Nestlé anuncia investimento de R$ 7 bilhões no Brasil até 2028

A Nestlé Brasil acaba de anunciar um novo ciclo de investimentos no país. Entre 2025 e 2028, a gigante do setor de alimentos e bebidas deve aplicar R$ 7 bilhões em diferentes frentes, incluindo modernização de fábricas, inovação em produtos estratégicos, iniciativas de sustentabilidade e expansão da capacidade produtiva.
Segundo a companhia, o movimento acompanha o crescimento acelerado da operação brasileira, que hoje ocupa uma posição de destaque entre os três maiores mercados da Nestlé no mundo. “Este novo montante vai contribuir para que a operação brasileira siga como um motor de crescimento da companhia”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.
Entre os principais destinos dos investimentos está a unidade de Vila Velha (ES), voltada à produção de chocolates, bombons e chocobiscuits – categoria que combina biscoito com chocolate e sustenta marcas populares como Serenata de Amor e Caribe. A fábrica passará por uma ampliação, reforçando a liderança do Brasil como maior mercado global da Nestlé no segmento de confeitaria.
A área de cafés também recebe atenção especial. A empresa vai expandir a linha Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG) e instalar uma nova linha de extração de café solúvel em Araras (SP). Já a Nestlé Professional, divisão voltada ao consumo fora do lar, deve alcançar 30 mil máquinas de bebidas em operação até o fim de 2025.

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Na categoria de nutrição, os investimentos serão direcionados à planta de Ituiutaba (MG), com foco na produção de fórmulas infantis e leites de crescimento das marcas Ninho, Nestogeno e Nestonutri. Globalmente, a Nestlé investe cerca de 1,7 bilhão de francos suíços por ano em pesquisa e desenvolvimento, boa parte voltada à nutrição materno-infantil.
O setor de nutrição animal também ganha reforço. A nova fábrica da Purina, em Vargeão (SC), deve iniciar operações em agosto. Com conceito de indústria 4.0, a unidade contou com um aporte de R$ 2,5 bilhões – parte do ciclo anterior de investimentos – e terá papel importante na exportação de alimentos úmidos para cães e gatos para países da América Latina, Europa e Estados Unidos.
A companhia também destaca que, em 2025, vai apostar com força em produtos considerados estratégicos, chamados internamente de “itens turbo”. Entre eles, estão o Chocotrio, o Nescafé Farmers Origins e as bebidas prontas voltadas ao público adulto.
No campo da sustentabilidade, a Nestlé pretende avançar em eficiência energética em suas 18 fábricas no Brasil – todas já operam com algum tipo de energia renovável. Outro foco está no fortalecimento da agricultura regenerativa nas cadeias do cacau, café e leite. Hoje, mais de 40% dessas matérias-primas já são fornecidas por propriedades que seguem práticas regenerativas, superando a meta global da empresa, que previa atingir 20% até 2025.
“A sustentabilidade está impulsionando o valor dos negócios por meio de impacto positivo em larga escala”, afirma Melchior. Segundo ele, o objetivo é criar cadeias produtivas mais resilientes e sustentáveis, alinhando crescimento econômico e responsabilidade ambiental.
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