Mariangela Bordon volta ao mercado com sua EOS Cosméticos e foco em produtos premium
Um dos nomes mais fortes do mercado brasileiro de cosméticos dos anos 90 prepara-se para retornar ao jogo. A empresária paulista Mariangela Bordon, fundadora da Ox Cosméticos, marca de produtos capilares que ficou conhecida por usar o tutano de boi na formulação de seus produtos, fez história. Depois de uma década de operação, Mariangela vendeu a marca e as fórmulas de seus mais de 350 produtos lançados. Em 2008, Mariangela lançou sua segunda marca, a EOS Cosméticos. Após uma pausa, a marca chega em 2021 repaginada e com foco premium. Velas perfumadas ecológicas são os primeiros produtos vendidos pelo e-commerce da marca que, ao longo do ano, ganhará 26 itens de beleza e bem-estar como sabonete líquido e difusor. “A ideia está sendo amadurecida há dois anos, tempo que venho estudando o mercado para lançar um portfólio completo de itens que atendam a mulher moderna”, conta. Leia, abaixo, os principais trechos da entrevista de Mariangela Bordon à GoWhere:
O que te levou a retornar ao mercado de beleza e bem- -estar?
Eu amo trabalhar e, na mesma medida, amo autocuidado. Decidi unir as duas coisas, e isso me realiza tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Sempre estive muito atenta aos produtos, pesquisas e tendências envolvendo o mundo da beleza e do bem-estar, tentando entender como eu posso acrescentar ao mercado e trazer um diferencial para a vida das mulheres.
Hoje, pós-pandemia e com o avanço de vários conceitos como sustentabilidade e veganismo, o mundo da beleza e do bem-estar mudou profundamente. Quais suas percepções sobre as demandas do consumidor do século 21, das novas gerações que olham indicadores que antes as outras não olhavam e da concorrência? Como é voltar para o mercado em 2021?
Vejo que atualmente os consumidores estão cada vez mais preocupados com o background da marca. Não basta vender um bom produto, é necessário ter responsabilidade com o meio- -ambiente, atuar de uma maneira sustentável, ser ético! Mais do que nunca, as marcas devem respeitar a individualidade de cada consumidor e entender se seus princípios estão alinhados com seu público-alvo. Estou de volta como empreendedora, mas não estou surpresa com a mudança dos consumidores, estive acompanhando de perto todo esse processo e, além disso, faço parte dessa mudança de percepção e cobrança de posicionamento das marcas, o que torna natural que a EOS esteja atualizada, moderna e alinhada com o momento.
Uma pergunta que muita gente faz até hoje: por qual motivo você vendeu a Ox? Quais foram suas motivações na época?
Eu tive uma proposta irrecusável. Além disso, queria vivenciar o processo completo: criar, fazê-la crescer e vender. Foi uma sensação de encerramento de ciclo e também uma oportunidade de provar para o meu pai o êxito naquele negócio em que ele também investiu.
Vamos relembrar a EOS. Em que ano você fundou a marca, qual sua proposta na época e o que aconteceu no meio do caminho?
Fundei a EOS em 2008. Ela foi arrendada e o contrato não foi cumprido como deveria. Por isso, a marca voltou pra mim em 2015. Quando isso aconteceu, comecei a fazer um novo plano de negócio voltado para franquias, estudei as possibilidades por dois anos. Com a pandemia, os planos precisaram ser revistos e eu comecei a realizar as vendas pelo instagram e, mais recentemente, pelo site.
Você continuou empreendendo no mundo da beleza no período que ficou afastada da EOS? O que você fez até retomá-la em 2015?
Não exatamente. Eu não estava atuando em nenhuma marca ou empresa, mas de certa forma, não deixei de empreender. Continuei acompanhando o mercado, pesquisando o que faria sentido para a retomada da EOS e atenta às tendências e novidades do mercado em que sempre atuei.
“Mais do que nunca, as marcas devem respeitar a individualidade de cada consumidor e entender se seus princípios estão alinhados com seu público-alvo”
Como foi ter de adaptar a logística das vendas para o online? Você já observava o mercado online, que demonstrava ser uma tendência mundial?
Foi desafiador, mas estou aprendendo bastante com o processo, o que acaba me incentivando muito. Tenho aprendido a lidar com as redes sociais e com o novo comportamento dos consumidores de priorizar o on-line. Com certeza eu já observava a mudança, mas é diferente acompanhar e, de fato, atuar desta forma. Mesmo que você estude a analise bastante o mercado, na hora de colocar a mão na massa é que as coisas ficam mais claras. Hoje a marca é focada em velas aromáticas ecológicas…A vela perfumada ecológica da EOS Cosméticos renova energias e proporciona sensação de bem-estar. São seis fragrâncias francesas disponíveis que ajudam a compor um ambiente equilibrado e confortável, além de decorar a casa. A vela é ecológica porque todos os componentes dela são pensados para não degradar o meio ambiente. A massa é ecológica, a pintura é apenas à base de água e o papel da embalagem é vitacarta, também 100% ecológico. A ideia é que os produtos da EOS Cosméticos possam trazer toda a riqueza da hidrodiversidade e da pureza das águas em viagens sensoriais inéditas.
Em 2021, você planeja inserir a marca em várias novas categorias. Como vai se dar esse processo?
As vendas continuarão de maneira on-line (instagram e site) por tempo indeterminado. Ainda não tenho um valor fechado de investimento, porque alguns pontos estão sendo avaliados! O público-alvo é classe A e B e toda a minha produção é terceirizada.
Para onde você quer levar a EOS daqui para frente? E quais seus planos como empresária?
Meu principal objetivo é continuar as vendas on-line enquanto torço para que a fase da pandemia passe definitivamente e, quem sabe, eu consiga retomar os planos de lojas físicas e produzir os novos itens com mais rapidez, já que as restrições do período acabam dificultando o acesso a algumas matérias-primas, mão de obra etc. Como empresária, quero enfrentar esse novo desafio e seguir me reinventando, atualizando, aprendendo mais sobre o mercado e, principalmente, curtir esse novo momento e essa nova marca que também deve alçar bons voos.
“Hoje em dia todo mundo quer comprar on-line e eu ainda estou me habituando a essa nova realidade”
O que a vida te ensinou como empreendedora mulher?
Foram milhares de experiências que eu certamente não conseguiria colocar aqui. Mas, em resumo, a necessidade de renovar os conceitos da marca a cada ano que passa. É necessário estar atento a cada momento do mercado, que muda de uma maneira muito veloz. Acho que em todos os setores isso ocorre, mas no de cosméticos é ainda mais acentuado. Para mim, uma outra coisa que tem sido extremamente desafiadora é atuar de maneira 100% on-line. Quando eu estava mais ativa no mercado, com a OX, ou mesmo na primeira abertura da EOS, as coisas funcionavam mais em lojas físicas. Hoje em dia todo mundo quer comprar on-line e eu ainda estou me habituando a essa nova realidade.
Acredita que os desafios, pelo fato de ser mulher, foram maiores?
Sim. Principalmente porque precisei me impor até mesmo dentro de casa, não era esperado que eu quisesse empreender, então foi necessário desmitificar a ideia de que as mulheres da casa não precisavam/poderiam ter seus próprios negócios. É necessário encontrar meios de se colocar, de ser ouvida, e mostrar que a sua opinião é tão coerente quanto a de qualquer homem executivo e, no caso do mercado de beleza, a voz da mulher é ainda mais necessária e decisiva.