ficar sentado em frente ao computador. Também temos colegas de trabalho com quem conversamos, levantamos para ir ao banheiro ou tomar uma água, além de almoçar. Tudo isso faz parte da dinâmica e é preciso ter momentos de descompressão. Priorize fazer seu almoço, ao invés de pedir comida por aplicativo, por exemplo. Será um tempo dedicado a você e ao seu bem-estar!
Videoconferências assertivas
As redes sociais, como Facebook, Skype e WhatsApp, permitem fazer reuniões de alinhamento e manter um nível de produtividade. Além disso, elas se tornaram mais curtas e objetivas, buscando discutir apenas o que é necessário.
Otimizar tempo
Devemos lembrar que, hoje, estamos falando de um vírus. Mas o trabalho em home-office é uma alternativa que muitas empresas deveriam considerar para o dia a dia. Não se trata de isolar as pessoas, mas de garantir uma qualidade de vida maior. Almoçar em casa, não pegar transporte lotado, congestionamento, e ainda ter um rendimento maior em casa do que teria no escritório são questões, muitas vezes, impagáveis para o trabalhador. Isso vai ao encontro da nova realidade do comércio mundial: a maioria dos clientes não vai mais às lojas, prefere o e-commerce. A presença do cliente online aumentou muito e é preciso estar onde ele está. É preferir um dia a dia mais assertivo na relação com os colaboradores e com os clientes. Entender que o tempo é algo precioso para todos nós e, por isso, deve ser aproveitado ao máximo, seja em tempos de coronavírus ou não.
Wanderson Leite
Fundador das empresas ProAtiva, app de treinamentos corporativos digitais, ASAS VR, startup que leva realidade virtual para as empresas e escolas; e Prospecta Obras, plataforma de relacionamento do segmento de construção civil.